terça-feira, fevereiro 27

Benfica 2006/07

Benfica 3 - Paços de Ferreira 1.

2 golos de Simão.

Boas defesas de Quim.

Ausencia de críticas para Fernando Santos.

Claramente este não foi o jogo de viragem para os da luz, mas a tensão virá em crescendo nas próximas duas semanas: a conjuntura de Fernando Santos, indicadora de incremento de tensão e críticas, alem de algumas derrotas pessoais, não deixa espaço para outras interpretações.
Quanto a Simão e Quim era suposto já estarem activas as configurações planetárias indicadoras de diminuíção de rendimento, mas a realidade mostra-nos que continuam a ser duas das melhores unidades da equipa. Vamos esperar para ver se Março nos traz a confirmação desses indicadores.

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, fevereiro 26

Deco: o melhor de Espanha em 2006

1. Deco foi considerado, no âmbito dos Prémios Nacionais do Desporto espanhóis, que serão entregues aos vencedores em Junho pela família real, o melhor jogador de futebol em Espanha do ano de 2006. Ou seja, do ano em que o Barcelona venceu liga e Champions. Agora que a sua carreira promete sofrer alguns revezes, finalmente um prémio de consolação para o Luso-Brasileiro.
2. E por falar em carreira, a minha de astrologo continua à espera, desde há duas semanas, da queda conjuntural de Simão Sabrosa e Quim. A isto chamo de "perseguição conjuntural" porque, ao contrário de outras previsões que foram simplesmente falhadas por incompetencia própria, estas depois de aturada re-análise, continuam a fazer todo o sentido. Até que deixem de o fazer. Agora é o momento, e como prazo limite dou-lhes mais duas semanas. Por outro lado, "convinha" que a conjuntura de Fernando Santos se "alinhasse" com a dos jogadores para que tal se consubstanciasse em resultados menos positivos. Pois então, é tambem no espaço duas semanas que a tensão para com Fernando Santos vai em crescendo. Se eu fosse um astrologo de jeito até fazia umas previsões para jogos especificos, como por exemplo, para o de hoje à noite. Mas como o passado já demonstrou que nesse capítulo os deuses não estão comigo fica apenas a referência a este período.
3. No post anterior, em que falei da recuperação do Sporting a partir de inicios/meados de Março, esqueci-me de fazer menção a um atleta: Alecsandro. Como talvez se lembrem, o mês de Março, ou pelo menos boa parte dele, não se adivinha conjunturalmente brilhante para Liedson. Pois bem, se, para alem de Djaló, Paulo Bento quiser lançar mão de Alecsandro, está "liberado". Em Abril as coisas turvam um bocadinho para o Brasileiro, mas nessa altura lá estará Liedson para fazer as vezes.

Etiquetas: , , , , , ,

sábado, fevereiro 24

Sporting 2006/07

Desde meados de Janeiro, momento assinalado pelo AstroCosmo para o inicio da pior fase da temporada leonina, o Sporting realizou 5 jogos para o campeonato. Venceu um, em casa, frente ao Nacional da Madeira, e empatou quatro, frente a Belenenses, Boavista, Paço de Ferreira e Desportivo das Aves, este ultimo em Alvalade. Não será prematuro afirmar que esta é, de facto, a pior fase da temporada da equipa, e só não percebo porque demoraram tanto a acordar os adeptos para esta realidade. Até ao jogo de Leiria a tensão alta vai manter-se para Paulo Bento e jogadores.
Depois vão "chegar", finalmente, os melhores momentos dos jovens de Alcochete, casos de Veloso, Djaló, Moutinho, Ronny, Nani e Pereirinha. Paredes vai poder dar um ar da sua graça. Bueno, depois do fogacho frente ao Nacional, vai dar uma ideia do que pode render, continuadamente, a partir de Janeiro 2008, naquela que será, astrológicamente, a sua fase mais "limpa" e com maior potencial da temporada 2006/07. Romagnoli faz parte do plantel e Paulo Bento, se tiver "olho", vai lembrar-se dele. Polga e Caneira vão na onda para conferir consistência defensiva à equipa e, a partir de finais de Março, Liedson regressa à melhor forma.
Até lá é ir aguentando a pressão, quer em Leiria, quer no jogo para a taça frente à Académica de Coimbra, e pensar que Benfica e Porto não estão imunes a novas quebras de rendimento.

