sábado, março 31

Espanha e Inglaterra: astros fazem mossa

1. O desportivo Espanhol "Marca" anuncia hoje que Ronaldinho tem pé e meio em Milão. O Culebron adensa-se e vai tornando-se uma realidade. Enquanto isso, Deco continua a perder peso em Barcelona, ao mesmo tempo que a influência de Iniesta cresce, e a sua situação (do Português) conjuntural até final da presente temporada promete novos desenvolvimentos nos crescentes rumores de que pode, tambem ele, estar de saída da cidade condal. Não é, definitivamente, um momento feliz para o nosso Mágico.
2. Ao mesmo tempo que os porta-estandartes da grande equipa Catalã veem o seu futuro vacilar, o Barcelona continua a ser dado como o grande favorito à conquista da liga Espanhola. O problema, no entanto, não se reduz à conjuntura de Deco mas tambem à de Rijkaard. Sobretudo a partir das jornadas de 14 OU 21 de Abril, e durante as 4 ou 5 semanas seguintes, a conjuntura do Holandês reacende a luz vermelha indicadora do perigo de derrotas e de um ego em queda. Claro que a liga Espanhola só termina em finais de Junho o que pode dar alguma margem de recuperação à equipa, mas convem não perder demasiado terreno numa fase tão crítica da temporada: às tantas, pode dar-se o caso de ser tarde para ir "buscar" os adversários directos.
3. Perante um cenário deste género podia pensar-se que Capello tinha perante si uma oportunidade única de marcar diferenças e lutar pelo título Espanhol. Acontece que o Italiano não está melhor que o Holandês, com a desvantagem dos apontadores negativos de Capello começarem já na primeira metade de Abril, estendendo-se à sua segunda metade e a boa parte de Maio. Porca miséria!
4. A lesão de Robben é um rude golpe para Mourinho e o seu Chelsea. Não tem outro jogador igual no plantel, com tanto talento e capacidade de improvisar, numa equipa de estilo Germânico que vence passando a ferro, à força de um bloco poderoso, os adversários. Joe Cole está sem ritmo de jogo; Kalou apresenta uma conjuntura complicada; e Wright-Philipps é quase sempre uma terceira escolha para o técnico Português. Se a isso juntarmos o potencial de tensão que os indicadores planetários do mapa astrológico de Mourinho revelam, temos traçado um grande desafio para o "special one" enfrentar no que resta de temporada. Engraçado de seguir será tambem Alex Ferguson, com vários apontadores de rescisão contratual presentes (tal como Mourinho). É um bom momento para testar o mapa do Escocês: rescisão com ou sem novo contrato?

Etiquetas: , , , , , , , ,

sexta-feira, março 30

O jogo do ano

Eu sei que muita gente aqui tem vindo em busca de uma previsão para o jogo Benfica-Porto do próximo dia 1 de Abril. Mas, depois do FCP-SCP, decidi que não o farei. Uma previsão para um jogo específico dá tanto trabalho como analisar a época inteira de duas equipas. E eu não tenho tempo para, com qualidade, apresentar um trabalho que mereça a vossa atenção e inteligência.
Portanto, e não olhando para o jogo especifico de 1 de Abril, o que direi, repetindo-me, é que a conjuntura de médio prazo de Jesualdo Ferreira é preocupante (para os Portistas) durante boa parte do mês de Abril (já para não falar dos indicadores de rescisão contratual activos no final da época), e reparei que nas jornadas de 8 e 22 de Abril existe uma acumulação de conjuntura de médio e curto prazo dando sinais não muito positivos. Claro que se pode questionar se o efeito conjuntural de curto prazo do jogo com o Belenenses é ou não efeito do jogo com o Benfica, mas aí já estaria a entrar na análise ao jogo especifico e não o farei pelos motivos apontados anteriormente.
Relativamente ao Benfica, parece-me estável e até agradavel a conjuntura de médio e curto prazo de Fernando Santos para o jogo frente ao Beira-Mar, na semana seguinte à jornada do Benfica-Porto, e jogadores como Beto e Karagounis dão, tambem, boas indicações nas suas conjunturas de curto prazo para o jogo com os Aveirenses. Um jogador benfiquista que apresenta uma conjuntura de curto prazo agradável para a semana a seguir ao Benfica-Porto (antes do Beira-Mar, portanto) é Nuno Gomes, mas nós já vimos o que é que acontece quando conjunturas de curto prazo não estão sustentadas numa conjuntura de médio prazo de qualidade. Penso que Nuno Gomes apresenta para o final desta temporada uma qualidade conjuntural média que não se deve menosprezar. Vamos esperar para ver.
Do lado do Porto o jogador que mais aprecio em termos conjunturais de médio/longo prazo é Fucile, e Bruno Alves é outro dos que se mantem à tona de água. Quanto a Lucho esperava muito mais dele nesta fase da temporada.
Enquanto na Luz o Benfica procura aproveitar a queda Portista nesta segunda metade da temporada, o Sporting continua com os favores planetários de médio prazo, activos desde a jornada em que derrotou o Estrela da Amadora em Alvalade. É pena que não possa jogar Moutinho, a atravessar a fase conjuntural mais popular da sua temporada 2006/07.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, março 26

