quarta-feira, agosto 31

A sepultura de Koeman

Separação sem divórcio

O dia 31 de Agosto de 2005 ficará marcado como um dos mais decisivos para a temporada presente do futebol Português. Nesse dia o presidente do Benfica recusou vender Simão Sabrosa por 18 milhões de euros e terá nascido a semente do mal estar do jogador para toda uma época.

Não se trata de um capricho do jogador que, por todo o que ofereceu ao SLB, esperava outra abertura do Benfica para uma situação altamente vantajosa, tanto para ele como para o clube. Por isso, a sensação de frustração, admitida publicamente ou não, que sente neste momento, e reflectida em aspectos astrológicos, promete cavar um fosso entre ele e o clube e, como noutras situações, entre o jogador e os adeptos, pouco compreensivos e muito egoístas em situações deste género. A conjuntura astrológica do jogador para esta temporada não deixa grandes dúvidas quanto a isso: uma separação sem divórcio.

Outra questão prende-se com a justeza, ou falta dela, da decisão para o Benfica: não voltará a ter uma proposta deste calibre pelo jogador e, das duas uma, ou o SLB nada em dinheiro ou estamos perante uma gestão financeira ruínosa. A curva de rendimento desportivo do jogador encontra-se, de um modo geral, descendente para esta temporada, e o balanço, a ser feito em momento próprio (no final de época) demonstrá-lo-á. O reflexo na desvalorização do passe do jogador é uma hipótese forte, portanto. Não ganha o jogador. E não ganha o clube, em rendimento desportivo e em valorização de activos.

Três coelhos

No Sporting Rui Meireles e Paulo Andrade acertaram em três coelhos de uma assentada.

1) Livraram-se do jogador de mais fraco potencial astrológico do onze-base da equipa, Fábio Rochemback, com indicadores de lesões e de diminuíção de rendimento para esta época.

2) Adquiriram Wender, um jogador de 30 anos, mas com três anos de muito futebol pela frente, para uma posição carenciada do plantel.

3) e foram buscar João Alves, um jovem Português, para o lugar de Rochemback, com belos indicadores de popularidade, de um modo geral, para 2005/06.

Três tiros, zero minhocas

No Benfica, como se já não bastasse recusar €18 milhões por Simão e comprar assim uma guerra com o jogador, conseguiram ainda adquirir dois jogadores que, salvo melhor opinião astrológica, estão muito longe de apresentarem conjunturas vencedoras. Na guerra das contratações de dia 31 de Agosto 2005, o Sporting formalizou a sua candidatura ao titulo. O Benfica cavou a sepultura de Koeman.

Curtas

Ganda Meireles

Há contratações que são decisivas no desfecho de campeonatos. A venda de Rochemback é um desses casos. O Sporting desfaz-se do jogador titular com potencial astrológico mais complicado, e adquire João Alves e Wender, dois senhores prontos a partir a loiça. Nota 10 para os administradores da SAD lagarta.

Sai dessa Beni

No lado oposto temos o Liverpoool de Benitez, em processo de auto-flagelação. Depois de "queimar" Dudek (deu uma liga dos campeões a Benitez), parece que Cissé é o seguinte (acabou de dar uma supertaça Europeia ao clube). E no campo das contratações, passou do inenarrável Zenden, para um Simão em queda livre. Este Liverpool, em 2005/06, em vez de dar luta a Chelsea, MU e Arsenal, ainda vai acabar a lutar para ir á UEFA.

Figo Allez

Em Milão temos a equipa que, antes de aparecer este Liverpool, pior comprava jogadores (a par do Real Madrid). Este ano parece que tudo mudou, e as aquisições de Figo e Pizarro, para alem da manutenção no plantel de Adriano, são significativas.
Depois de dar uma vista de olhos "astrológica" neste Inter fiquei com a sensação de que temos equipa. Só falta trocar o Julio César pelo Toldo, e o Véron pelo Pizarro, no onze titular.

Stop the press

Robinho jogou uns 15 minutos no primeiro jogo do Madrid em Cádiz. Parece que teve intervenção directa no segundo golo da sua equipa, através dum toque com o peito na bola que, praticamente, dizem, foi quase o golo todo. Já é, unanimemente, um dos melhores jogadores da liga Espanhola. E se fosse o Michel Salgado a dar um toque com o peito, num lance daqueles? É que eu já vi um golo do Madrid assim. Toque de Salgado com o peito, e entra Ronaldo, que cruza e toma lá disto.
A imprensa Espanhola "cria" idolos. Criou Ronaldinho Gaúcho, que fez uma ultima época e meia sofrivel para quem foi considerado o melhor jogador do mundo. A diferença para Robinho é que este é mais jovem, e vem do brasil, sem qualquer experiência de Futebol Europeu. As indicações astrológicas para esta época, indicam uma montanha russa na produção de Robi, e um potencial para lesões elevado. E que tal darem tempo ao miúdo?

segunda-feira, agosto 29

Nota

Estas previsões astrológicas foram efectuadas sem o conhecimento da hora de nascimento dos nativos, o que diminui em cerca de 20% o seu grau de fiabilidade. Tratando-se de um trabalho de análise ao desempenho profissional, e só profissional, dos jogadores em questão para o período da época desportiva 2005/06, a avaliação á sua qualidade só pode ser delineada a partir do final desse período, através dum balanço geral dos acontecimentos e resultados. Apesar de se tratar de um trabalho profissional, o autor não se responsabiliza por eventuais (e previsiveis) incorreções no mesmo.

