quinta-feira, dezembro 28

Especialidade da casa: Rescisões fresquinhas

Uma das grandes especialidades do AstroCosmo é a rescisão de contratos de atletas e treinadores. E como estamos em período de transferências algumas questões de relevo se levantam a esse nível.
Uma das grandes surpresas do campeonato Espanhol é o jovem Argentino do Atletico Madrid, Sergio 'Kun' Agüero, ao ponto de no seu país Natal o considerarem mais capaz de vingar na Europa que Leonel Messi.
Discordamos por vários motivos. Primeiro porque existem no mapa planetário do atleta alguns indicadores perigosos de potencial para lesões e para alguma desilusão, que estarão presentes nos próximos 12 meses. E segundo porque existem 2 períodos especialmente atulhados de indicadores de rescisão de contrato: em Maio/Junho 2007 e em Dezembro 2007/Janeiro 2008 (com especial enfâse nesta ultima fase).
Outra grande promessa, esta muito adiada, mas em Portugal, é Carlos Martins. Claro que seria muito fácil falar agora de potencial para rescisão contratual, mas como falámos antes, na fase de maior fulgor do Sportinguista nesta temporada (quando foi chamado à selecção), vamos rememorar o que ficou escrito na sua previsão e tentar encontrar uma quadro factual de acordo com as informações que possuímos neste momento.
Assim, os indicadores de fim de temporada são muito fortes e dificilmente Martins conseguirá fugir a uma rescisão com o Sporting. Relativamente à possivel saída do médio por empréstimo durante o mês de Janeiro, essa possibilidade existe sem que esteja sustentada em indicadores planetários muito fortes. De referir o potencial de fim de época para uma transferência para o estrangeiro tal como consta do excerto abaixo publicado da previsão de Martins para a presente temporada de 2006/2007 o que, levando em conta o interesse já noticiado de clubes Romenos, faz algum sentido.
Da previsão publicada para Martins, de mencionar a inexactidão de duas datas: primeiro, não é em Fevereiro 2007 que se começou a falar da possivel saída do centro-campista, mas sim em Dezembro 2006. Segundo, a fase de Novembro/Dezembro não trouxe "o melhor Martins", mas sim a fase imediatamente anterior (os 2 ou 3 meses anteriores), embora com algumas recaídas fortes. Ou seja, e em conclusão, andamos atrasados 2 meses (ou adiantados, como preferirem).
Abaixo fica o link para a previsão total e tambem excertos relativos ao potencial de rescisão contratual.
Carlos Martins (24 Apr 1982) - Época 2006/07
Publicado a 25 Agosto 2006
"...A partir de Fevereiro reinicia-se a saga “Martins está mais fora que dentro do Sporting”, que promete manter-se até final da temporada e defeso 2007. Inconsistência, dificuldades de relacionamento e integração tudo mesclado com períodos súbitos de vontade de se emendar e de talento indesmentivel. A montanha russa costumeira.
Ainda que Março e parte de Abril seja uma fase de recuperação e de ideias mais claras e positivas, a conjuntura acima descrita estará presente em finais de Abril e mês de Maio, terminando a temporada com indicadores de poder saír para o estrangeiro."

terça-feira, dezembro 26

Figo das Arábias

E parece que se confirma. Figo ruma às Arábias por 4.5 milhões de euros por ano e meio de contrato. No fim de mais um ano de previsões no AstroCosmo, o padrão mantem-se: boa qualidade nas previsões individuais para jogadores e treinadores. Qualidade sofrível nas previsões para jogos especificos. E para o ano há mais.
Um feliz natal e um 2007 cheio de conjunturas planetárias capazes de vos ajudar a desenvolverem-se e a melhorarem. O prazer foi todo nosso. Mais abaixo fica a "História" da previsão da rescisão de Figo com o Inter de Milão, marcada para Dezembro 2006/Janeiro 2007, publicada primeiramente em 19 Dezembro 2005, e reafirmada a 14 Fevereiro 2006 e a 8 Outubro 2006.

"A rescisão de Figo"
Publicado a 8 Outubro 2006
http://astrocosmo.blogspot.com/2006/10/resciso-de-figo.html

Começam a surgir noticias de uma possivel saída de Figo do Inter rumo a outras paragens.