Mourinho e Jesualdo: pontos de contacto II

Aproxima-se a alta velocidade a fase em que estarão activos, simultaneamente, vários indicadores planetários potenciadores da rescisão contratual entre Mourinho e o Chelsea. Entre meados de Abril e a primeira semana de Maio encontramos o epicentro desta possível crise que pode levar, ou não, à saída do "Special one" de Inglaterra.
Caso semelhante é o de Jesualdo Ferreira, embora encontre indicadores astrológicos mais concentrados na fase final do campeonato, por volta de meados/fins de Maio, o que até faz mais sentido. Isto não significa que não possa começar a aventar-se a hipótese de saída do treinador portista já durante o mês Abril, mas é a partir de meados de Maio que as configurações planetárias ficam mais juntas.
Imprescindível, para que se interesse pela conjuntura de Jesualdo Ferreira para a fase final desta temporada, "rever" este post publicado em 11 de Janeiro passado.

Etiquetas: ,

Homens triplamente renegados

E já começou o "escorrega" de Deco na parte final da presente temporada, como aqui fomos adiantando desde há uns meses.
Deixou de ser indiscutivel em Barcelona, cuja disponibilidade para "rifar" o Luso-Brasileiro já gerou boatos quanto a possiveis pretendentes.
Lesionou-se e foi operado.
E, como não faltava mais nada, Scolari pensa em renegar Deco por que pensa que o jogador podia ter ido à faca depois dos jogos da selecção.
Se o tivesse feito tinha os dirigentes e treinador do Barcelona à perna. É daquelas "lose/lose situations" que certas e determinadas configurações astrológicas gostam de preparar a um tipo. Só quem passa por elas...

Etiquetas:

sexta-feira, março 23

Homens conjunturalmente instáveis

1. A mudança de data do Chelsea-Manchester United para a premier league, e de um ponto de vista puramente conjuntural-astrológico, influi decisivamente no resultado da competição. Jogado a 9 de Maio, as hipóteses de Mourinho ganhar o 3º campeonato em Inglaterra reduzem-se cataclismicamente.
2. Com tanta conversa em redor da possível saída de Cristiano Ronaldo para Espanha, estranho que da conjuntura de Wayne Rooney surjam indicadores de uma possível rescisão ou renovação contratual já durante o próximo defeso e que, até agora, nada se tenha falado sobre isso.
3. Agora que atravessa uma fase de baixa conjuntural, julgo ser o momento certo para fazer a defesa da inclusão de Pepe na selecção nacional Portuguesa. Um jogador com a conjuntura planetária futura (durante os próximos 3 a 4 anos, com umas quebras aqui e ali, mas irrelevantes quando comparadas com o que de bom tem para dar) que ele apresenta, com o potencial de crescimento e de conquistas ao seu dispôr, pode e deve fazer parte do lote dos potenciais escolhidos pelo selecionador nacional Português.
4. Por falar em quebras conjunturais, já fiz menção há um mês ou dois a esta parte ao possível abaixamento de forma de Ricardo Quaresma para os próximos meses, quer desta temporada quer, especialmente, da próxima. Vendê-lo no final desta época ou "aguentar" a próxima e aproveitá-lo para a seguinte, são opções para Pinto da Costa tomar. Ele bem que o quis vender em Dezembro, vá lá saber-se porquê...
5. Outro caso bicudo é o de Nani. Começou a temporada 2006/07 como uma estrela cintilante e o valor do seu passe sobrevalorizou-se em flecha. Depois veio o regresso à terra e passou de grande promessa a alvo preferencial das críticas dos adeptos sportinguistas. Agora, neste final de temporada, a sua conjuntura planetária volta a arribar, e as discussões em torno da sua renovação contratual com o Sporting disparam, com os alarmes a tocar em Alvalade dada a clausula de rescisão do atleta se encontrar nos 20 milhões de euros e ser um valor que alguns clubes Europeus estarão dispostos a "largar" para conseguir o concurso do atleta.
Astrológicamente, e analisando a conjuntura planetária de Nani, direi que, dada a nova valorização conjuntural do final da temporada 2006/07, e dado o alto carisma mas os resultados fracos que, especialmente, o final da sua temporada 2007/08 prometem do ponto de vista planetário, seria boa ideia a direcção do Sporting aproveitar o balanço e arrecadar os milhões. "Acolchoa" financeiramente a próxima temporada do clube e protege-se conjunturalmente de um atleta que pode criar mais problemas que soluções durante 2007/08.