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 23

Ladies and gentlemen, I give you: Row zé Mâurinho

1. Depois do enterro que lhe fizeram em finais de Dezembro/inicios de Janeiro, Mourinho encontra-se na melhor fase da sua temporada 2006/07, e essa fase está longe de terminar. A popularidade está alta mas não vai parar por aqui. Os ultimos 2 meses da época trazem, no entanto, de volta velhas tensões, mas é tambem nessa fase da temporada que Alex Ferguson enfrenta o maior desafio dos seus ultimos anos: tentar vencer uma conjuntura complicada e desestruturante de modo a não perder um campeonato que parecia já não poder fugir-lhe. Uma emocionante luta de conjunturas complicadas. De notar indicadores fortes de rescisão contratual na conjuntura de Ferguson quer no fim desta temporada, quer durante toda a temporada 2007/08.
2. Continuo a aguardar a queda conjuntural de Simão Sabrosa e Quim para este final de mês. No caso do Guarda-redes a conjuntura menos boa prolonga-se por boa parte de Março, embora seja esta parte final de Fevereiro a mais afectada. Procurando "encaixar" a conjuntura dos jogadores encarnados com o treinador benfiquista, é a partir do jogo da próxima jornada da liga Portuguesa, com o Paços de Ferreira, o mais tardar da seguinte, que a conjuntura de Fernando Santos deixa de estar amparada por configurações responsáveis pelo actual momento de boa crítica. Ao mesmo tempo, Nuno Gomes mantem-se abaixo da linha de água tambem até final de Fevereiro 2007, embora mostre melhorias consideráveis a partir de Março, altura em que pode voltar a ser o avançado concretizador do passado.
3. A sorte do FCP nesta edição da liga dos campeões pode ter ficado ditada pelo resultado alcançado no dragão. Para a 2ª mão o Chelsea não estará mais fraco conjunturalmente, e Mourinho muito menos, mas é preocupante para os portistas a conjuntura que a maior parte dos seus atletas apresenta no jogo frente ao Maritimo que disputam imediatamente a seguir ao jogo de Londres.

Etiquetas: , , , , ,

segunda-feira, fevereiro 19

Resumo da semana

1. O Sporting mantem-se na sua fase baixa, mas vai dando sinais da retoma que há-de chegar. Por enquanto, e para a próxima jornada com o Aves e seguinte com o Leiria, o perigo de resultados aquem do esperado permanece.
A ajudar a isto, sucede uma nova sub-fase conjuntural de Liedson, com uma nova quebra de produtividade do avançado leonino, que terá inicio em finais de Fevereiro e se prolongará até, mais coisa menos coisa, meados/fins de Março. Existe algum desfazamento entre a conjuntura de Liedson e a da maior parte dos seus colegas, visto estes darem indicações fortes de melhoria conjuntural a partir de inicios/meados de Março, mas quer-me parecer que a partir de finais de Março este desfazamento deixa de existir.
Assim, jogadores como Polga, Caneira, Veloso, Ronny, Bueno e Nani, são os atletas com conjuntura mais perigosa para as próximas duas jornadas, com Liedson, progressivamente, a juntar-se-lhes. Mas é engraçado notar que são exactamente estes jogadores que, a partir da fase de Março já mencionada, vão levar o Sporting às cavalitas para o melhor período da época leonina.
Devo desde já suublinhar que isto não significa, automáticamente, uma vitória no Dragão a 17 Março, pois estamos a lidar com uma conjuntura de médio prazo e não com a conjuntura rápida do jogo especifico.
2. Jesualdo ganhou juízo ao colocar Fucile no seu onze e a equipa ganhou o jogo com facilidade. Os regressos de Quaresma e Anderson à equipa davam muito jeito ao treinador portista, mas com a conjuntura de final de temporada de Jesualdo, dificilmente o salvarão de contestação e de uma possivel saída do Dragão.
3. Em Espanha Cappelo escreveu um novo capítulo de maus resultados para o Madrid, mas a sua cabeça mantem-se a salvo, dado o apoio de Mijatovic ao Italiano. Como já aqui escrevemos, o final de época (ou mesmo antes) não deixa margem de manobra aos dirigentes Madrilenos: Cappelo "se marcha".
Na Catalunha é Rijkaard quem confirma a sua permanência em Barcelona para a próxima temporada. Astrológicamente as dificuldades de relacionamentos do técnico Holandês não terminaram, e muito menos terminou a ofensiva ao seu ego. O fim de ciclo dos Cules vai ser uma realidade, e Rijkaard confirma-o. Interessante a coincidencia de algumas configurações planetárias de Rijkaard e de Cappelo, inclusive no momento em que são despoletadas. Apenas uma nota para referir que o campeonato em Espanha só termina a 19 de Junho, algo muito importante para Rijkaard: ainda assim nessa altura já terá passado o pior para o excelente treinador do Barça. Mas, até lá, o risco de rescisão existe.