Paulo Assunçao (25 Jan 1980 AD GC) - Época 2005/06

Não começa bem, logo em finais de Agosto/inicios de Setembro, a confirmar a má imprensa de inicio de temporada, mas recupera bem de finais de Setembro a meados de Outubro. A partir de inicios de Dezembro (dia 4) confirma o padrão depressivo da equipa, assim como confirma a subsequente recuperação a partir de Janeiro até Março, na sua melhor fase da temporada, com indicadores de popularidade e de produtividade, apesar de, pelo meio, estar á mercê de alguns aspectos astrológicos reveladores de problemas fisicos e de poder ser preterido.

A partir de finais de Março a conjuntura complica-se, com os tais indicadores de problemas fisicos e de poder ser preterido a ficarem sozinhos e a indicarem um final de temporada dificil. É mais um com aspectos astrológicos de final de temporada com potencial de dispensa.

McCarthy (12 Nov 1977 AD GC) - Época 2005/06

McCarthy é McCarthy. Um grande jogador será sempre um grande jogador, e a análise astrológica torna-se sempre mais complexa, ou mais fácil. No caso, muito mais complexa.
Toda a gente conhece a estória de McCarthy no último ano. Agressividade e vontade de partir. E decréscimo de rendimento.

Não é de ânimo leve que posso dizer de um jogador como McCarthy que a sua conjuntura global desta época não terá um balanço positivo, mas não posso deixar de o fazer. Para esta época o balanço não será genial, apesar de, em certos períodos que referirei mais adiante ter aspectos astrológicos indicadores de uma boa produção, mas McCarthy não está acabado (muito longe disso) e o futuro falará por ele.

Em fins de Agosto tem uma conjuntura astrológica a indicar alguma inclinação para problemas fisicos e/ou para uma dificuldade de render o que dele se espera, mas não demorará a partir. Fins de Setembro/inicios de Outubro trazem alguns ataques pesados, falta de auto-confiança e alguma irritabilidade e beligerância, com uma barreira de incomunicabilidade a erguer-se e a potenciar a possibilidade de entrar em rupturas.

Finais de Novembro marca um período em que novos potenciais de ruptura surgirão, sugerindo uma mudança de posição na carreira ou no lugar no grupo, do jogador.
Até Dezembro o potencial para lesões e/ou para violência (repetindo, em parte, a época passada) existe.

A partir de Janeiro a sua conjuntura melhora a olhos vistos, com incremento de popularidade e de rendimento. Vai poder brilhar de Janeiro a Março, mas a partir de Abril surgem novas dificuldades, com os horizontes a turvarem-se em relação ao rumo a dar á sua carreira, podendo tambem sofrer algumas derrotas e/ou desilusões na sua profissão, e com os problemas fisicos a assolarem.

Raul Meireles (17 Mar 1983 AD GC) - Época 2005/06

Ambicioso mas marcado por problemas fisicos (durante toda a temporada o potencial existe, mas com especial incidência para a fase que vai de Dezembro a Fevereiro), é um jogador com o período Abril/Maio a demonstrar algumas melhorias de imagem. No cômputo geral não pode dizer-se que tenha uma conjuntura vencedora, embora aquele “finale” deixe indicações razoáveis.

Bruno Alves (27 Nov 1981 AD GC) - Época 2005/06

Não foge ao padrão geral da equipa, com uma primeira metade da época dificil, com crítica dura e pensamento deprimido, e ainda indicações de possivel saída. A fase mais complicada é a que vai de meados de Outubro a meados de Dezembro, com enfâse especial para finais de Novembro/inicios de Dezembro.

O final de Dezembro marca uma melhoria importante, e até meados de Abril existem algumas indicações de incremento na sua popularidade e rendimento, mas os problemas fisicos e um certo decréscimo de rendimento são possibilidades para o seu final de temporada.

O balanço está longe de poder ser considerado excelente, prometendo melhorias para 2006/07.

Anderson (13 Apr 1988 AD GC) - Época 2005/06

O balanço deste seu primeiro ano em Portugal é positivo, apesar de só começar a jogar em Janeiro. É um jogador ambicioso e que sabe o que tem de fazer para vencer, e é mais um dos que confirma a boa fase da equipa de meados de Fevereiro a meados de Abril, embora as lesões o possam apoquentar e o excesso de individualismo possa comprometer a sua posição no grupo. Não falhará por falta de oportunidades da sua conjuntura astrológica.