Etiquetas: , , , , ,

quarta-feira, março 21

Homens temporáriamente sós


terça-feira, março 20

Brincas n´areia

1. Robinho voltou a pintar a manta. A jogar contra 10, em Madrid, frente ao Nastic, o Real arrastava-se e preparava mais uma desilusão para os seus sócios, até que Capello teve a ideia de meter Robinho em campo na segunda parte do jogo. E que diferença de ritmo de um jogador para os outros. Sem ele este Madrid é previsivel, lento, previsivel e lento. E tambem muito previsivel. Capello, o treinador tacticista e adorador do jogador resultadista, defensivo e sem laivos de improvisação, a ser salvo pelo seu expoente inverso. Ha coisas giras.
2. Entretanto, em Londres, Mourinho "redescobriu" Wright-Phillips e o Inglês fez questão de re-demonstrar o jogador de futuro que ali está. 30 milhões de euros depois talvez seja o momento de ponderar se foram todos mal gastos...
3. Continuamos à espera de Nuno Gomes e da sua boa fase conjuntural. Até ao final da temporada há espaço para o Português mandar calar umas bocas vindas da sua "familia" clubística. Já vai sendo tempo.
4. A derrota em casa frente ao Sporting deixa o Porto encostado às cordas. Se a vantagem que tinha já era curta para ultrapassar incólume a fase conjuntural problemática de Abril, como vai ser agora que a diferença para o 2º classificado praticamente se esfumou? O regresso ao dragão, na jornada frente ao Belenenses, não se adivinha nada pacífico para Jesualdo, o tal que já foi profeta. Há coisas giras, mas depende muito da perspectiva. Como diz a minha avó, se isto é pão com conduto eu prefiro pão seco.
5. E por falar em casos perdidos, e juro que não estou a tentar "minar" a belíssima carreira benfiquista desde Janeiro 2007, ainda não "explodiu" uma das boas conjunturas deste plantel encarnado: Beto. Ok, ok, eu sei que estou a assustar muita gente, mas isto só pode ser um bom sinal: são as boas conjunturas dos "underdogs" que fazem as equipas campeãs. Senão vejam bem, os jogadores mais contestados do plantel são Anderson, Rui Costa, Beto e Nuno Gomes, e as conjunturas de todos eles possuem potencial positivo. No caso de Rui Costa a coisa pode ir tremida até inicios de Abril, mas a partir de dia 10 desse mês há sinal verde para o playmaker.

Etiquetas: , , , ,

domingo, março 18

Um ano depois...tudo na mesma!

