quarta-feira, janeiro 31

Blues

Um joga no Porto, outro já por lá passou com grande sucesso. São ambos jogadores de topo e baluartes defensivos das suas equipas. Como coincidência suprema, nasceram exactamente no mesmo dia: 18 Maio 1978.
A atravessarem a fase conjuntural astrológica mais alta das suas carreiras desde ha cerca de 2/3 épocas, a popularidade e potencial de vitória mantem-se para o que resta de 2007. No entanto, e de mão dada com esta conjuntura, outra surge a potenciar lesões e rescisões contratuais.
Hélton e Ricardo Carvalho atravessam em Fevereiro 2007 o potencial para lesões (que se manterá vivo, mas mais enfraquecido, a partir de Março 2007 e durante o resto do ano) e uma queda de rendimento que se pode, ou não, consubstanciar em resultados menos positivos para as suas equipas.
As conversas em torno de uma possivel saída dos clubes que representam é outra possibilidade forte a partir de Fevereiro e até final de 2007.

segunda-feira, janeiro 29

Alvim: cliché e conjuntura

Em duas jornadas o Sporting perdeu os pontos de avanço e o 2º lugar para o Benfica.
Nada de anormal se passa com a equipa leonina: a planificação e decisões relativas a contratações e renovações contratuais que no verão foram efectuadas começam agora a mostrar os resultados, e a falta de dinheiro para rectificações no mercado de inverno fez o resto. Infelizmente esta fase não está terminada: Em Fevereiro o perigo de maus resultados mantem-se, tal como fomos adiantando nas previsões publicadas em Agosto 2006 para a temporada lagarta.
Pinto da Costa continua a ser o melhor a escolher conjunturas de jogadores, e as excepções de que vocês se lembram servem só para o demonstrar à saciedade. Renteria, pelas nossas contas, será uma dessas excepções (ver post anterior), mas convem lembrar que Postiga tambem o foi durante as duas ultimas épocas.
A partir de inicios/meados de Março a conjuntura leonina melhora. Romagnoli ficou e é dos que mostra potencial para acrescentar qualquer coisa de novo à equipa. Talvez em 2004/05 esta equipa pudesse lutar ombro a ombro pelo título, mas não em 2006/07, com um Benfica forte (cuidado com a segunda metade de Fevereiro, que pode trazer alguns dissabores) e um Porto com um Lucho a dar cartas na segunda metade desta época.
No Restelo o Benfica venceu o Belem e o comentador fartou-se de nos enjoar com clichés costumeiros. Mas se ele gosta de Rodrigo Alvim nós por aqui tambem: tem conjuntura planetária para se tornar num jogador de topo nas próximas 3 temporadas.

quinta-feira, janeiro 25

Saci Rentería

Tem tudo, astrológicamente, para mudar de país e assinar novo contrato neste inicio de ano. E se o FCP quer apostar num jogador jovem, num modelo evolutivo de médio prazo, não temos nada contra.
Mas durante 2 anos, os próximos 2 anos, 2007 e 2008, e apesar de poder mostrar, alicerçado em configurações planetárias conjunturais, aqui e ali, o seu grande potencial estrutural, a conjuntura astrológica é, em parte considerável, de enorme potencial para lesões.
Saci Rentería: um perneta que antes de o ser já o era?

terça-feira, janeiro 23

Para onde vais, Postiga?