Sokota (8 Apr 1977 AD GC) - Época 2005/06

Uma primeira fase de temporada que, á primeira vista seria excelente, mas que não será. Os problemas começam logo em Setembro, com uma mente um pouco negativa e/ou algumas criticas da comunicação social e/ou dos adeptos. Apesar da conjuntura de base ser positiva e indicadora de expansão e popularidade, esta primeira metade da temporada será decidida nos aspectos astrológicos de detalhe. Em Outubro temos mais questões relacionadas com o grupo, e a possbilidade de Sokota se sentir á margem, e a fase que vai da segunda metade de Novembro até finais de Dezembro é bastante frustrante, com várias indicações que possibilitam a sua saída do clube.

Isto não tem nada de engraçado, mas há alguma ironia no facto de que, tendo uma fase conjuntural de base bastante agradável, indicadora de popularidade e expansão, sejam os pormenores de “caca” a lixar a vida ao jogador. São coisas deste género que revoltam um astrólogo contra os astros.

O inicio de Janeiro marca o fim de grande parte da instabilidde que afectou o jogador nos meses precedentes. Trata-se de um bom período para novos começos (No, ou fora dele, Dragão).
O resto da temporada será marcado por momentos bons e outros menos bons, mas não se pode dizer que termine brilhantemente a época, com alguns aspectos indicadores de derrotas por volta de Maio/Junho, entre eles mais indicadores de rescisão de contrato.

Helder Postiga (2 Aug 1982 AD GC) - Época 2005/06

É um jogador em ascensão, numa época de teste á sua estrutura e fibra. Não tem um quadro astrológico levezinho, mas se a estrutura estiver em condições vai poder conseguir algo mais do que apenas os problemas fisicos e ataques pesados que, por vezes, terá de aturar.
Porêm, e ao contrário das duas ultimas temporadas, já pode vislumbrar a luz ao fundo do tunel, com aspectos astrológicos expansivos a virem em ajuda da sua conjuntura, isto apesar de manter o “peso” das circunstâncias.

Promete melhorias para a segunda fase da temporada (a partir de Janeiro), começando a época com o ensaiar de algumas críticas que muitos têm engatilhadas desde a temporada passada. Em Set/Out os problemas fisicos e uma mente enervada pelos obstáculos e possiveis ataques ao seu futebol são possibilidades fortes.

Irá recuperando, paulatinamente, quer os favores da crítica quer os níveis de popularidade (a partir de meados de Dezembro/inicios de Janeiro), tendo uma segunda metade da temporada mais consentanêa com o seu valor, embora com a possibilidade de sofrer algumas recaídas (segunda metade de Fevereiro/primeira metade de Março, possivelmente), e terminando a temporada a confirmar a qualidade do seu talento.

Uma época em que o balanço será bastante positivo, ainda para mais se considerarmos que a última impressão é a que fica.

Lisandro López (2 Mar 1983 AD GC) - Época 2005/06

Tem uma conjuntura astrológica mais equilibrada na primeira fase da temporada, ao contrário de grande parte dos seus companheiros, o que não quer dizer que não renda na segunda fase. Pode querer dizer é que não crescerá tanto quanto alguns dos seus colegas por já se encontrar num bom nível.

Possui no seu quadro astrológico algumas indicações de críticas ferozes no período de Outubro/Novembro, mas tenho dúvidas se terão a ver directamente com ele ou se serão dirigidas á equipa enquanto grupo. Sentir-se-á atingido, seja como fôr, mas estará á altura para reagir imediatamente. Uma contratação de qualidade.

Quaresma (26 Sep 1983 AD GC) - Época 2005/06

Outro dos meninos em subida, com o ego cada vez mais ao rubro, mas já sem aneis e sem desculpas. A sua conjuntura astrológica está limpa de aspectos desestruturantes, e as condições de crescimento conjuntural estão do lado dele. É o sim ou sopas.

Acaba bem a época, com aspectos astrológicos de qualidade, e terá potencial para readquirir, durante a temporada que se avizinha, a auto-confiança perdida nas ultimas épocas, com qualidades de liderança que se lhe desconheciam. É bom que se esmere, pois a concorrência é de monta.

Alan (19 Sep 1979 AD GC) - Época 2005/06

Foi um dos jogadores que mais me agradou na sua conjuntura astrológica, porque foi um jogador barato e é alguem sobre quem recai muito pouca expectativa. Mas tambem porque é dos que vai crescer mais.

Ambicioso e capaz, apesar de algumas dificuldades de lesões, vai tocar o céu (o dele, pelo menos) nestas duas/três épocas que se aproximam, mas até Dezembro as coisas não vão estar ao rubro, tendo indicações de possibilidade de rescisão (ou de empréstimo), o que não acredito que se concretizem, pois a segunda metade da temporada, a partir de Janeiro (e apesar de se manter o potencial para lesões) revela uma evolução considerável.

Confirma em absoluto a fase de crescimento da equipa na segunda metade da temporada, e termina a época com muito potencial astrológico a nivel de boa imprensa e popularidade. Um jogador a seguir com atenção, e pronto a explodir, nesta e nas próximas temporadas. Conjuntura de fim de época indica existência de propostas, e a possibilidade de melhorar a sua condição salarial.