Há cerca de um ano atrás, mais coisa menos coisa, Sporting e Porto enfrentaram-se para decidir o título da temporada 2005/2006. Na altura elaborei uma previsão para esse jogo especifico e, estarão alguns de vós lembrados, a coisa não acabou nada bem.
Esta temporada a situação repete-se, com uma agravante: o pecado capital, na minha pouco valorizada opinião astrológica, esteve na sobreposição da conjuntura de curto de prazo à conjuntura de médio prazo. É um erro repetido, uma e outra vez, e de que pareço não conseguir livrar-me.
Assim como assim, e procurando retirar qualquer coisa de útil deste jogo, parece claro o porquê da aspectação astrológica que Jesualdo apresenta em Abril apontar para queda do ego, e em Maio a apontar para uma possível rescisão contratual. A contestação já começou no Dragão, e entre Quaresma, Pepe e Lucho, ou Jesualdo, não é preciso ver conjunturas (nem de curto prazo) para perceber qual é o lado mais fraco da corda na hora dos adeptos portistas imputarem responsabilidades por resultados menos conseguidos.

Etiquetas: , ,

sábado, março 17

Privado

Em Itália há uma nova lei que proíbe a publicação de noticias relacionadas com a vida privada dos cidadãos que não tenham qualquer interesse publico. Surge no seguimento do escândalo de chantagem de que foram vítimas alguns jogadores de futebol, "apanhados" por objectivas fotográficas na companhia de fêmeas que não as respectivas.
Em Portugal esta noticia não levantou grandes comentários. É natural. Boa parte das publicações nacionais, e até de alguns "talk shows" televisivos, sustentam-se da vida privada dos famosos, dos seus relacionamentos e podres, e da respectiva natureza "voyeuristica" de boa parte da nossa população.
Não sei se será necessário que se adopte uma lei deste género no nosso país. Isto porque, ao contrário de outros países, a maior parte dos famosos Portugueses querem-no ser, apesar de não apresentarem qualquer cartão de visita ou qualidade que não seja a própria exposição publica de suas vidas privadas. Diria até que grande parte dos nossos "famosos", filhos da geração "Big brother", ganham a vida a fazerem de figuras publicas.
Não deixa, no entanto, de constituír um atentado ao pudor as discussões públicas, em orgãos de comunicação social, sobre quem teve a culpa de determinada relação pessoal ter acabado; quem encornou quem; e outros pormenores absolutamente repugnantes e irrelevantes para quem tenha o mínimo respeito pela vida privada do seu concidadão.

quinta-feira, março 15

Clássico no Dragão: curto prazo contra ataca

Jesualdo Ferreira
Enquanto Abril não chega, Jesualdo Ferreira desliza em águas mais ou menos calmas e reconfortantes. Para o jogo de sábado frente ao Sporting a conjuntura de curto prazo do treinador portista é azul e as perspectivas de um bom resultado atracam, consoantemente, em bom porto. Algumas semelhanças na conjuntura de curto prazo de Jesualdo para sábado, com o mesmo tipo de conjuntura verificada para Fernando Santos no jogo da 1ª volta em Alvalade.


É vital que vença o clássico frente ao Sporting de modo a encarar o mês de Abril com outro à vontade: a almofada de segurança que os pontos de avanço sobre o Benfica lhe proporcionam pode revelar-se pouco fofa no momento de encarar as consequências de uma ou duas jornadas menos positivas durante o mês das águas mil.

Importantíssimo capitalizar em 3 pontos o bom momento conjuntural de curto prazo.



Paulo Bento
Apesar de melhorias nas conjunturas de médio prazo para grande parte dos seus atletas, Paulo Bento continua a debater-se com uma profunda luta interior de modo a conseguir lidar com o poder (Soares Franco? Pedro Barbosa? Outros?) e suas nuances. Tanta ambição e vontade de vencer resultam, normalmente, ora em crises profundas ora em vitórias reconfirmantes de posição mas, para já, a conjuntura de curto prazo do treinador leonino vai dando mais suporte à hipótese “crise” que à hipótese “vitória”.

A já mencionada melhoria das conjunturas de médio prazo de grande parte do plantel leonino não tem base capaz de curto prazo para que lhe possamos atribuir nota global positiva, e a semana seguinte ao jogo no Dragão não traz abundância de factores planetários reveladores de popularidade na conjuntura de Bento.