1. Em Inglaterra Mourinho e o seu Chelsea foram massacrados pelo Liverpool. Os comentários que se fazem ouvir relativamente ao treinador Português opoem-se ao que dele se ouvia quando vencia jogo após jogo. O "Special one", dizem, já não é o melhor do mundo. Não interessa se o Chelsea jogou sem centrais (as razões são conhecidas de todos); sem a dupla de médios defensivos titular (Makelele castigado e Essien "exilado" a defesa-central); e sem os melhores e mais criativos médios ofensivos da equipa (Joe Cole há muito lesionado; Robben lesionado aos 20 minutos de jogo).
Astrológicamente o melhor Mourinho da temporada já não tarda. Fevereiro e Março "recuperam" a popularidade de José e, inversamente, Ferguson tem algumas recaídas. Talvez já não chegue para grandes conquistas, porque a segunda metade de Abril e inicios de Maio "trazem" novo momento tenso na conjuntura do Português, mas para quem usa como argumento para as conquistas do Chelsea apenas o dinheiro do Russo, pense em que é que se baseia o poder desportivo de todos os grandes clubes do mundo: dinheiro. O mesmo dinheiro que sempre possibilitou a esses grandes clubes superiorizarem-se a clubes melhor geridos mas com uma massa popular menor e, por isso, menos capaz de prover as finanças dos clubes.
O que chateia muita gente que odeia o Chelsea é que a quantidade de dinheiro, no caso do Chelsea e de outros como ele, não tenha uma correspondencia proporcional na quantidade de adeptos, e vice-versa. Pois então, a ditadura dos adeptos já não é o que era.
2. Em Londres o Man United perdeu com o Arsenal, mas jogou bom futebol e mostrou que está muito forte. E de entre todos aqueles jovens talentosos, emerge um senhor, Ryan Giggs, com uma belissima conjuntura planetária para o que resta de temporada. Mais do que Cristiano Ronaldo, o Man United pode dar-se ao luxo de "depender" de um dos mais talentosos médios-ala da história do futebol moderno.
3. Ricardo Rocha saiu mesmo para Inglaterra no mercado de Inverno e não em Maio como previramos no inicio de época. Figo só sai de Milão em Maio (e não em Janeiro, como previramos em Dezembro 2005), embora tenha assinado contrato com o seu novo clube em janeiro. E como o melhor a fazer em casos destes é fugir em frente, aguardamos com expectativa por Abril/Maio/Junho 2007 para saber se Hélder Postiga rescindirá com o FCP para assinar pelo FCP ou por outro clube qualquer. Da conjuntura do avançado Portista constam indicadores planetários fortissimos a apontar para rescisão de contratos, mas não consegui encontrar nada que aponte para mudança de país (não possuo hora de nascimento do atleta).

sexta-feira, janeiro 19

Três grandes, Segunda volta

Começa a segunda volta e para os lados da luz mantem-se a dúvida relativamente à transferência de Ricardo Rocha para Inglaterra. Do plantel actual ressalta a melhoria conjuntural planetária de alguns jogadores nesta segunda volta, casos de Rui Costa, Nuno Gomes e Anderson.
Quanto a este ultimo, sucessor natural de Rocha em caso de saída deste, e apenas em termos de conjuntura astrológica média para o que resta de temporada, o benfica ficaria a ganhar com a troca.
Outro caso interessante é o do mal amado Beto, unica alternativa do plantel encarnado à posição de trinco, e que apresenta alguns bons indicadores nesta segunda metade da época, apesar de algumas recaídas serem tambem de esperar. Se saír para o Malaga (os indicadores planetários à disposição não apontam nesse sentido, ficam a faltar os indicadores de que não temos conhecimento) resta saber se o clube irá ao mercado suprir esta lacuna. Tambem a posição de ponta de lança ficou com uma vaga após a saída de Fonseca, e a defesa desfalcou-se com a saída de Alcides (Rocha mantem-se uma incógnita). Quer isto dizer que talvez tenhamos novidades de transferências neste mercado de inverno, tão pobrezinho até aqui.
No FCP aguardo com expectativa a segunda volta de Vieirinha, com algum potencial astrológico para "crescer" em influência e rendimento. No Sporting Nani promete algumas melhorias, depois de uma segunda metade de primeira volta "medonha", o mesmo acontecendo com Djaló, mais forte e consistente do que até aqui.
Do lado negativo temos a apontar os próximos 2 meses (meados de Janeiro a inicios de Março) de alguns atletas Sportinguistas, casos de Polga, Caneira, Bueno, Miguel Veloso e Ronny (estes dois ultimos com potenciais melhorias de produção e popularidade a partir de meados de Março até final da temporada), o que vem de encontro à fase conjuntural mais complicada da temporada para o plantel leonino, ao que podemos juntar tambem o guarda-redes Benfiquista Quim, a atravessar nos ultimos dias uma fase de grande fulgor, mas que apresenta uma conjuntura planetária com alguns períodos de potencial negativo até finais de Março 2007. Outro caso de potenciais dificuldades é o de Simão Sabrosa, nomeadamente de finais de Janeiro até finais de Fevereiro, com alguns apontadores de diminuíção de rendimento e de potencial para lesões durante essa fase. Março 2007 promete melhorias para o excelente extremo Português.
No capítulo dos treinadores, Paulo Bento atravessa a sua fase mais complicada em termos conjunturais até inicios de Março. No final da temporada os indicadores de potencial rescisão contratual estão presentes. O carismático Jesualdo Ferreira tambem possui indicadores de potencial rescisão contratual no final da temporada, mas esses indicadores prolongam-se no tempo, e estarão presentes durante a próxima temporada de forma mais pronunciada. Fernando Santos não quer ser diferente dos seus colegas candidatos ao título e tambem não será por falta de uma conjuntura astrológica condizente que não verá o seu contrato ser rescindido. Resta saber se essa rescisão será ou não seguida pela realização de um novo contrato, o mesmo se aplicando a Paulo Bento.
Os dados estão lançados. Place your bets, folks.

