quinta-feira, novembro 29

"Casas"

1. As melhores aquisições, de um ponto de vista conjuntural-astrológico, de FCP e SCP ainda não explodiram. Vukcevic e Bollati continuam na penumbra, mas a partir de Fevereiro 2008 as coisas irão mudar. No final da época 2008/09 se perceberá, fazendo um balanço, e em toda a extensão, a qualidade que estes dois jovens têm para emprestar aos seus clubes e selecções.
2. No Dragão continua a senda de resultados fraquinhos. Depois da derrota frente ao Liverpool, deve preocupar os portistas o embate frente ao Besiktas, na ultima ronda da champions: os astros ariscos continuam para vários atletas.
3. Voltando ao capitulo dos guarda-redes, em Alvalade vai grande a euforia em redor de Rui Patricio. Dizem que "dá confiança", mas já vão duas "casas" para contar. Numa coisa estou de acordo: para a próxima temporada impressiona-me a primeira metade da época de Tiago, e agrada-me a segunda metade da época de Patricio. Quanto a Stjkovic de realçar os indicadores de má imprensa e de potencial para rescisão contratual no final da próxima temporada.

sexta-feira, novembro 23

Efeitos colaterais

Dois jogadores, a mesma data de nascimento, com hora deconhecida. Ricardo Carvalho e Helton, dois casos e duas conjunturas com efeitos colaterais.
Ricardo Carvalho - A títularidade de Pepe no jogo da passada quarta-feira reveste-se de maior simbolismo se tivermos em conta que Ricardo Carvalho se prepara para encetar a fase descendente da sua carreira. Quer sob o ponto de vista físico, quer do rendimento que pode aportar, o Português não naturalizado tem 2 ou 3 épocas em queda pela frente. Não significa que os momentos de popularidade e de rendimento elevado não sucedam - ainda durante esta temporada, nomeadamente em Fevereiro e Março 2008, terá um bom período - mas o balanço a fazer não pode deixar de ser considerado negativo. Até por isto, a chamada de Pepe é mais do que uma decisão controversa: revela bom senso e defende o interesse nacional.
Hélton - Aquilo que ficou dito para Ricardo Carvalho, no que concerne aos períodos conjunturais, aplica-se ipsis verbis ao keeper portista. Ou seja, apesar da boa fase de Fevereiro/Março (com alguma recaída em Fevereiro), o final da temporada não traz boas "vibes", e os indicadores de alguma frustração, seja por díficuldades físicas ou resultados e produção menos positivas (seja por tudo isso) deve preocupar os responsáveis portistas.
A isso se acrescentam indicadores de possível rescisão contratual (que tambem se aplica a Carvalho), o que nos leva a concluír que Pinto da Costa está (ou estará) no mercado em busca de um guarda-redes.
Outro efeito colateral do final de temporada conturbado de Helton diz respeito às consequências que isto terá nos resultados da equipa portista. Claro que uma conjuntura não é decisiva, mas é preciso ter em conta que alternativas terá Jesualdo e se estas lhe darão garantias de qualidade.
Neste aspecto, Nuno Espírito Santo parece ser alguem a ter em conta no que resta desta temporada embora, tambem no seu caso, o período de Fevereiro/Março pareça ser o de melhor qualidade. De referir a excelente segunda metade da próxima temporada (2008/09) de Nuno Espírito Santo. De Janeiro a Maio 2009 temos homem.