Jorginho (6 May 1977 AD GC) - Época 2005/06

Sendo um dos jogadores do FCP de maior potencial astrológico (com indicadores de popularidade e boa forma técnica) para a primeira fase da época, não deixará de se deparar com obstáculos para ultrapassar, quer sob a forma de problemas fisicos, quer sob a forma de criticas ao seu desempenho da parte da imprensa e/ou adeptos, “apanhando” um aspecto astrológico em finais de Agosto/inicios de Setembro indicador de possiveis revéses na “boa imprensa” que vinha tendo até então. Em finais de Setembro/inicios de Outubro mais indicações de dificuldades em progredir, de dar o salto para um rendimento que o seu nível de jogo pressuporia, com a possibilidade de problemas fisicos a manter-se.

Trata-se de um caso dificil de análise astrológica pois dá indicações erráticas em todas as direcções, mas deixa presente a marca de algumas dificuldades no inicio de época portista, caracterizada por muito carisma e arte, mas nem sempre consubstanciada em vitórias. Confirma o padrão de dificuldades sentidas pela equipa na segunda metade de Novembro/inicios de Dezembro.

Tem indicações de notoriedade e popularidade até Dezembro (com os “senãos” apontados), com uma quebra na segunda metade da época (terá que ver com o aparecimento de Anderson em Janeiro 2005?), e algumas indicações no período que vai do final da época 2005/06 a Dezembro/Janeiro da época 2006/07 da possibilidade de rescisão de contrato.

A grande contradição de Jorginho é que tem a sua melhor fase na pior fase da equipa, entrando depois num período da sua carreira de alguma letargia e estagnação, perdendo “peso” no seio do grupo portista. Mas é um jogador que, ultrapassada a crise no FCP que pode inclusive, como já apontado, levar á sua saída do clube entre o final da época 2005/06 e Dezembro/Janeiro da época 2006/07, voltará a “crescer” e a dar cartas.

Diego (28 Feb 1985 AD GC) - Época 2005/2006

É outro dos que cumpre a fase de popularidade entre Fevereiro e Março, mas sofre uma oscilação imediatamente a seguir, em Abril. Numa época de grande concorrencia arrisca-se a ser preterido mais do que gostaria. Precisa de aproveitar ao máximo o primeiro trimestre do ano de 2006 para consolidar a sua posição. A fase posterior ao final de temporada (Maio/Junho) não é brilhante.

Lucho González (19 Jan 1981 AD GC) - Época 2005/06

Muito carisma e boa imprensa para começar a época, mas as coisas irão mudando já a partir de fins de Agosto e até Dezembro, com as criticas a aumentarem de tom e o péssimismo a incrementar-se, com a possibilidade de alguma derrota pessoal o atingir, podendo passar a ser mal visto e trocar pontos de vista com alguem de um modo um pouco desagradável.

Em Fevereiro, Março e até meados de Abril volta á ribalta, tal como o resto da equipa, para uma fase de novo folêgo, na sua melhor fase da temporada, com o regresso da boa imprensa que lhe faltará durante algum tempo até Dezembro.

Ibson (7 Nov 1983 AD GC)

Trata-se de um jogador com algumas questões em termos fisicos para resolver, sobretudo no inicio de temporada (até meados de Dezembro o potencial planetário existe) período no qual não estará ao seu melhor nível, podendo contar com críticas e ataques pesados (de meados de Setembro meados de Outubro, sobretudo). Melhorias consolidadas só a partir de Janeiro, momento a partir do qual vai mostrar o que vale, sendo um dos jogadores cujo rendimento pode fazer a equipa atravessar o melhor momento da temporada.

Alguns problemas de má imprensa a ter em conta, ainda assim, na segunda metade da temporada, mas sem grande relevo num período em que pode recolher o reconhecimento que merece.

Pepe (26 Feb 1983 AD GC) - Época 2005/06

Não foi um dos dispensados de inicio de época, mas em Dezembro as indicações astrológicas amontoam-se a apontar para a porta da rua das Antas. Está mais forte esta época mas as oportunidades vão escassear pois perdeu credibilidade. Apesar de tudo terá oportunidade de incrementar o seu grau de popularidade de modo a conseguir vencer na luta pela sobrevivência de Dezembro/Janeiro (ultima semana de Dezembro/primeira de Janeiro com potencial elevado). Só assim conseguirá ficar nas Antas e ultrapassar as críticas.

Tem uma conjuntura de certo modo semelhante a Ricardo Costa e tambem demonstra francas melhorias a partir de finais de Janeiro, mês a partir do qual vai mostrar que tanta expectativa em seu redor não foi o bluff que por aí se fala.

Ricardo Costa (16 May 1981 AD GC) - Época 2005/06

Perfeitamente dentro do padrão da equipa, a sentir algumas dificuldades até Dezembro, período no qual será posto em causa o seu futebol, e em que existem aspectações astrológicas a apontar para discussões no sentido de pôr fim ao seu contrato e/ou críticas ao seu desempenho, originando um estado de espirito mais negativo.