(http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=216983&p=22&idselect=217&idCanal=217)

Aqui no AstroCosmo a previsão para a rescisão de Figo com o Inter foi publicada, primeiro, a 19 Dezembro 2005, numa altura de grande produtividade e popularidade do médio Português em Itália e, depois, essa previsão foi renovada a 14 Fevereiro 2006, em novo post, em que tentámos ser mais precisos relativamente ao momento exacto dessa rescisão.
Ficam aqui alguns excertos, chamando a vossa atenção para a caixa de comentários do post de

14 Fevereiro 2006, com info importante registada.

Publicado a 19 Dezembro 2005
http://astrocosmo.blogspot.com/2005/12/e-outra-vez-figo.html

"...Talvez daqui por um ano Figo já não esteja em Milão (existem indicações astrológicas entre Setembro e Dezembro 2006, com epicentro em Dezembro 2006, a apontarem para a possibilidade do jogador Português rescindir contrato com o Inter de Milão)..."

Publicado a 14 Fevereiro 2006
http://astrocosmo.blogspot.com/2006/02/

para-mais-tarde-recordar.html

"Para mais tarde recordar esta prevísão da possivel rescisão de Figo com o Inter de Milão e a sua possivel saída de Itália. Os indicadores astrológicos apontam para esse desfecho no período Dezembro 2006/Janeiro 2007, embora se possa começar a falar do assunto já a partir de Março 2006, e depois novamente a partir de Setembro 2006 (com mais intensidade). No caso de Figo tenho a grande vantagem de conhecer a sua hora de nascimento."

terça-feira, dezembro 19

Silêncio

1. "No nosso momento difícil, conseguimos manter-nos quatro, cinco ou seis pontos atrás dele (MU). Por isso, estaremos na discussão na segunda parte da temporada."
José Mourinho
Por estranho que possa parecer, o Chelsea desta temporada é mais genial e possui uma conjuntura mais brilhante que o da temporada transacta, como, aliás, já haviamos feito referência num outro post. As diferenças são que, em 2006/07, o Manchester United está muito mais forte (para já). No entanto, creio que ninguem se lembrará de há um ano ver uma exibição como a que o Chelsea fez frente ao Everton. Há sinais que não enganam...
2. O Barcelona perdeu todos os jogos importantes da presente temporada: Sevilha (Supertaça Europeia); Chelsea (Champions League); Real Madrid (La Liga); e Internacional (Mundial de Clubes).
3. Em ano de mundial de selecções, onde se exibiu a um nível rasteirinho, Ronaldinho devia ganhar o título de melhor jogador do mundo porquê?
4. Um mês sem futebol jogado nos relvados de Portugal equivale a um mês de muito debate em redor de reforços e dispensas, cada novo reforço constituindo uma renovada ilusão de glória. Para nós, no AstroCosmo, costuma ser uma fase importante de análise, algumas vezes confirmando os padrões da primeira metade da temporada, noutras mudando o rumo energético. Por esta altura de Dezembro do ano passado, o Benfica reforçou-se com jogadores como Moretto e Marcel. Um ano depois parece claro que há decisões em Dezembro que se pagam caras em Maio.
5. O maior inimigo de Maria José Morgado nos objectivos a que a Magistrada se propõe continuará a ser o mesmo que "bloqueou" alguns dos seus antecessores na missão de limpar o futebol Português: falta de provas. A questão a descobrir nos próximos meses é saber se vão pagar mais a Carolina Salgado pelo seu silêncio se pela sua voz.

quinta-feira, dezembro 14

Benfica-Estrela da Amadora

1. O potencial para lesões e para diminuíção de rendimento, sobretudo a partir do ultimo terço da temporada, involucra em nostalgia cada grande jogo que o melhor jogador Português dos ultimos 30 anos (opinião pessoal) nos vai dando a assistir. His name is Decoooo, he makes us waaakoooo!!!
2. O brilhante inicio de mês da equipa do Benfica não tem indicadores de um seguimento favorável no caminhar para o seu final. O empate com a Naval prova-o, mas pode não ser o seu ultimo capítulo.
3. Liedson regressou mesmo a partir do jogo de Setúbal. O melhor está para vir em 2007, e não só durante a presente temporada.
4. Os meses de Janeiro e Fevereiro 2007 não são astrológicamente perigosos apenas para o Sporting. O Porto de Jesualdo e o Benfica de Fernando Santos estão tambem em cheque planetário. Qaundo mija um Português...
5. A saída de Alcides e a suplência de Anderson surpreendem-me porque são jogadores com um bom potencial conjuntural para os próximos meses (sobretudo Anderson). Atirar jogadores destes pela janela, e guardar conjunturas como as de Quim ou Moretto, não pode ser um bom sinal. Há um problema de alternativas conjunturais de qualidade para a baliza Benfiquista no que resta de temporada.
6. Adivinhem. Num café em Portugal há uma televisão, e a uma determinada hora temos 3 jogos de futebol em simultâneo: Sporting-FCP; Benfica-Estrela da Amadora; e Real Madrid-Barcelona. Que jogo é que está a dar?
7. Ainda acham que o problema do Futebol Português é o apito dourado?