Qualquer resultado que não passe por uma vitória no Dragão deixa, probabilisticamente, muito difícil a re-colocação do Sporting na luta pelo título, e a conjuntura de curto prazo de Paulo Bento e de alguns dos seus jogadores é um obstáculo de média grandeza a que esse objectivo seja atingido. Resta esperar que, como já aconteceu no passado, a conjuntura de médio prazo seja capaz de "abafar" a de curto prazo. Na jornada de 1 de Abril esta conjuntura de curto prazo sofre melhorias.

Etiquetas: , , , ,

Retrospectivas

1. Em Espanha o desportivo "Marca" dá conta da reunião entre o irmão de Ronaldinho, e seu empresário, e dirigentes do Milan, tendentes a tratar uma possivel transferência do Brasileiro para Itália. A oferta está em 12 milhões de Euros/ano para o atleta. O "Culebron Ronaldinho" anunciado aqui a 3 de Fevereiro 2007 vai ganhando forma.
2. Apesar do quebra-cabeças que a conjuntura de Simão Sabrosa se tem vindo a revelar, a época do AstroCosmo pode considerar-se, até ao momento, positiva. De entre as previsões de boa qualidade que tivemos oportunidade de publicar, sinto particular apreço pelas de Liedson (aqui tambem) e Postiga (aqui tambem) pela exactidão dos timings apresentados (restando esperar pelo que resta de temporada para saber o que se vai passar quanto à possivel rescisão contratual de Postiga, anunciada no AstroCosmo em 17 Outubro 2006), e pela de Bruno Alves, uma carta fora do baralho no momento da publicação do trabalho, e a efectuar uma excelente temporada. Esperavamos uma época mais tranquila para Anderson (SLB), mais afirmativa para Vieirinha e mais conturbada para Simão Sabrosa.

terça-feira, março 13

Transição

1. Foi ele quem fez despontar a ultima fornada de génios da formação de Alvalade, tendo ganho o titulo de melhor jovem. Mas foi tambem o que sentiu uma maior desvalorização profissional nos ultimos anos, ao ponto de não se ter conseguido afirmar nos clubes por onde passou. Hugo Viana é um daqueles casos que nos fazem lembrar promessas sempre adiadas mas é importante que se diga que a sua conjuntura planetária não tem ajudado nada o atleta a concretizar o potencial que cedo demonstrou.
As ultimas épocas são marcadas por apontadores astrológicos carregados de derrotas e desilusões, responsabilidades pesadas e testes duros às suas capacidades. No final desta temporada e até Dezembro 2007, indicadores de rescisão de contratos estão presentes na conjuntura do atleta, ao mesmo tempo que indicadores que potenciam lesões surgem logo nos primeiros meses de 2008. Mas, pelo meio disto tudo, pode dizer-se que a próxima época marca uma viragem na carreira do atleta, que pode concretizar mais plenamente em 2008/09. Por enquanto encontra-se num período de transição, ainda perigoso, mas já com alguns laivos de qualidade aqui e ali.
2. A conjuntura de Quim tem vindo a concretizar-se. Depois do frango de Paris, a lesão na luz frente à União de Leiria. Quanto a Simão não há novidades: mantem-se impávido e sereno perante os ataques dos astros.
3. A vitória do Porto nos Barreiros veio dar razão às suspeitas que levantei no post de resposta ao J relativamente ao potencial de derrota da equipa de Jesualdo Ferreira para esse jogo. A fase depressiva reflectida em aspectações planetárias ainda activas nas conjuntura de alguns atletas do FCP para o fim de semana que passou, constituíram apenas resquicios da derrota a meio da semana frente ao Chelsea. É, tambem por isso, que prever jogos especificos se torna uma tarefa abominável: os aspectos astrológicos limitam-se a reflectir estados de espirito, estados de alma, estados psicológicos, que, normalmente, encontram no exterior factores circunstânciais capazes de os despoletar. Se a aspectação planetária reflecte depressão, falta de apoios do exterior, isso pode significar uma derrota, uma má exibição, ou tudo isso ao mesmo tempo. O grande problema é que, normalmente, se depois de uma derrota vem uma vitória, o estado de espirito anterior tende a esbater-se. Ou então não, e a eliminação, e o modo como ela acontece, de uma competição tão importante como a Champions League, pode muito bem explicar os motivos para que os efeitos se prolonguem para lá do jogo seguinte, apesar deste ultimo jogo revelar um resultado positivo.
4. Não estamos a pensar em fazer previsões para o Porto-Sporting do próximo fim de semana, mas vamos, algures durante esta semana, analisar as conjunturas de curto e médio prazo de Jesualdo Ferreira e de Paulo Bento para o clássico. Stay tunned.