Independentemente disso é o central (dos que fazem parte do plantel até ao dia em que escrevo estas linhas) do FCP com mais margem de progressão, e fará parte da revolta a encetar a partir de meados de Janeiro/meados de Fevereiro até Abril, fase em que o sucesso voltará de forma súbita, e em grande, á vida profissional do jogador, tal como aliás sucede com muitos dos seus colegas de equipa.

Em Maio tem noticias não muito agradáveis para o surpreender, quiçá (ou não) a sua não convocatória para a selecção.

Pedro Emanuel (11 Feb 1975 AD GC) - Época 2005/06

È um daqueles casos em que a hora de nascimento dava muito jeito, mas não estou aqui para me queixar. Aproxima o fim do seu ciclo no FCP, apesar de até começar razoávelmente esta temporada, ao contrário da maioria dos seus colegas. A fase até Dezembro está um pouco mais pesada mas, e tal como os colegas, melhora a partir de Janeiro, confirmando a melhoria generalizada do rendimento da equipa.

O final de temporada traz indicações agradáveis, mas há aspectos astrológicos, entre Maio e Setembro 2006, indicadores da possibilidade de rescindir contrato.

Jorge Costa (14 Oct 1971 AD GC) - Época 2005/06

Mantem uma conjuntura indicadora de problemas fisicos e, tratando-se da sua ultima época, pode dizer-se que não termina ao melhor nível.

Não é um jogador com quem Adriaanse possa contar para se tornar num titular indiscutivel, seja pelos problemas fisicos que o apoquentarão, seja pela curva descendente que a sua produtividade apresentará. Termina a carreira, em Maio, com um carisma imortalizante.

Confirma o inicio de temporada titubeante do FCP, com algumas discussões pesadas a marcarem o final de Agosto e o inicio de Setembro que vincarão a necessidade de encontrar novos defesas centrais, e que irão desaguar na fase entre Outubro e Dezembro, marcada por problemas fisicos e pelo sentimento de impotência para fazer face aos resultados menos positivos.

Vai de encontro ás melhorias do grupo a partir de inicios de Fevereiro, naquela que será a melhor fase da sua temporada, mas mantendo o potencial para problemas fisicos. Acaba a época com o carisma já mencionado. Até um dia, Bicho.

Leandro (19 Apr 1979 AD GC) - Época 2005/06

È um jogador em crescimento e com potencial astrológico para isso, mas a tentar equilibrar-se no meio de um grupo de trabalho e a integrar a sua rebeldia e vontade de pisar a linha dura de Co.

Ao mesmo tempo, corre riscos de sofrer lesões e/ou de ser dispensado, se fôr longe de mais na sua rebeldia, tudo isto entre Outubro e Dezembro. As possibilidades de saída estão presentes, tambem, no final de temporada, o que seria uma pena pois é um jogador com coisas positivas para aportar para a equipa na próxima temporada. Nesta tambem o fará se ultrapassar as questões apontadas, sendo um jogador com indicações de vitória e de popularidade acima da média.

Bosingwa (24 Aug 1982 AD GC) - Época 2005/06

Tem pela frente uma época de trabalho muito duro para atingir um patamar de popularidade aceitável. Muita instabilidade até meados de Novembro, com algumas dificuldades de integração no grupo a poderem trazer-lhe algumas discussões e inimizades, e com os problemas fisicos a espreitarem com reflexos negativos no seu rendimento. São questões fulcrais para toda a temporada, mas que prometem recrudescer de intensidade a partir de meados de Novembro, com algumas recaídas pelo meio, mas com pequenas indicações de melhoria na segunda metade de Novembro, restando saber se se farão sentir de forma a darmos contas delas a nível público.
O
grosso da melhoria virá, tal como na maíoria dos seus colegas, no período entre meados de Janeiro e meados de Abril, o que não deixa de ser uma boa noticia.

Uma análise conjuntural global a longo prazo indica que se encontra num momento descendente e o período subsequente ao final de temporada promete dificuldades para manter-se nas Antas, mas é dos que tem algo de positivo para oferecer durante esta época desportiva.

Sonkaya (1 Jul 1981 AD GC) - Época 2005/06

Não tem uma conjuntura astrológica fabulosa para esta temporada. Em Setembro, e para começar, tem algumas críticas (podem ser críticas colectivas) para ouvir, e nos meses seguintes vai-se enquadrando na conjuntura global da equipa, sujeito a uma imprensa pouco amiga e a adeptos pouco tolerantes com maus resultados.

Consegue reagir, em Jan/Fev, mas falta-lhe algum gás para acompanhar a evolução dos colegas nos meses seguintes. Precisa de aprender a lidar com a crítica, e a submeter o descontrole verbal e mental a uma disciplina férrea. Na temporada 2006/07 terá uma crítica bem mais cordial, restando saber se ainda por cá andará. Usando a hora de nascimento média (Meio dia) possui indicações de recolocação no final de temporada, e se fôr analisar aspectos astrológicos das próximas duas temporadas as indicações de novos contratos existem, o que não favorece o seu potencial de estabilizar nas Antas.