sexta-feira, dezembro 8

Golpe de vista

Dos diversos pontos de vista de que se pode observar o livro de revelações de Carolina Salgado, o que mais me agrada é o do efeito do desprezo numa mulher abandonada. É o mais belo porque, ao menos, revela resquicios minimos de algum tipo de nobreza de carácter. Claro que muitos outros pontos de vista se admitem, e provavelmente mais consonantes com a realidade, como o de uma vingança premeditada e capitalizada nas vendas de um livro.
Mas, e não querendo menosprezar o papel de Carolina na trama, a grande complexidade deste caso tem que ver com Pinto da Costa. O que leva um homem rico, poderoso e com estatuto a associar-se, publicamente, com uma senhora cujo carácter estava à vista de todos desde o primeiro momento?
Que multiplicidade de sentimentos tomou conta do presidente do FCP para assumir um relacionamento com Carolina Salgado, isto sim, dava um belo livro sobre a falta de linearidade da vida; sobre o preço que estamos dispostos a pagar pelo elixir da juventude; e de como ceder a sentimentos de solidão é o maior risco de um homem só e com muitos segredos.
Não há quem denuncie casos de corrupção porque toda a gente que sabe de alguma coisa tem algo a perder. E há duas diferenças fundamentais entre Carolina e todas as outras pessoas que Pinto da Costa traiu e/ou abandonou: Carolina tem algo a perder mas tem, ou julga ter, muito mais a ganhar, e Carolina perdeu há muito a vergonha que impede muita gente de vir para a praça pública dar a cara num caso com tanta sujidade. Pior do que ser conhecida por trabalhar numa casa de alterne não pode ficar...
Tão habituado a lidar com mafiosos, Pinto da Costa defendeu-se, no caso de Carolina Salgado, com um golpe de vista. Deu um frango monumental e pôs em causa os outros membros da organização. Como no script de um filme "manhoso" a "gaja" lixou tudo. Porca miséria!!

terça-feira, dezembro 5

Aula de dúvidas

Caro Paulo Bento, deixo-lhe estas questões para que a elas responda com toda a tranquilidade:

1. Existe alguma diferença no equilibrio do meio campo do Sporting com Custódio e sem Custódio em campo? (Vide 2ª parte do jogo com o Benfica e jogo com o Spartak);

2. Que diferença?

3. Para melhor ou para pior?

4. Como avalia a prestação de Carlos Paredes nos ultimos 5 jogos que realizou?

5. Fazer substituíções ao intervalo, quando a equipa está a perder, é um fim em si, mesmo que seja para piorar as coisas?

6. Djaló é melhor numero 10 que o pior Carlos Martins que vimos até hoje?

7. O facto de Carlos Martins ver o jogo da bancada tem como objectivo melhorar a visão de jogo do atleta?

8. O futebol de Romagnoli é assim tão medíocre para não conseguir fazer melhor que Paredes e Djaló juntos?

9. Acha que a saída de Ronny ao intervalo (ou até antes) teria sido uma substituíção com razão de ser?

10. Agora que a conjuntura de Liedson vai melhorar será o momento certo para o tirar do 11 inicial?

11. Djaló é um avançado ou um médio ofensivo?

12. O golo de Bueno garante-lhe a titularidade até fim da época ou era esse o sinal que esperava para não o convocar mais?

segunda-feira, dezembro 4

Live fast, die young

Era uma vez um blog que, nascido há cerca de 5 meses atrás, se tornou no maior fenómeno de popularidade da blogosfera nacional. Em pouco tempo atingiu a marca dos 4 milhões de visitantes. Com um nome sugestivo, "HI5porcas", vivia do escárnio e gosto pela masturbação dos Portugueses, assentando a sua génese na liberdade de expressão que muitos clamam ser a base da democracia moderna.
Valia tudo para achincalhar as poses mais ousadas de utilizadoras do portal HI5. Das agruras que alguma raparigas passaram devido ao tratamento mais do que difamatório que lhes foi dado pelo blog da "liberdade de expressão", só uma ideia ficou: "se colocaram as fotos num site, e se esse site é de acesso irrestrito, portanto, se é um espaço publico, terão que se sujeitar a todo o tipo de qualificativos". Inclusive a utilização das fotos estaria sustentada no facto de na politica de utilizador do HI5 constar que, a partir do momento de publicação das fotos, estas passam a ser dominio do Hi5. Logo, só o HI5 pode "reclamar" contra o uso indevido das mesmas por outras entidades, nunca a própria pessoa.
Até que um dia uma das visadas decidiu solicitar, por e-mail, aos "donos" do blog que retirassem as suas fotos e respectivos comentários. Ideia peregrina, e de fuga em frente, foi a de, não só não aceder ao "pedido", como, indo mais longe, publicar o e-mail da rapariga para nova sessão de comentários ao abrigo da "liberdade de expressão".
Como era pouco, "alguem" decidiu ir mais longe. E a "rapariga", que calhou desempenhar um cargo de magistrada judicial, viu como pelos tribunais de todo o país foram sendo recebidos e-mails com fotos suas e com considerandos à sua falta de "perfil" para o desempenho da posição. Só porque ousou solicitar que as suas fotos não fossem usadas para outros fins que não aqueles para os quais as publicou num determinado site.
Uma queixa na policia judiciária e uma entrevista à revista Sábado foram suficientes: o blog fechou. Live fast, die young. Em breve sucedaneos do HI5porcas estarão no ar, não tenhamos dúvidas.Pelo sim pelo não a minha conta do HI5 fechou. Pelo sim pelo não é bom que quem usa net perceba que atentar contra a honra, difamar e insultar pode ser feito de várias maneiras. A internet é só mais um dos meios para alcançar o fim. E o crime começa no fim e não no meio.