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, fevereiro 16

Já diziam os antigos...

Prediction is very difficult, especially about the future. - Niels Bohr

Etiquetas: , ,

quarta-feira, fevereiro 14

E siga o circo

A euforia que anima os adeptos faz do futebol a mais volátil profissão do mundo em termos de apreciação individual. Ora agora é o maior, ora logo a seguir é a maior gosma. O Benfica de Fernando Santos pode bem tornar-se em mais um exemplo acabado desse esquema de vida se as conjunturas de jogadores como Simão e Quim para as próximas duas semanas se concretizarem em resultados negativos para a equipa. Não são só eles que revelam uma descida de forma mas, tratando-se dos jogadores mais em forma e mais idolatrados actualmente pelos adeptos, uma conjuntura como a que apresentam pode revelar algo mais do que apenas uma queda individual. Atravessando-se pelo meio deste período a eliminatória com o Bucareste, o perigo existe. Não faço apreciações individuais a jogos especificos, ou pelo menos tento não o fazer, dada a falta de jeito que já mostrei, mas o perigo está lá, e pode manifestar-se em algum ou alguns dos 5 jogos que a equipa terá de disputar até inicios de Março. O jogo da jornada de dia 11 Março 2007 ainda preocupa, sobretudo devido a uma configuração planetária do mapa de Fernando Santos.
Vamos aguardar e deixar os prognósticos para o fim de cada jogo, algo que o Mestre Alves não faria (o Benfica perdia os jogos todos, por certo, na opinião do homem). O dano que gente deste calibre faz à astrologia e ao esoterismo, aos verdadeiros astrologos e aos verdadeiros esotericos, não é sequer comensurável. Que exista gente desta eu compreendo. Que canais de televisão lhes deem tempo de antena, nao quero compreender. E siga o circo.

Etiquetas: , , , ,

Simbolos

Quaresma e Cristiano Ronaldo, a pouco mais de um ano de expirarem os contratos que os ligavam ao Sporting, foram aconselhados pelo seu agente de então, José Veiga, a não renovarem, já que alguns grandes clubes Europeus os contratariam se fossem donos dos seus passes.
Quaresma e Cristiano fecharam a mão, levantaram-na bem alto, e espetaram o dedo. A carreira de Veiga enquanto agente de jogadores praticamente "fechou" nessa ocasião. E de pouco valeu que dirigentes de grandes clubes tivessem feito "demarches" no sentido de os atletas não renovarem.
Em entrevista a um jornal Espanhol, Sandro Rossel, à data executivo do F C Barcelona (sempre o Barcelona, que já tinha lesado o Sporting com Figo), conta que foi à Madeira e a casa de Cristiano Ronaldo, onde a mãe deste lhe terá servido bacalhau com batatas (aquele Tino de Rans tambem contava uma estória assim), para convencer o atleta e/ou os seus pais, para que não renovasse: daí a um ano estaria no Barcelona.
Debalde. Por palavras suas, conta Rossel, que o motivo da "nega" de Cristiano foi a de querer que o seu clube de formação fosse compensado financeiramente pela sua saída. A mesma razão que tanto Ronaldo quanto Quaresma haviam dado a José Veiga para não quererem saír em litigio com o Sporting.
No actos se vê aquilo que cada jogador quer a um clube. Quaresma joga no FCP porque o Sporting não exerceu o direito de opção que tinha para adquirir o seu passe, numa operação em tudo idêntica à de Simão, mas deu uma lição de honestidade a muito sportinguista que por aí anda e, sobretudo, um bom dinheiro para as finanças debilitadas de Alvalade. Cristiano Ronaldo não é só um grande jogador: no momento da verdade mostrou o seu carácter (um bom carácter) e a confiança que sempre teve no seu valor. Não precisou de "pisar" ninguem para fazer o seu caminho. E parece que não se está a dar mal.
Simbolos não se fazem de falta de memória nem de ódios desnecessários. Mas na formação de Alvalade esta ultima fornada mostrou gratidão, o que tambem é um sinal de que o departamento juvenil já consegue encontrar não apenas bons atletas. Figo e Futre para dirigentes do Sporting? Que tipo de exemplo seriam eles para os jovens do clube?