É um jogador de análise complexa, pois mistura aspectos astrológicos indicadores de alguma frustração e problemas fisicos (possibilidade a levar em conta nesta época), com outros mais animadores e optimistas.

Helton (18 May 1978 AD GC) - Época 2005/06

Uma nova contratação merece atenção redobrada. Em termos astrológicos é um jogador de futuro, o que quer dizer que não atingiu ainda o seu melhor rendimento (e creio que não o atingirá esta temporada).

Dizer que terá futuro no FCP é uma tentação, até pelo paralelo feito com a conjuntura de Baía, mas depois do que se passou com Léo Lima, Leandro do Bonfim e Pittbull ando muito desconfiado em relação á capacidade de Pinto da Costa manter-se firme nas suas apostas.

Deixando isso de parte, e indo ao busilis da temporada 2005/06, diria que começa a época a necessitar de submeter a individualidade, pelo que não se anteveem grandes vitórias pessoais na primeira metade da temporada, bem pelo contrário, terá de fazer meditação para não deixar que o seu ego se sinta abatido, e confirmando o padrão geral da equipa até Dezembro.

A partir de Jan/Fev 2005 dá-se um “switch” na sua conjuntura, e as possibilidades de lutar pela titularidade aumentam, sendo dos que confirmam a boa segunda metade de temporada do FCP, com especial incidência para Fev/Mar.

Baía (15 Oct 1969 AD GC; 8:00:00 AM; Porto) - Época 2005/06

O período áureo da sua carreira prepara-se para partir, mas não fará uma descida sem rede. Confirma a fase dificil da equipa em Novembro/Dezembro e existem indicações de que pode vir a perder a titularidade para Helton na segunda metade da época, por opção técnica e/ou por receber novas propostas do estrangeiro (por volta do mês de Fevereiro). Seja como fôr será uma fase de reorientação na sua carreira profissional. Não confirma (astrológicamente) a subida de rendimento da equipa na segunda metade da temporada, o que deixa pistas quanto á sua permanência na equipa e/ou no onze titular.

Co Adriaanse (21 Jul 1947 AD GC) – Época 2005/2006

A conjuntura de um treinador não chega para qualificar toda uma época de toda uma equipa de futebol mas, valendo o que vale, a conjuntura de Co Adriaanse para esta época está longe de poder ser qualificada como uma conjuntura astrológica vencedora, pelo menos na primeira metade da temporada.

Até não começa mal, com fome de grandes projectos e visão para grandes conquistas, mas á medida que os meses vão decorrendo, sobretudo de finais de Outubro a finais de Dezembro, os aspectos astrológicos vão indicando que os apoios de direcção e adeptos terão tendencia a diminuír, e a auto-confiança do Holandês tambem. Algumas das criticas que são possiveis indicam obstinação, teimosia e, por vezes, estreiteza mental, e o sentimento de frustração e bloqueio mental e emocional serão a base (a par dos resultados) de o seu lugar ser colocado em risco. No período de Janeiro/Fevereiro a falta de discernimento e de proporção podem tornar-se um problema, tal como as exageradas expectativas levarem a repentinas desilusões, mas estará então mais próximo da fase boa da temporada.

Apesar de poder suceder uma rescisão de contrato antes (tal como referi, o período que vai de finais de Outubro a finais de Dezembro é problemático, e promete trazer á baila a sua possivel saída) é no final da época 2005/06 que as indicações astrológicas se tornam mais fortes apontando esse desfecho como uma possibilidade a ter em conta. Já aprendi que nada é certo antes que aconteça, mas seria uma grande surpresa que a posição contratual de Co Adriaanse não sofresse um forte abalo em Abril/Maio de 2006, com uma rescisão de contrato como pano de fundo ou, no minimo, com uma renegociação do mesmo.

Esta fase de Outubro a Dezembro compreendo-a, pois o padrão geral dos jogadores comprova-a. Mas o final de temporada está bem melhor para os jogadores, com Adriaanse a aproximar-se de uma conjuntura astrológica na época de 2006/07 de alta qualidade. É possivel que se façam sentir já os efeitos desses aspectos astrológicos em aproximação, mas o que faço com os aspectos astrológicos que indicam rupturas de contratos? São muitas perguntas por responder.

A partir de meados de Fevereiro o quadro geral de Adriaanse alivia e, nesse sentido, a peça do puzzle encaixa com as conjunturas dos jogadores do FCP, partindo a equipa para o período mais proficuo da temporada 2005/06, e Adriaanse para uma fase mais calma, rumo ao fim de temporada. Ganhando ou perdendo, a questão do contrato, e a questão da sua possivel saída, levantar-se-ão.

Acabo como comecei: a conjuntura de um treinador, apesar de extremamente importante, não é decisiva para os resultados de uma equipa de futebol. Imagine-se que Co Adriaanse sai a meio da época e é substituído por outro treinador. Tudo muda. Ou imagine-se que os aspectos astrológicos que não tenho á minha disposição, por não possuír a hora de nascimento, são de tal forma fantásticos e indicadores de vitórias que alteram todo o quadro que já referi.