quarta-feira, janeiro 17

Ou vai ou Rocha

As noticias que apontam para a saída de Ricardo Rocha possuem fundamento conjuntural astrológico, mas os indicadores de saída estão presentes apenas a partir de Maio 2007 (durante o defeso, portanto).

Publicado em Setembro 19 2006
http://astrocosmo.blogspot.com/2006/09/ricardo-rocha-3-oct-1978-poca-200607.html

Ricardo Rocha (3 Oct 1978) - Época 2006/07

"...Apresenta indicadores de mudança de residência no defeso de 2007, o que pode querer dizer alguma coisa quanto à sua (não) permanência na luz..."

terça-feira, janeiro 16

Jesualdo: de profeta à cruz

É cedo para dar por terminado este campeonato. Como sempre na vida não há realidades estáticas. A dinâmica a que muitos chamam de surpresas não deixa de acontecer porque em determinados momentos a cristalização do estatuto parece vencer sem qualquer oposição. É preciso lembrar que, apesar de ser, entre os treinadores dos 3 grandes, o único com potencial conjuntural planetário vencedor para esta temporada (lembrando que não tenho a hora de nascimento de nenhum deles e que, portanto, só temos acesso a cerca de 75%/80% dos dados), Jesualdo Ferreira apresenta na sua conjuntura astrológica indicações de que, em alguns momentos, viverá instabilidade e "queda" de ego, para alem dos indicadores, lá para o fim da presente temporada (embora seja na próxima que de forma mais forte estes indicadores estejam activos) de potencial para rescisão de contrato.
Portanto, não temos em mãos uma caminhada sem espinhos (e sem espinhas) para este Porto, se atentarmos somente à conjuntura do seu treinador. Talvez se possa começar a dar atenção ao "endeusamento" que se vai fazendo aos jogadores Portistas para compreendermos, mais tarde, a carga de responsabilidade total que "recaírá" sobre o seu treinador. Se o jogadores são tão fantásticos o culpado de resultados menos bons só pode ser do treinador. Quando se "criam" atmosferas" como a que se vive actualmente no Dragao, ganhar quase sempre deixa de ser suficiente. De profeta à cruz foi célere Jesus.