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, fevereiro 13

Deco no mercado?

1. No seguimento da promessa de que ao longo da temporada reveriamos algumas das previsões "postadas" em inicio de época, vimos colocar sob os holofotes do cosmo a previsão para Liedson. Na previsão publicada a 28 Agosto 2007 (http://astrocosmo.blogspot.com/2006/08/liedson-17-dec-1977-poca-200607.html) diziamos que na fase de Fevereiro a conjuntura de Liedson mesclava indicadores de qualidade com outros menos agradáveis. Ao longo dos ultimos dias dediquei-me em exclusivo a tentar compreender a conjuntura do ariete leonino de modo a conseguir destrinçar um período de popularidade que ele vai vivendo (e que está reflectido em aspectações planetárias claras) de um outro período, menos vencedor. Ora, do trabalho efectuado, resultou que a fase de popularidade pode atingir meados/finais de Fevereiro 2007, ao passo que a fase de dificuldades e possiveis derrotas pessoais começa em meados/finais de Fevereiro, prolongando-se até meados/finais de Março. Foi o melhor que consegui fazer para delimitar conjunturas antagónicas.
2. Em Espanha começam a surgir os primeiros rumores da possibilidade de ronaldinho saír do Barcelona, sendo que o Milan surge à cabeça dos interessados pelo internacional Brasileiro. É o próprio Cruyf que defende uma semi-revolução no plantel Catalão pois advoga o fim de um ciclo do clube.
De um ponto de vista astrológico, e tal como já fizemos referência há uns tempos, não nos repugna essa perspectiva. Uma equipa construída mediáticamente em torno de Ronaldinho, e tácticamente em torno de Deco, fechará o ciclo quando um, ou ambos, deixarem a equipa.
Ainda sob uma vertente planetária, lembram-se certamente do post que publicámos há tempos (Culebron Ronaldinho) relativamente ao potencial astrológico de Ronaldinho para deixar o Barça quer no final desta temporada quer no defeso de inverno 2007/08. Aquilo a que não fizemos referência, apesar de termos sublinhado uma quebra de produção acentuada e um potencial forte para lesões, foi da hipótese astrológica que tambem se coloca para que Deco deixe Barcelona já na próxima estação Primavera/Verão. De facto, esse potencial planetário está presente apesar de, até ao momento, apenas se ter falado das possiveis saídas de Ronaldinho e de Etoo.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, fevereiro 12

A desinformação dos informados por defeito



Para quem não faz ideia como uma mentira repetida muitas vezes se transforma em verdade e, sobretudo, como é que se consegue a repetição dessa mentira, aqui fica um exemplo.

Na sua habitual crónica no jornal "abola", Paulo Sousa, antigo internacional Português, fala de desonestidade e compadrio de alguns jornalistas na apreciação individual a desempenhos de futebolistas. Diz que ao longo da sua carreira se foi apercebendo dessa realidade, e que os beneficiados "eram sempre os mesmos".

Não é só ele que pensa assim, nem é de estranhar que tal suceda. A espinha dobrada de alguns jornalistas (Portugueses e estrangeiros) não deixa espaço a outra realidade, e a "pressão" da opinião publica para se criarem "mitos" tambem não.

Por aqui se pode retirar uma lição para os que comentam jogos e jogadores pelo que leem nos jornais e ouvem de comentadores na televisão. São esses, os que se limitam a "passar" e a "vender" o que lhes venderam, que "fazem" a opinião publica corrente porque vão transmitindo ideias feitas sem curarem saber do que falam nem se é verdade o que dizem.

