quarta-feira, maio 30

SCP: brilharetes ou liderança

É hora de capitalizar CR, Figo, Futre, Simão e Quaresma. Ganha fama e deita-te a dormir.
Por 25,5 Milhões de Euros Nani é um bom negócio para o Sporting. Para quem o leva é um negócio de qualidade na próxima temporada (de uma maneira geral, com especial incidência de Dezembro 2007 a Março 2008) embora os ultimos 2 meses da temporada (aproximadamente) já tragam sintomas de que nem sempre o carisma rende títulos.
A 2/3 anos a conjuntura de Nani não lhe permite uma vida de vitória e popularidade fáceis, embora em alguns momentos isso possa não parecer claro.
Outro assunto é o que fazer com o dinheiro da transacção. E convem não esquecer que sem investimento não há títulos.
A taça de Portugal até o Estrela da Amadora a ganha. É hora de fazer bons negócios, vendendo bem e comprando melhor.
Agora que Tello saiu, já será tempo de terem entendido o que é comprar mal.
O futuro do Sporting começa aqui, e já não há a desculpa de não terem ovos para comprar as omoletes.
Decisiva é a visão que os dirigentes do clube têm do que o SCP deve ser: um clube de brilharetes ou um clube de liderança.

Etiquetas:

Vaya com Dios

E agora que Tello se foi, não é tempo de pensar em Rodrigo Alvim, ou em alguem conjunturalmente assim...em condições?
900 mil euros/ano para Tello? Fez esta temporada uma época razoável (sim, porque alem do golo no Dragão, tambem ele esteve presente nos maus momentos da equipa durante a temporada), mas 4 meses em 8 de qualidade não apagam 6 épocas sofríveis em que só não foi dispensado por ter custado o que custou.
Tello, já o disse aqui antes, é o exemplo, o protótipo, o paradigma, do que não deve ser uma contratação. Vaya com Dios.

Etiquetas:

sexta-feira, maio 25

De interesse nacional

Num momento em que volta à baila o tema da naturalização de Pepe, o central Portista é alvo de cobiça dos grandes do continente Europeu. Evidentemente, clubes há cuja capacidade de avaliar o potencial dos atletas e de lhes proporcionar condições de desenvolvimento atingem níveis qualitativos a roçar a perfeição. E clubes como o Milan são bons exemplos disso mesmo.
Um atleta com o potencial planetário-conjuntural que Pepe apresenta nas próximas 3 temporadas não pode deixar de conseguir dar o salto para galáxias superiores. A dúvida que resta é se em Portugal existirá a consciência da necessidade de renovar, cíclicamente, determinados postos da equipa de todos nós. Há quem diga que temos boas alternativas para a posição de defesa-central. Mas duas objecções devem ser feitas a esse tipo de conclusão.
A primeira é a de que os dois centrais titulares da selecção, Ricardo Carvalho e Jorge Andrade, não terão épocas futuras "limpas" de dificuldades conjunturais. Tanto um como outro apresentam indicadores de potencial para dificuldades físicas e para alguma queda de rendimento mas, neste ponto, tenho que salientar que é Jorge Andrade o que terá mais dificuldades em manter um rendimento e uma assiduídade que lhe permitam continuar a representar a selecção nacional ao mais alto nível, já que Ricardo Carvalho, apesar das dificuldades apontadas, conseguirá interpolar estas com momentos de popularidade, espírito vencedor e qualidade.
A segunda é a de que, hoje em dia, para vencer, já não basta ter "boas alternativas". É preciso ter as melhores alternativas. As diferenças qualitativas que diferenciam um vencedor de um perdedor são mínimas. Todo o desperdicio será duramente castigado e esperemos não ter que voltar às vitórias morais do passado nem chorar pelos talentos desperdiçados. Pepe não será um naturalizado à pressão. Vive e joga futebol em Portugal desde os 18 anos.
Sem a linha "limpa" de Pepe, e com uma progressão conjuntural menos estendida no tempo e com menos peso, o caso de Bruno Alves, devidamente analisado aqui no AstroCosmo quando ainda era um "dispensável" e perdido caso de insucesso, não deve ser menosprezado ao ponto de o excluír como alternativa pontual em casos de necessidade a um lugar no eixo da defesa Portuguesa.
A conclusão a tirar é a de que não se deve deitar fora o bébé com a água do banho. O interesse nacional acima de tudo.