quinta-feira, janeiro 11

Mourinho e Jesualdo: pontos de contacto

1. Por muito estranho que possa parecer, as conjunturas actuais de jesualdo Ferreira e José Mourinho possuem vários pontos de contacto:
a) ambos possuem um potencial enorme para rescisão de contratos durante o próximo ano e meio (sobretudo Jesualdo Ferreira "tem tudo" para "estoirar uns 2 ou 3 contratos durante o próximo ano e meio a dois anos);
b) ambos se encontram no ponto mais alto das suas carreiras (conjuntura médio/longo prazo);
c) e ambos "sofrem" de um mesmo aspecto astrológico indicador de algumas derrotas e queda do ego (a grande diferença é que Mourinho "viveu" este período durante o ano de 2006, com epílogo e auge em Dezembro 2006, ao passo que Jesualdo só a partir de Março/Abril 2007 começará a sentir os efeitos de um carisma brilhante, mas nem sempre ligado com vitórias). De notar que em 2006 os resultados do Chelsea foram bastante fracos, inclusive durante a temporada transacta, com a equipa a perder pontos na Premier League para a concorrência entre Janeiro e Maio, e sendo eliminada, nesse período, da Taça de Inglaterra, Taça da Liga e Liga dos campeões.
2. A situação por que passa Ronaldo no Real Madrid representa o fim de um ciclo do futebol moderno. Zidane abandonou a alta competição e Figo prepara-se para saír para as Arábias, mas é o declinio de Ronaldo que confirma o fim de uma era.
3. E como no futebol as rescisões são mais que muitas aqui ficam mais dois atletas com potencial planetário elevado para rescindirem contrato com o seu actual clube, o Benfica, no final da presente temporada: Moreira e Mantorras.

domingo, janeiro 7

Omissões/Erros=Rectificações

O tema "Rescisões contratuais" tem feito parte constante dos ultimos posts do AstroCosmo. Há dias publicámos um post a relembrar a previsão para a temporada de Carlos Martins, no qual aflorámos o potencial de rescisão contratual do jogador com o Sporting para o final da presente época. Lembrei-me, depois, de dar uma volta pelas restantes previsões para atletas leoninos, em busca de potenciais rescisões contratuais para o presente defeso.
Dessa busca resultou que, nas nossas previsões, João Alves e Pontus Farnerud eram os jogadores sportinguistas apontados como os unicos possiveis "dispensados" no mercado de inverno em curso. Se João Alves vem confirmando, mercê das conversações entre SCP e SCB, esse potencial, já Farnerud não dá sinais de poder vir a saír em Janeiro. Mas, dessa "revista" à conjuntura planetária de Farnerud, resultaram conclusões que não constam da sua previsão, publicada a 30 Agosto 2006 (http://astrocosmo.blogspot.com/2006/08/pontus-farnerud-4-jun-1980-poca-200607_30.html).
Fomos adiantando no inicio da presente temporada 2006/07 que ao longo da mesma fariamos aditamentos e rectificações a algumas previsões conforme fossemos dando por erros/omissões. No caso de Farnerud trata-se de uma omissão. O potencial para lesões do atleta Sueco é considerável e já deu de si com uma lesão dificil de curar nos primeiros meses da temporada, mas o "risco" de mais lesões mantem-se durante os restantes meses da época.
Outro caso Leonino é o de Custódio. Na sua previsão adiantámos que Janeiro e Fevereiro seriam meses complicados mas que, a partir de Março, as coisas poderiam melhorar. Aqui, e depois de uma revisão aturada da conjuntura do médio leonino, confessamos as nossas dúvidas relativamente a uma recuperação consistente em Março 2006, uma vez que ainda estará "sujeito" a algumas configurações planetárias indicadoras de um ego em "baixa". Esperemos pois pelo que Março trará.

sexta-feira, janeiro 5

Este post é dedicado ao melhor jogador Português de 2003, 2004, 2005 e 2006

1. Um dos mais sensaborões mercados de inverno de que há memória em Portugal. Nem futebol, nem transferências, nem prisões preventivas. Boring!