Na sociedade do excesso de informação vence a desinformação dos informados por defeito. A mentira repete-se até ao ponto de duvidarmos da própria História.

Etiquetas: , ,

sábado, fevereiro 10

Cappelo: Jesualdo do passado e do futuro

1. Em Madrid a direcção do clube deu um voto de confiança a Capelo. Como é costume nestas situações o melhor a fazer é desconfiar, e da analise à conjuntura do treinador Italiano retiramos que a desconfiança tem razão de ser. Com uma conjuntura em parte parecida à de Jesualdo (falta, no entanto, ao Italiano, o potencial vencedor que, ainda assim, o Português possui na sua conjuntura), pode dizer-se que Cappelo é o Jesualdo do passado e do futuro. O que distingue as conjunturas de ambos é que a crise das ultimas duas semanas do Portista ainda está para acontecer, durante este fim de semana e o próximo, a Fabio Cappelo. Portanto, e aguardando com expectativa, o potencial para rescisão de contrato do treinador do Real Madrid é grande nesse período, e voltará a ser durante o ultimo mês e meio da presente temporada. Quanto a Jesualdo, o fim da temporada traz vários apontadores planetários de rescisão contratual.
2. As promessas de Alvalade preparam-se para saír, finalmente, da casca. Mas para já, e durante o mês de Fevereiro e inicios de Março 2007 (até à jornada da visita a Leiria, inclusive) ainda falta percorrer um caminho espinhoso. A partir da jornada seguinte à visita a Leiria o plantel do Sporting na sua generalidade melhora a olhos vistos. Caneira, Polga, Veloso, Moutinho, Djaló ou Ronny, para dar os exemplos mais flagrantes, arrancam para o melhor perído da sua temporada. Tambem Nani se "livrará" da situação" conjuntural que o mantem amarrado e incapaz de explodir, conjuntura essa que se manterá durante Fevereiro. É durante este mês que o mais importante terá de ser realizado: perder o menor numero de pontos para FCP e SLB de modo a estar em posição de lutar pela conquista do campeonato a partir de Março.
3. O desdem que se tem feito sentir relativamente a Nuno Gomes e Hélder Postiga pode ter alguma razao de ser, dado que a produtividade dos dois pontas de lança tem andado por baixo. Do lado portista, e apesar de os ultimos meses da temporada poderem trazer uma imprensa dura, Renteria não tem melhor conjuntura que Postiga (que apesar dos problemas que possa vir a ter mantem uma conjuntura de potencial vencedor). Dos lados da luz convem nao andar a cuspir no melhor ponta de lança do plantel. Apesar das críticas se poderem manter até inicios de Março, a fase posterior da temporada do goleador benfiquista promete melhorias significativas. A fase decisiva, portanto...
4. No FCP seria aconselhável que Jesualdo Ferreira escolhesse, de vez, quem é o defesa esquerdo da equipa. E estando a escolha no seu livre arbitrio, outra opção que não seja Fucile é errada. Belissima conjuntura do Uruguaio a partir de finais de Fevereiro/inicios de Março. De notar alguma queda de rendimento nestes ultimos meses da temporada de Quaresma e Pepe, peças-chave da estrutura da equipa. E se Quaresma tem em Vieirinha (a partir de Março) uma alternativa conjuntural-astrológica de relevo, já Pepe não encontra substitutos que, do ponto de vista astrológica, forneçam garantias.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , ,