Etiquetas: ,

segunda-feira, maio 21

Não dá

Numa época em que o Sporting fez menos 4 pontos que a temporada transacta, e em que o FCP fez menos 10 que em 2005/06, faz-me impressão esta euforia em redor dos de Alvalade. A diferença de grandeza entre Sporting e Porto está aqui, nesta atitude, e no laxismo que os trouxe a uma posição de menoridade frente a um clube que tem menos adeptos e, supostamente, devido a isso, menos fontes de receita.
Um FCP cheio de fraquezas, aquele que se mostrou desde Janeiro, conseguiu vencer o campeonato. Agora imaginem um FCP forte de principio a fim. Este Sporting não chega, nem pouco mais ou menos. É preciso investir, ou seja, trazer jogadores, fazer boas compras, e largar umas boas coroas. O futuro começa aqui, momento das decisões relativamente aos jogadores a adquirir ou a recuperar de empréstimo.
Pinto da Costa não é o mais forte Presidente de clubes dos ultimos 30 anos só porque soube aliciar árbitros. É-o porque soube identificar, aliciar e trazer jogadores e treinadores vencedores. Para 2007/08, como está, este Sporting não serve, não chega, não dá.
P.S: O Leão da Estrela lembrou-me, e bem, que o campeonato 2006/07 teve menos 4 jogos que o anterior. Deste modo, pode extraír-se daqui que, tambem em termos pontuais, a presente temporada Sportinguista pode considerar-se melhor que a anterior.

Etiquetas:

quinta-feira, maio 17

Mourinho preso por ter cão

1. "Mourinho preso por ter cão" é título da edição de hoje do "DN". Parece fácil mas tem muita piada.
2. Em Barcelona as noticias sobre Deco comprovam a pior fase da carreira do médio Luso-Brasileiro. O problema para Rijkaard é que a conjuntura de Deco não melhora no que resta de campeonato. Se à de Deco juntarmos a de Iniesta (tambem bastante tensa para o final de temporada) temos que dois dos três títulares da "Medular" dos "Culés" são mais problema que solução. Como alternativa talvez Edmilson, mas convem que o técnico Holandês comece a perceber que deixar tudo como está e não mexer nas "vacas sagradas" foi o que trouxe o Barcelona até à situação complicada em que se encontra.
3. O Sevilha venceu a Taça UEFA, mas uma vitória na Liga Espanhola seria feito bem mais reconhecivel. Conjuntura para isso existe, embora Juande Ramos precise de não inventar: jogadores como Duda, que se tem vindo a exibir em grande nível nos ultimos jogos, não podem ser liminarmente afastados dos convocados. São os jogadores em forma, e mais frescos, que serão capazes de manter vivo o sonho da vitória no campeonato Espanhol.

Etiquetas: , , , , ,

quarta-feira, maio 16

Os líderes do futuro

A letargia dos fins de temporada e a análise de fugida a protagonistas de equipas a lutarem pela não descida de divisão leva-nos, por vezes, a encontrar conjunturas futuras muito interessantes. A ultima foi a de um treinador.
Manuel Machado vem sendo referenciado desde há algumas temporadas a esta parte como um condutor competente de grupos de trabalho, sagaz q.b na análise táctica das partidas e com um perfil forte embora discreto.
Os bons resultados que tem alcançado ao serviço de equipas de menor dimensão podiam levar a pensar que isto é o melhor que ele pode, e conseguirá, fazer mas o pico da sua vida profissional, quer em termos de popularidade, quer ao nível de resultados, quer até quanto à grandeza do clube que será capaz de orientar, ainda está para chegar.
Assim, nas próximas 3 temporadas (e aviso desde já que se trata de uma análise global que não leva em conta possíveis recaídas pontuais, que existirão) Manuel Machado pode contar com uma boa rampa planetária de modo a potenciar a sua vida de treinador, capaz de o elevar a novos patamares qualitativos. Previsão a reconfirmar daqui por 3 anos.

segunda-feira, maio 14

Decisões

1. A agonia continuou neste fim de semana e Jesualdo até pode ganhar o campeonato, mas não se livra do amargo de boca de estar à mercê da maior surpresa das ultimas décadas: o FCP perder um campeonato que teve praticamente garantido no inicio da segunda volta.
2. Em Espanha as coisas vão muito boas. O Barcelona de Rijkaard comprova a fase conjuntural terrível, e o Real Madrid vai de vitória em vitória até que a conjuntura se chegue a Capello (continuaremos a aguardar pelas próximas jornadas, com potencial negativo para o Italiano). Agora que La liga está ao rubro é importante que se diga o seguinte: Capello apresenta poucos indicadores consistentes de vitória final, ao passo que o Holandês, em termos conjunturais, continua a ser um técnico de presente e futuro, apesar da críse astrológica que tem passado nas ultimas semanas (em principio essa críse está a chegar ao seu final. Veremos na próxima jornada se isso é confirmado). Se fosse pelos treinadores o Barcelona tinha a liga no papo. Do lado dos jogadores é preocupante a conjuntura do trio (Deco, Xavi e Iniesta) de meio campo "Culé".

sexta-feira, maio 11

Barcelona

Tanto tempo andámos a bater (aqui, aqui, aqui, e aqui) com possiveis resultados negativos na liga do Barcelona até por volta de meados de Maio, que foi na taça do Rei que se deu o espalhanço fatal. Mas, tal como referi no post anterior, esperava, e espero, por uma queda conjuntural do Real Madrid, mormente devido à situação conjuntural do seu treinador, Fabio Cappelo, em algumas das jornadas que restam disputar da liga. Mais um ponto de grande interesse para análise astrológica este fim de temporada em Espanha, a proporcionar-nos futebol até quase finais de Junho.