sábado, dezembro 2

Considerações póstumas

1. Se algum factor planetário acabou por ser decisivo para o jogo de ontem, a conjuntura de Fernando Santos foi esse factor. O que surpreende, pela negativa, e por que não o esperava, é o desempenho abúlico de Paulo Bento. Já dei umas voltas pelo mapa do treinador Sportnguista em busca de posicionamentos justificadores de tanto tiro na cabeça, mas até agora continuo às cegas.
2. Liedson, Nani e Bueno eram os jogadores do Sporting mais "marcados" negativamente por uma conjuntura de médio prazo. Que Liedson tivesse jogado não foi surpresa, pois as alternativas eram escassas. Que Nani tivesse jogado, apesar de se exibir vergonhosamente há muitas semanas a esta parte, era expectavel pelas noticias que a comunicação social foi veiculando nos dia anteriores à contenda. Parece que o beneficio da dúvida nunca mais acaba para o ex-junior. Mas que Bueno fosse titular, tivesse um desempenho mediocre (por todos esperado) na 1ªparte e, com a equipa a perder por 2-0, se mantivesse em campo para o 2º tempo, isso justifica um apedrejamento a Paulo Bento (com tomates podres, vá).
3. As análises póstumas ao Sporting-Benfica variam de tom, e algumas contradizem-se espectacularmente na análise ao desempenho individual de alguns jogadores. Por exemplo, o " Jogo" avalia negativamente o desempenho de Romagnoli e positivamente o de Bueno, ao passo que "A Bola" e o "Record" dão nota mais a Romagnoli e nota menos a Bueno. Este tipo de discrepância é impressionante, sobretudo porque nunca ninguem me explicou em que é que consiste o desempenho negativo de Romagnoli. Não é um Deco, capaz de segurar o meio campo, defender e atacar com a mesma eficiência, mas o Argentino é um jogador refinado que, no escasso espaço concedido por equipas que defendem com 10 jogadores atrás da linha da bola, é capaz de fazer o carrocel sem perder a posse do esférico. Nani, por exemplo, perdeu, infantilmente, algumas 50 posses de bola, mas parece que ninguem atribui importância a esse facto. Bueno não foi capaz de fazer um desiquilibrio ou de decidir nas ocasiões de golo que lhe caíram do céu. Porquê a aposta inicial? Porquê a insistência para o 2º tempo?
4. Vamos a factos. O melhor período do Sporting mediou entre o 1º golo do Benfica, aos 2 minutos de jogos, e o 2º golo do Benfica, a acabar a 2ª parte. Portanto, digamos que o melhor Sporting, apesar de Bueno, Liedson e Nani estarem em campo, actuou no 1º período. As substituíções para a 2ª parte são catastróficas não por causa de quem entrou, mas devido a quem saiu e a quem, não saindo, deveria ter saído. As saídas de Romagnoli e Custódio desiquilibraram definitivamente o meio-campo do Sporting, e a manutenção de Bueno e nani em campo (faltam mesmo soluções a Liedson, caso contrário era um claro candidato à saída) impediram que se começasse a cortar o mal pela raíz.
5. As melhorias deste Sporting não tardarão a acontecer, mas este resultado é um rude golpe nas esperanças leoninas. Se se conseguem resultados destes em fases boas, o que se deve esperar das fases menos boas?
6. Do Benfica não esperava tanto, sobretudo da parte de Nélson (há sempre qualquer coisa que falha na análise ao mapa do negrinho da luz). No resto, de destacar os fantásticos contra-ataques, mortíferos na maioria deles, numa demonstração de eficiência absolutamente letal.