Etiquetas: , , , ,

sábado, março 10

Infalível

1. Muito interessantes os emparelhamentos dos quartos de final da Champions. Quando ainda falta muito tempo para as decisões, preveem-se dificuldades para Manchester United e Chelsea. A final mais desejada seria a reedição de 2005, com Milan e Liverpool a enfrentarem-se e, quiçá, uma oportunidade para vingar uma derrota extremamente dolorosa para Anceloti e seus ragazzos. Depois de uma temporada 2006/07, até aqui, fraquinha, este Milan tem conjuntura para ir longe.

2. No Valência encontrei mais um exemplo de um jogador com uma conjuntura de qualidade, mas que se vai arrastando pelo banco de suplentes. Tal como Robinho em Madrid e, por vezes, Robben em Londres, o talento de Vicente, e o potencial conjuntural astrológico que apresenta, merecem muito mais do que entrar nos ultimos 10 minutos de cada partida. E esta qualidade conjuntural estende-se tambem à próxima temporada, não sendo de estranhar que alguns indicadores de rescisão contratual estejam presentes na conjuntura de Vicente no final da presente temporada de 2006/07.

3. O Benfica perdeu, Quim deu um frango e Fernando Santos é críticado por todos os quadrantes. O meu primo é infalível.

P.S - Tarolas, é de estaaaaacaaaa!!!! :)

Etiquetas: , , , , , ,

quinta-feira, março 8

Barcelona em fim de ciclo

1. Cappelo não pode acabar a época em Madrid. Não pelos maus resultados. Mas quem deixa no banco o melhor jogador da equipa não tem qualquer desculpa. Robinho, como se viu no passado fim de semana, é o unico jogador em forma do Real Madrid. E o único de conjuntura planetária agradável. Talvez por isso se desenquadre tanto e fique melhor no banco de suplentes.
2. O fim de ciclo do Barcelona comprovou-se em Liverpool, e o inicio da boa fase dos Ingleses (em termos planetários) está para breve. Uma equipa a ter em conta na presente edição da Champions.
3. O Benfica joga hoje em Paris, numa altura em que a conjuntura do treinador Fernando Santos cria tensão e potencias resultados negativos, a par de algumas críticas. É a tal sub-fase conjuntural de que temos vindo a falar há duas ou três semanas, mas que nunca mais acontece. Dentro da boa média que esta segunda metade da temporada trás para os atletas encarnados, podemos chamar-lhe de pequena queda conjuntural, mas há que acreditar numa equipa que tem Anderson, Luisão ou Nuno Gomes em subida. E que ninguem duvide que a equipa ficará bem mais forte quando Rui Costa reocupar o lugar de Karagounis. Respondendo ao comentário do J no antepenultimo post do cosmo, direi que todas essas conjecturas passam pela minha cabeça desde há que tempos. Isso faria sentido para mim, mas pressuporia que o Benfica perdia hoje ou que o FCP perdia no Maritimo. Porque, por exemplo, a fase depressiva de alguns jogadores do Porto, casos de Hélton, por exemplo, pode, e se calhar decorre, da derrota em Londres. E como eu sou muito fraquinho em previsões de jogos especificos fico-me por me estas semi-indicações.

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, março 6

Noite de campeões

A Champions League dá hoje um festim a todos os amantes de futebol. Com 4 jogos de grande intensidade, equilibrio e potencial qualidade, o dificil é escolher a qual deles assistir de forma predominante. Depois de alguma reflexão, optei pelo Liverpool-Barcelona. Não que não acredite na passagem do FCP aos quartos de final frente ao Chelsea, mas porque Barcelona e Liverpool têm nas suas fileiras jogadores que quero ver frente a frente. Como não fiz previsões nem trabalhei em previsões para qualquer um dos jogos de hoje,vai ser só refastelar os costados e gozar futebol de alto nível.
P.S - J, ainda não respondi ao teu comentário porque não quer fazê-lo às 3 pancadas. E como tem muito que se lhe diga, vou tentar comentá-lo quando tiver um pouco mais de tempo.