Independentemente de tudo isso, o que deixei escrito é energia que terá de ser vivenciada, independentemente de ganhar ou perder, de rescindir ou não rescindir, pelo que ficarei atento á espera do que possa daqui surgir.

Já agora, e como nota final, se algum clube procura um bom treinador para a época 2006/07 tem em Co Adriaanse uma excelente escolha . Isto se ele acabar por sair do FCP. Grandes melhorias se esperam, com uma conjuntura a indicar progressos e vitórias. Será uma época de bonança e realização. Resta saber quem terá visão para lhe dar uma chance. Tem a palavra Pinto da Costa.

quinta-feira, agosto 25

Pinilla - Liedson - Deivid

Pinilla (4 Feb 1984 )

Nova época, velha estória. Volta a ter uma primeira metade de temporada díficil, sobretudo devido a problemas físicos, mas não só. Um bom jogador como Pinilla sofre de inconstância, e assim é dificil construír uma reputação sustentada. Até meados/finais de Dezembro a sua conjuntura promete alguma instabilidade e frustração.

A partir de Janeiro a sua conjuntura sofre uma mudança, e vai então ter a possibilidade de reconstruír a sua fama de goleador.

Liedson (17 Dec 1977 )

A análise geral á sua temporada é positiva. Foi uma daquelas aquisições de grande qualidade, porque não é um jogador para fazer uma/duas épocas boas e depois desaparecer.

Irá manter a sua veia ambiciosa e bulicosa. Os golos vão aparecer, embora dúvide que alcance o pecúlio da época transacta pois terá a influência de um aspecto astrológico indicador de lesões e/ou alguma dificuldade de concretização no período que vai de finais de Outubro até, mais coisa menos coisa, inicios de Dezembro. Menos golos e mais lesões não significam menor efectividade, nem sequer menos conquistas individuais e colectivas.

O nível de compromisso com a equipa irá aumentar (algo que Peseiro disse não existir na época transacta da parte do Brasileiro), e isso implica um menor egoísmo, priviligiando mais os resultados colectivos que os individuais.

A resolução da sua questão salarial, passando por um aumento que equilibre a balança do peso que oferece á produção da equipa, será um dos factores a ajudar a um maior bem estar de Liedson, encontrando reflexo em aspectos planetários indicadores desse desfecho, nomeadamente de Janeiro a Março. Mais dinheiro. Mais justiça. Mais reconhecimento. Melhor integração. Trigo limpo, farinha amparo. Mais uma volta , mais uma viagem.

É a fase de auge da temporada do SCP, sendo preocupantes alguns aspectos astrológicos na fase final (Abril/Maio) indicadores de algumas desilusões. A rever.

Deivid (22 Oct 1979 )

Se quisermos fazer um paralelismo com os outro avançados do plantel diriamos que Deivid é mais Pinilla que Liedson. Mais Pinilla porque, tal como este, Deivid promete ser um jogador de muitos altos e baixos, capaz do melhor e do pior. Assim como Pinilla, Deivid faz coisas óptimas, mas não consegue manter o nível, como Liedson consegue. Deivid, como Pinilla, tem algumas questões a nível fisico para resolver. E tal como Pinilla, começa mal. Começa com uma conjuntura astrológica parecida com a que falhou em França.

Uma primeira fase da temporada marcada por um descer á terra, com o ego e os apoios que granjeou neste defeso a irem desaparecendo paulatinamente, e em que os problemas fisicos andarão a rondar. O isolamento crescerá entre finais de Agosto e meados de Dezembro, e a possibilidade de saír colocar-se-á. A parte final de Novembro, e a inicial de Dezembro deixa em aberto essa possibilidade, e uma lesão é outra das possibilidades.

Janeiro marca uma mudança significativa na conjuntura do jogador. Não que tudo passem a ser rosas a partir daí, mas a verdade é que o melhor Deivid mostrará a cara. Melhorias substanciais na relação com o público e no reconhecimento que dele recolherá, por um lado. Por outro, estará livre daquelas influências gósmicas da primeira fase da época, e isso vale quase tudo. A contratação passará de falhada a conseguida (outra vez Pinilla). Tanto um como o outro possuem grande potencial. Mas quando se contrata um jogador é importante que ele venha sem espinhas. Não é o caso mas, mal por mal, é a segunda fase que está boa. E a ultima impressão, em futebol, é a que fica, apesar de os ataques voltarem ciclicamente no último mês da temporada. Mas nada que se compare com o inicio. Assim como Pinilla a temporada transacta...