terça-feira, fevereiro 6

Mourinho e sus Muchachos cantam para Abramovich

Humor Inglês, hoje e sempre, o melhor do mundo

http://www.youtube.com/watch?v=4GMu1K1926c

Etiquetas: , ,

domingo, fevereiro 4

Obviamente, não me demito

A pedido de vários quadrantes do mundo bruxaico e futebolistico, repomos a previsão para a temporada de Carlos Bueno. Para que não fiquem dúvidas, a menção conjuntural-astrológica que se faz ao mês de Fevereiro do Uruguaio é negativa. Até a esta fase do mês de Fevereiro estamos a ser goleados pelo Kinder mais famoso em território Português.
Publicado a 2 Setembro 2006
Carlos Bueno (10 May 1980) - Época 2006/07
"Vai explodir em Janeiro... de 2008! Uma boa contratação a médio prazo, portanto, já que em 2006/07 vai-se abaixo demasiadas vezes, confirmando em absoluto os “timings” de grande parte dos seus novos companheiros, quer em inicio de temporada (Setembro e Outubro à cabeça, com indicadores de derrotas inesperadas, potencial para problemas fisicos e algum tipo de alienação do grupo, associadas a críticas) quer em Fevereiro e, posteriormente em fim de época, não apresentando indicadores de vitórias consistentes, bem pelo contrário. Tem a vantagem de estar emprestado e de, por isso, não ter feito saír dos cofres do clubes montantes de relevo.
Melhoria considerável da sua conjuntura planetária a partir de, como já ficou mencionado, Janeiro 2008."

Etiquetas: , ,

sábado, fevereiro 3

"Culebron" Ronaldinho


1. No seguimento de transferências "imposíveis" que o passado nos mostrou não o serem, inicia-se nos próximos meses o possível "culebron" Ronaldinho. Quer no defeso de verão de 2007, quer no defeso de inverno (Dezembro 2007/Janeiro 2008), a saída de Ronaldinho do Barça deixa de ser impossível para se tornar numa hipótese real.

2. No Porto, Pinto da Costa renovou o contrato a Helton, mas tal não impede que a previsão feita há dias relativamente a uma possível saída do Keeper para o estrangeiro durante 2007/08 esteja estragada: pelo contrário, trata-se de mais um sinal de que estamos no caminho certo.

3. Paredes voltou a lesionar-se. Depois de o termos considerado a melhor contratação leonina para esta temporada, e posto que a época do Paraguaio não tem sido nada brilhante, pusemo-nos a pensar no assunto. E, de facto, dada a fraca qualidade dos reforços que Freitas e companhia "arranjaram" para o Sporting, é possivel que tenhamos acertado por falta de concorrência. Para o que resta de campeonato, Paredes apresenta em Fevereiro e até meados de Março indicadores "fraquinhos". Daí até Maio é de esperar que algumas melhorias se façam notar.

4. Deco,"musa" futebolistica do AstroCosmo, atravessa nos próximos meses uma fase conjuntural astrológica pouco brilhante, com potencial para lesões e decréscimo de rendimento.

5. E já que estamos a falar de potencial para lesões, não podemos esquecer o mês de Fevereiro de Simão Sabrosa. Ele fica com esta parte da conjuntura, Derlei e Nuno Gomes com a parte das críticas. A grande diferença entre Derlei e Nuno Gomes é que o Português denota configurações indicadoras de produtividade para o que resta de temporada, sobretudo a partir de inicios de Março.
6. Paulo Bento prepara-se para dar a titularidade a Miguel Veloso no desafio com o Nacional da Madeira. Tal como já aqui fomos adiantando, e em termos puramente astrológicos, durante o mês de Fevereiro, e até inicios de Março, a conjuntura do jovem atleta leonino apresenta indicadores planetários que vão no sentido de algumas desilusões. A partir de inicios/meados de Março 2007 até ao final da temporada é de esperar que o rendimento do atleta se alie a resultados de qualidade, numa fase de popularidade acentuada.
(Previsão de inicio de época para Miguel Veloso)

Etiquetas: , , , , , , ,

quinta-feira, fevereiro 1

Derlei

Foi o avançado escolhido por LFV para suprir a saída de Kikin Fonseca e chega envolto num cobertor de popularidade e carinho dos adeptos benfiquistas.
Essa popularidade, pelo menos a nível conjuntural, manter-se-á durante o que resta de temporada, mas são de esperar críticas fortes ao seu desempenho num período em que a sua integração no grupo tenderá a piorar. O potencial para lesões está presente.
Em termos comparativos apresenta melhor conjntura que Marcel a época passada, mas só popularidade não chega. A um reforço de Janeiro pede-se integração imediata e produção condizente.
Apresenta indicadores de que o contrato com o benfica é temporário, e de separações em Maio 2007, o que pode dar pistas quanto à sua não permanência na luz na próxima temporada.