2. O Presidente do clube Saudita anunciou hoje que Figo assinou contrato por um ano, a valer a partir de Julho 2007. Depois de tanta coisa que disse sem que se confirmasse, vamos esperar pelo dia 23 de Janeiro para ver se os astros já pararam quietos, mantendo-se, até lá, o potencial para rescisão de contratos e para mudança de clube.

3. Vem aí o melhor Rui Costa da temporada. Para relembrar, alguns excertos da previsão do AstroCosmo para o AstroBenfiquisa:
http://astrocosmo.blogspot.com/2006/09/rui-costa-29-mar-1972-poca-200607.html

Publicado a 21 Setembro 2006
"A conjuntura global é de qualidade mas a primeira metade da temporada é fundamental para que se faça marcha-atrás neste movimento especulativo. Por entre algum potencial para dificuldades fisicas, Rui Costa pode esperar as primeiras críticas nas primeiras semanas de campeonato, apresentando em finais de Outubro, boa parte de Novembro e inicios de Dezembro os indicadores astrológicos que revelam uma nova faceta: a da perda de popularidade e/ou alguns problemas de relacionamentos laborais, num período um pouco complicado, tambem, para alguns dos seus colegas, o que pode indicar resultados aquem do esperado.
A segunda metade da temporada antevê-se bem mais frutifera, e o Rui (posso tratar-te assim?) arranca o melhor de si: capacidade estratégica, experiência colocada ao serviço do colectivo, popularidade sustentada em exibições de qualidade, pé quente e objectivos cumpridos de um jogador que merece acabar a sua carreira em alta."
4. O discernimento no adepto de futebol é raro. Procura saber-se qual o melhor jogador Português emigrante do ano de 2006 e, entre um campeão de Espanha e da Europa (em 2006) e uma estrela mediática com grande potencial mas sem qualquer titulo conquistado (em 2006), o escolhido é, por larga margem, o segundo. As razões para isto suceder estão ligadas com duas a três semanas em Dezembro de grande qualidade do jogador do Manchester.
Se há volatilidade na opinião da opinião publica, neste caso se percebe a imensa amplitude da sua instabilidade. Mas num país (e num mundo) educado a não dar valor ao mérito e à Justiça outra coisa não seria de esperar.

quinta-feira, janeiro 4

A trama do Escorpião

A trama adensa-se, mas cada vez parece mais claro que os acordos quebrados não vão parar por aqui. Até sensivelmente a 23 Janeiro 2007, e provavelmente por volta dessa data, as coisas tornar-se-ão mais claras. Até lá, resta esperar por uma reacção do jogador, que permanece mudo e surdo a todas as noticias e conferências de imprensa que vão sendo veiculadas quer da parte do clube Italiano, quer da parte do clube Saudita.
In "Record" on-line

"Luís Figo continua a dar que falar na Arábia Saudita. Hoje, o manager do Al-Ittihad, Rafat Al Turki, promoveu uma conferência de imprensa na qual se fez acompanhar por uma mulher, Mariam Abu Khadour, que foi identificada como sendo a representante do médio português.
"Figo esteve nas negociações com o Al-Ittihad", afirmou Mariam, garantindo que é a representante do jogador do Inter. E assegura: "As negociações estão na fase final".
Recorde-se que o Al-Ittihad tinha anunciado que ia apresentar em conferência de imprensa o contrato de Figo, facto que não veio a verificar-se.
O Inter recusa-se a vender Figo e já garantiu que não está a negociar o médio com nenhum clube. Por seu turno, a versão que corre na Arábia é que as conversas pararam depois dos árabes conhecerem as condições de pagamento impostas pelo ex-internacional português, que alegadamente exigia que "70 por cento do ordenado, de um acordo de dois anos, fossem pagos nos primeiros seis meses".
Outro dos pedidos do médio que o presidente Mansour al-Balawi terá recusado foi o facto de "Figo sair a qualquer altura nos primeiros seis meses".

quarta-feira, janeiro 3

Diz que disse

- Moratti diz que falou por telefone com Figo e que o convenceu a ficar mais ano e meio em Milão, no seu Inter;