Nota: esta previsão astrológica foi efectuada sem o conhecimento da hora de nascimento dos nativos, o que diminui em cerca de 20% o seu grau de fiabilidade. Tratando-se de um trabalho de análise ao desempenho profissional, e só profissional, dos jogadores em questão para o período da época desportiva 2005/06, a avaliação á sua qualidade só pode ser delineada a partir do final desse período, através dum balanço geral dos acontecimentos e resultados.Apesar de se tratar de um trabalho profissional, o autor não se responsabiliza por eventuais incorreções no mesmo.

quarta-feira, agosto 17

José Mourinho: 2005/06 (26 Jan 1963 AD GC; 12:00:00 PM; Setubal)

2005/06 será a época mais dificil da sua curta carreira enquanto treinador principal de futebol. É a época em que tem a maior prova para ultrapassar. E essa, mais não é, do que vencer o seu egocentrismo, arma até aqui considerada como o grande trunfo para as vitórias alcançadas no passado recente.

Seria de esperar que, depois de na época passada se ter enfrentado em discussões estéreis com adversários, nesta amainasse um pouco a sua postura. Mas fica em cima da mesa a indicação astrológica de que os mind games, tão bem usados no passado a seu favor, e com todo o controle emocional (embora dando uma imagem diversa) estão para durar, embora com resultados não tão animadores.

Mourinho tornou-se um alvo fácil ao usar tantas vezes esses mind games. E agora não é de estranhar que tenha dezenas de snipers a apontar sobre si á espera do que quer que sirva para o atingir. Os ataques a que estará sujeito são de monta.

As dificuldades começam já na segunda metade de Agosto, e servem de aperitivo para grande parte da temporada, sobretudo os ultimos meses. Os exageros nos ataques que sobre si recaírão são proporcionais aos que produzir e produziu. Os primeiros sinais de frustração são dados nesse período, e o forte espirito de grupo que costuma conseguir criar nas suas equipas é outra das áreas a poder sofrer os primeiros rombos.

Resultados negativos são uma possibilidade a levar em conta, e bem sei que arriscar uma previsão destas para Mourinho é uma loucura. Mas as indicações astrológicas apontam nesse sentido em algumas fases da temporada, e este é um trabalho de análise astrológica. São os primeiros sinais, que podem ser confirmados por volta de finais de Setembro, de que as dificuldades do trabalho em equipa são cada vez maiores.

Durante os meses seguintes alguns desapontamentos são de esperar, e o seu estado de espirito estará mais cabisbaixo e abatido do que costume. São sinais de queda para um treinador que é, neste momento, considerado o melhor do mundo.

Como irá reagir Mourinho a desapontamentos e possiveis derrotas, logo ele que não está nada habituado a isso? As indicações astrológicas apontam para uma fuga em frente. “Touchy” será a palavra que melhor pode definir o seu estado de espirito para boa parte da temporada 2005/06, vendo o tapete a ser-lhe puxado debaixo dos pés e o seu iminente ego a caír, faltar-lhe-á o jogo de cintura para não responder aos ataques que sofrerá e á instabilidade do balneário Chelskiano.

Mourinho disse a temporada transacta que algum dia terá de perder. Mas saber disso intelectualmente está muito longe de ser o mesmo que senti-lo. É uma fase excelente para Mourinho relativizar o ego, pondo-o no seu lugar (ao serviço do todo). Mas as condições planetárias apontam para que não consiga evitar o estilo provocador e impulsivo que o tem caracterizado nas três ultimas temporadas. E assim, junta-se a fome com a vontade de comer. Mais do que em todas as outras, esta será uma época de muitas e ruídosas discussões, e de muitos ataques a, e de, Mourinho.

Pode falar-se, com razão, num final de ciclo para Mourinho. Não sei se será um final de ciclo no Chelsea. Existem indicações astrológicas a apontar esse desiderato como possivel, pois uma das aspectações planetárias indica que tentará lutar contra forças maiores do que as dele. Travar batalhas que não se podem vencer á partida. Mas é certamente um período em que as circunstâncias sofrerão uma mudança. As separações estão na ordem do dia e o péssimismo, sobretudo nos ultimos meses da temporada, deixará a sua marca.

Tanta guerra só pode ter como consequência o debilitar dos indices fisicos de Mourinho. Ainda que não sendo jogador, este decréscimo energético pode ter consequencias no seu rendimento enquanto treinador.

O ego tem de ir á vida, mas esse será um trabalho árduo para ele, que o tem gigantesco. Uma vez efectuado esse trabalho, Mourinho tornar-se-á uma pessoa muito mais liberta: ganhar não é tudo, nem o mais importante. É “só” isto que Mourinho tem de alcançar para se libertar, e conseguir ganhar alguma coisa esta época (hipótese que se mantem em aberto, apesar da sua conjuntura astrológica), ainda que acabe por saír do Chelsea. Uma coisa é certa: o dominio avassalador que as suas equipas imprimiram nas ultimas três temporadas já faz parte do passado.

Nota: esta previsão astrológica foi efectuada sem o conhecimento da hora de nascimento do nativo, o que diminui em cerca de 20% o seu grau de fiabilidade. Tratando-se de um trabalho de análise ao desempenho profissional, e só profissional, do treinador em questão para o período da época desportiva 2005/06, a avaliação á sua qualidade só pode ser delineada a partir do final desse período, através dum balanço geral dos acontecimentos e resultados.
Apesar de se tratar de um trabalho profissional, o autor não se responsabiliza por eventuais incorreções no mesmo.