Etiquetas:

domingo, março 4

Quem nunca errou que mande a segunda mensagem

1. O empate do Sporting em Leiria marca o fim da conjuntura planetária complicada que jogadores e treinador leoninos têm suportado desde meados de Janeiro 2007. Como excepção, e tal como fomos adiantando, temos Liedson, que "explicou" com a sua expulsão o porquê de um mês de Março abaixo do normal. A partir daqui, e de uma maneira geral, podemos esperar um Sporting com mais sorte e eficácia. Os miúdos estão prontos para as vitórias, e Bueno, Alecsandro, Romagnoli, Paredes, Polga e Caneira são a experiência capaz de suportar a inexperiência da equipa. Já era tempo. Como balanço deste período ficam os 9 pontos de desvantagem para FCP e 5 para SLB.
2. Os erros que se cometem a efectuar previsões astrológicas, na maior parte das vezes, são erros repetidos. Como na vida, o grande objectivo é lembrar o passado para não repetir os mesmos erros mas, quase sempre, esse objectivo não é alcançado. A análise à sub-fase conjuntural do SLB para esta segunda metade da temporada é um exemplo claro a que nos podemos agarrar.
Na análise global que fizemos para os benfiquistas ficou assente que a segunda metade da temporada seria bem melhor do que a primeira. No entanto, e devido à conjuntura de alguns jogadores, casos de Quim e Simão, previmos alguns resultados menos positivos para finais de Fevereiro e inicios/meados de Março. Até aqui, como é bom de ver, nem os maus resultados surgiram, nem Quim ou Simão apresentaram sinais de queda de rendimento. Então, qual foi o erro?
Uma das premissas básicas para enquadrar conjunturas de uma equipa é a de que, se o treinador apresenta uma conjuntura de qualidade, é demasiado arriscado prever maus resultados da equipa. Tem de existir uma consonância entre as conjunturas dos jogadores com a do treinador. No caso do Benfica isso não sucedeu, pois a conjuntura de Fernando Santos até final de Fevereiro era bem positiva. Surgem então as conjunturas de Quim e Simão a baralharem as contas, e elas são, não a consequência, mas sim a causa originária do erro de análise.
Procuro, como sempre, tentar encontrar uma posição de imparcialidade nas análises que vou fazendo, detectando os meus erros e não deixando que problemas de ego interfiram nas análises e, dessa forma, assumir o falhar de uma previsão deve ser sempre o ponto de partida para encontrar o fio à meada. Digo isto para que não fiquem dúvidas de que não insisto em previsões que parecem erradas apenas para me defender, mas sim porque, após uma re-análise, penso ter encontrado as razões de as coisas não terem ido de encontro ao previsto.
Ora, o caso do Benfica parece-me estar directamente ligado à conjuntura de Fernando Santos. É a partir de inicios de Março que a conjuntura do treinador benfiquista turva. Então, perguntarão muito bem, onde "ficam" as conjunturas de Quim e Simão? No caso de Quim, que defendeu uma grande penalidade frente ao Desportivo das Aves e se exibiu a bom nível, a sua conjuntura continua com um potencial de queda de rendimento durante as próximas 2 a 3 semanas. No caso de Simão, confesso que não compreendo o porquê de não ter sido "afectado" pelas configurações planetárias que apresentou na segunda metade de Fevereiro, mas olhando para as mesmas configurações planetárias que já antes, no inicio da temporada, estiveram activas, observo que, nessa ocasião, os efeitos se fizeram sentir um pouco fora de tempo, o que vai de encontro ao timing de resultados menos positivos nas próximas semanas. Não compreendo porquê, mas assim foi.
Outra questão pertinente é a de saber porque razão coloco tanta "fé" na conjuntura de Fernando Santos. Porque, até esta fase da temporada, a equipa reagiu sempre em consonância com a conjuntura do treinador Benfiquista, o que reduz imenso o risco de estar a ser "enganado". Como sempre digo nas previsões que efectuo, nada é certo até que aconteça, mas é à priori que se fazem previsões. Falhando ou acertando, o importante é ser sempre intelectualmente sério, e isso implica tentar compreender onde se falhou. Aqui ficam, à priori, as possíveis causas ao timing inexacto para a sub-fase benfiquista. À posteriori se verá se estamos certos ou nem por isso.
P.S - Recebi hoje uma mensagem no voice mail de um primo meu. Se bem se lembram, é aquele primo que perdeu um papel assinado por mim a dizer que o SLB não seria campeão com Koeman em 2005/06. O conteúdo da mensagem tinha que ver com a defesa de Quim ao penalty com o Aves e a sua ligação com a previsão do astrocosmo para esta sub-fase do benfiquista. Confesso que senti esta mensagem como um sinal divino, porque o meu primo tem uma certa tendência para o chamado "big mouth", que é como quem diz, para falar quando não deve. É um dom divinatório, mas ao contrário. Espero que ele não tenha perdido capacidades :)