Etiquetas:

quinta-feira, maio 10

A coluna de Nolan


1. Todas as semanas Kevin Nolan escreve uma excelente coluna sobre futebol no BBC Sports. Quando será possível acontecer o mesmo com um jogador a actuar em Portugal ?

2. Mais dois jogadores com potencial para rescisão contratual neste defeso: Robben e Robinho.

3. Continuo a aguardar pela queda conjuntural do Real Madrid neste final de temporada, até aqui em grande.

sábado, maio 5

Caracóis há muitos

1. Daniel Agger, o improvável herói da eliminatória que conduziu o Liverpool à final da Champions 2006/07, é um caso conjuntural estranho, uma amálgama de potencial positivo e de crescimento pessoal e profissional, com potencial negativo de queda. Nomeadamente o seu potencial conjuntural para lesões durante os próximos meses deve ser tido em atenção.
2. O Sporting parece querer renovar com Paulo Bento por 4 épocas. Esta mania das grandezas faz-me muita confusão. Já Pinto da Costa gosta muito destes ares de projecto prolongado. E o que se vê são contratos rescindidos a um ritmo anual. Porque, já se sabe, quando uma época chega ao fim para um treinador (quando ele lá chega) é tempo de fazer balanços e muitas vezes as direcções concluem (quando não sãos os adeptos a fazê-lo), por diversa ordem de motivos, que é hora de mudar de rumo. Se assim não fôr, não é mais fácil renovar-se por mais um ano? Não sei se é a minha veia de jurista, mas só consigo ver nestes contratos longos para treinadores de futebol fontes de boas indemnizações. E quanto a Paulo Bento, apetece-me imitar o "caracóis da sic noticias e meter um contador dos meses que vai durar o contrato do actual treinador do Sporting. Mas não o farei, porque uma pessoa pode descer muito baixo, mas tanto tambem chateia. E a unica alergia alimentar que tenho é a caracóis...

quarta-feira, maio 2

AstroCosmo Europeu

"...2. O fim de ciclo do Barcelona comprovou-se em Liverpool, e o inicio da boa fase dos Ingleses (em termos planetários) está para breve. Uma equipa a ter em conta na presente edição da Champions..."
"...1. Muito interessantes os emparelhamentos dos quartos de final da Champions. Quando ainda falta muito tempo para as decisões, preveem-se dificuldades para Manchester United e Chelsea. A final mais desejada seria a reedição de 2005, com Milan e Liverpool a enfrentarem-se e, quiçá, uma oportunidade para vingar uma derrota extremamente dolorosa para Anceloti e seus ragazzos. Depois de uma temporada 2006/07, até aqui, fraquinha, este Milan tem conjuntura para ir longe..."
"...4. A lesão de Robben é um rude golpe para Mourinho e o seu Chelsea. Não tem outro jogador igual no plantel, com tanto talento e capacidade de improvisar, numa equipa de estilo Germânico que vence passando a ferro, à força de um bloco poderoso, os adversários. Joe Cole está sem ritmo de jogo; Kalou apresenta uma conjuntura complicada; e Wright-Philipps é quase sempre uma terceira escolha para o técnico Português. Se a isso juntarmos o potencial de tensão que os indicadores planetários do mapa astrológico de Mourinho revelam, temos traçado um grande desafio para o "special one" enfrentar no que resta de temporada. Engraçado de seguir será tambem Alex Ferguson, com vários apontadores de rescisão contratual presentes (tal como Mourinho). É um bom momento para testar o mapa do Escocês: rescisão com ou sem novo contrato?..."
"...1. Um Liverpool fortíssimo mostrou porque é, astrológicamente, um sério concorrente à vitória na presente edição da champions League. Se o Chelsea passar às meias finais terá muitas dificuldades em ultrapassar os "Beatles"..."
"...1. Quando um treinador apresenta indicadores tão fracos no final de temporada, alguns a apontarem para rescisões de contratos e outros para insegurança, ansiedade e possíveis derrotas inesperadas, o que dizer quando a sua equipa lidera o campeonato Inglês, atinge as meias finais da Champions League e da taça de Inglaterra? Das duas, três: A importância da globalidade das conjunturas do plantel é capaz de reverter o quadro; a época ainda não acabou; ou a data de nascimento do treinador levanta dúvidas.

Pelo que tive oportunidade de analisar do mapa de Ferguson, nomeadamente na grande época realizada em 98/99, dá ideia que está tudo no sitio. Claro que faltam os 20 a 25 por cento dos dados pela ausencia da hora de nascimento mas, ainda assim, o que está lá tem que ser vivido e exteriorizado de alguma forma. Um "case study" para lhe retirar conclusões quando fôr tempo disso..."
"...3. As meias finais que todos desejavam vão em frente. Atenção ao Liverpool. Cuidado, Mourinho..."
"...5. Mourinho e o seu Chelsea já cederam na luta pela Premiership, o que vai de encontro a algumas frustrações que a conjuntura do treinador Português deixava antever. Mantem-se o enigma relativamente à conjuntura de Alex Ferguson, com indicadores de potencial para rescisão contratual e para algumas desilusões..."

Etiquetas: , , , , ,