- Diz o jornal "a bola" que Figo disse que Moratti lhe falou por telefone e lhe disse que não o deixava saír em Janeiro;

- Mancini diz que Figo vai ficar em Milão;

- O presidente do clube Saudita diz que Mancini disse o que disse porque não sabe do acordo secreto que aquele e Moratti firmaram no sentido de Figo rumar às Arábias já em Janeiro;

- Diz ainda o Presidente do clube Saudita que a assinatura do contrato com Figo tem data marcada para amanhã;

Esta transferência ainda mexe...

segunda-feira, janeiro 1

2007

2007 ainda agora começou e já mostra ao que vem. Período marcado pela necessidade de restruturação da astrologia que faço, essa necessidade surge retratada, invariavelmente, em erros. Talvez por isso venha a ser um ano com menos previsões e mais reflexões. Às vezes, para dar um passo à frente é preciso dar uns 2 ou 3 atrás, e quer-me parecer que 2007 será um ano muito duro para a minha astrologia.
O artigo que deu por concluída a transferência de Figo para as Arábias está carregadinho de sinais sobre a necessidade dessa restruturação. Restruturação técnico-astrológica e restruturação de procedimentos e de publicação de previsões. Não se trata de nada de dramático, apenas e só de uma fase conjuntural. Nem eu escapo à "ditadura" dos astros... Entender estas fases conjunturais como oportunidades de melhoria, embora nem sempre de melhoria aos olhos de quem nos vê, revela discernimento e perspectiva. E não quero perder oportunidades...
De qualquer maneira, importa manter em análise esta transferência até ver gorada. De facto, a rescisão contratual que previramos verificou-se. E não foi só uma rescisão. Como saberão muitos de vós, a liberdade de forma contratual é a regra, ao menos no ordenamento juridico Português. Ou seja, para formar um contrato não é preciso que esse contrato seja escrito.
Assim, apesar de não ter chegado a assinar contrato com o clube das Arábias, Figo comprometeu-se. Acontece que, no campo futebolistico, a excepção vira regra, e sem contrato escrito e assinado não há nada para ninguem. Ora, se não se pode falar de rescisão contratual a nível juridico, não significa que não exista um quebrar de contrato.
Existiu, no entanto, mais uma rescisão contratual. O contrato que vigorava entre Figo e o Inter vai (se se vier a concretizar o que os Media anunciam) ser rescindido, assinando-se um outro compromisso com duração por mais ano e meio.
Em termos de técnica-astrológica pura, e analisando-se a conjuntura presente de Figo, não se pode concluir que está tudo acabado. isto porque, durante o mês de Janeiro, e até ao seu final, o potencial astrológico para mais rescisões contratuais existe. Ou seja, isto só acaba quando a senhora gorda cantar, e até finais de janeiro a senhora vai cantar.
Ligado com o potencial conjuntural para rescisões, que nos levou a prever uma possivel rescisão contratual para Figo nesta fase de Dezembro 2006/Janeiro 2007, está um outro potencial conjuntural de mudança de residência, que nos levou a considerar como possivel que a rescisão contratual estivesse ligada a uma mudança de clube e, até, de país. Este potencial mantem-se, tambem, até finais de janeiro 2007.
Outros casos semelhantes sucederam já no passado sem que os jogadores "atingidos" por conjunturas deste tipo chegassem a mudar-se para o estrangeiro, embora a rescisão contratual, pelo menos sob a forma da assinatura de um novo contrato entre clube e jogador, dificilmente não se verifique. Mas uma das constantes deste tipo de casos (aconteceu, por exemplo, com Thierry Henry durante 2006) é a de, pelo menos, colocar-se como uma forte hipótese a mudança de clube.
Uma das curiosidades deste caso é verificar como vão ficar as relações de Figo com o clube Árabe, no caso de não chegar a cumprir o que acordou com os seus dirigentes. Seja como fôr, aguardemos então até finais de Janeiro 2007 e tiremos, então, as devidas conclusões.