Etiquetas: , , , , ,

sábado, março 3

"anônimo"

Desde que mudei o blog para a nova versão Gmail, não páro de receber comentários de publicidade de um "anônimo". Se era para isto que se destinava a migração do blog mais valia ter ficado quieto. Não se pode exterminar este "anônimo"???

Etiquetas: ,

sexta-feira, março 2

Robben, o Paulo Sérgio Holandês

A final da Carling cup do passado sábado realizada entre Arsenal e Chelsea pode dividir-se em duas partes. A primeira, sem Robben, e a segunda, com o Holandês em campo. Durante a presente semana Robben veio queixar-se de ser pouco utilizado no onze inicial, algo que já acontecera no inicio da temporada. Pensei que Mourinho tivesse aprendido a lição, mas assim não parece. Já o jogo do estádio do dragão mostrou as mesmas duas partes distintas que o jogo de Cardif havia mostrado. Mas Mourinho não aprendeu e continua a dar de avanço aos adversários, quando já toda agente percebeu que Ballack é um peso morto no meio campo dos Londrinos, não atacando nem defendendo, não fazendo a diferença nem impedidndo que o adversário o faça.
No inicio da temporada falámos aqui do bom potencial conjuntural de Robben para 2006/07. Pois bem, à semelhança do "nosso" Paulo Sérgio (ver post anterior) tambem no caso de Robben a melhoria conjuntural se acentua nas próximas semanas. E ou Mourinho anda a ver passar navios ou anda a guardar Robben para os grandes momentos. Pois que não guarde demasiado. O momento é agora.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, março 1

Com a cabeça de fora da sarjeta

Das minhas pesquisas erráticas por mapas de jogadores do futebol Português, fizeram-se notar duas conjunturas. Uma, a de Leandro do Bomfim, jogador do FCP emprestado ao maritimo, e outra, a de Paulo Sérgio, jogador do SCP emprestado ao Desportivo das Aves.
O Brasileiro que tanto prometeu quando veio da Holanda para Portugal e o jovem Português que tanto prometeu quando foi promovido a sénior apresentam daquelas conjunturas agradáveis para esta e para a próxima temporada, e o que me vai surpreendendo é que, até ao momento, se mantenham na sombra em clubes de menor dimensão. Se com conjunturas agradáveis não são titulares e não brilham em clubes de segunda linha quando é que isso acontecerá num clube de grande dimensão? Sem se tratarem de conjunturas planetárias do outro mundo são, ao menos, potenciadoras de um crescimento profissional apreciável e de oportunidades nesse sentido. Cabe-lhes a eles agarrarem com as duas mãos as oportunidade que constitui este período planetário.
P.S Vou passar a dar mais atenção a conjunturas de qualidade de jovens na "sarjeta". Penso que essa pode ser uma forma positiva de utilizar o astrocosmo no sentido de promover atletas com potencial conjuntural mas a atravessarem dificuldades. Sempre foi meu objectivo, ao criar o astrocosmo, seguir por esse caminho, mas a ditadura dos três grandes e seus resultados desviaram-me um pouco desse desiderato. Num ano que se prevê de restruturação da "minha" astrologia, parece-me ser uma boa maneira de começar.

Etiquetas: ,