quarta-feira, novembro 21

À justa

1. Portugal acabou de qualificar-se para o Euro 2008. Scolari sofreu como seria de esperar, mas Pepe salvou-lhe a pele. A questão que se coloca é o que teria sucedido se a dupla de centrais tivesse sido a de Meira com Alves.
O melhor em campo, para lá de qualquer discussão em torno dos naturalizados, foi o central do Real madrid e continua a faltar Manuel Fernandes naquele meio campo. Quando fôr tempo disso a renovação da selecção nacional estará feita. Para já, o Euro 2008 não vai passar, na minha opinião, de uma preparação para o Mundial 2010, altura em que estes jogadores estarão no topo da sua maturidade.
2. Uma palavra para o endeusamento de certos jogadores e do resultado desse endeusamento no rendimento dos atletas. Cristiano Ronaldo, Miguel Veloso e Quaresma podem, e devem, fazer muito mais. Mas há que jogar em equipa e defender em equipa, e Ronaldo e Quaresma, por vezes, esquecem-se disso.
3. Quanto a Miguel Veloso atravessa um momento de menor rendimento a que não será alheio o ruído em torno da sua transferência para o estrangeiro. É normal que fique um pouco afectado por isso mas, a bem dizer, não veio nada a calhar este abaixamento de produção nesta fase da época. Na segunda metade da temporada (a partir de Janeiro) teremos de volta o grande talento Sportinguista (no Sporting ou noutro lado).

domingo, novembro 18

www.primeirotoque.pt - Rotura à vista

1. O nosso conhecido "rotura de ligamentos" do saudoso "castigomaximo" escreve agora em outro espaço. Para quem dá preferência à qualidade, basta dar um pulo a http://www.primeirotoque.pt/. Welcome back...
2. A selecção derrotou a Arménia num espectáculo medonho de passividade e decadência. Mais estranho se pensarmos que em campo estava o trio mágico "Simão-Quaresma-Ronaldo". Claro que faltava o verdadeiro mágico mas, ainda assim, Scolari deve ter percebido que Simão é extremo e ponto final.
3. E por falar em Scolari, renovamos as reticências a uma qualificação no papo que fomos deixando há umas semanas atrás aqui no astrocosmo. Os indicadores planetários de Scolari para o jogo com a finlândia revelam potencial para situações imprevistas e traumáticas. A lesão de Bosingwa abre espaço para Abel mas este não é solução conjuntural à altura: má imprensa à vista para o lateral lagarto. E tambem Cristiano ronaldo apresenta apontadores de menor popularidade que o costume (quiçá fruto das declarações proferidas no final do jogo com a Arménia).

segunda-feira, novembro 12

SCP FCP SLB 2007/08: Ponto da situação

ALVALADE EM CHAMAS
1. A crise em Alvalade adensa-se e estamos, até ver, a cumprir todos os timings traçados em inicio de temporada, com Outubro e Novembro no olho do Furacão, apesar de o problema se intensificar a partir de Novembro, e mantendo-se em parte de Dezembro 2007.
O momento da retoma leonina mantem-se em cima da mesa: se a maior parte do plantel revela melhorias claras (e constantes) a partir da segunda metade de Janeiro 2008 (Purovic e Liedson são as excepções, com um Janeiro problemático, mas a darem a volta por cima a partir de fins de Janeiro/inicios Fevereiro), já Paulo Bento não dá grandes indicaçoes nesse sentido: despedimento ou indicadores dependentes de hora de nascimento, a dúvida mantem-se, com a certeza de que é na primeira metade de Janeiro 2008 que Paulo Bento terá configurações conhecidas a apontar para a possibilidade de despedimento.
DENTES PODRES
2. Já falámos do FCP aqui há dias e apontámos para a primeira metade de Janeiro o período mais díficil de Jesualdo que, no entanto, apresenta tambem indicadores tendentes a escorregadelas (entretanto confirmadas) para Novembro e Dezembro 2007.
São de esperar em fins de Novembro e depois em algumas fases de Dezembro, novas escorregadelas dos Portistas, com jogadores como Helton e Stepanov (que já começaram a confirmá-lo na Amadora), ou Paulo Assunção, Fucile e Tarik (depois do genial golo ao Marselha, cai a pique no que resta de Novembro e depois tambem em Dezembro 2007, renovando dificuldades em boa parte de Fevereiro 2008) a servirem de rosto a esses tropeções.
Já sabem como sou fraquinho a analisar jogos especificos e, portanto, o que vou dizer a seguir vale o que vale. Pareceu-me que são os dois jogos da champions que faltam, frente a Liverpool e Besiktas, os que se encontram, a par do jogo com o Setubal, já na proxima jornada, mais sujeitos a sofrer com estas configuraçoes menos agradáveis.
Finalmente uma referência ao jogo no dragão, a 12/13 de janeiro 2008, frente ao Braga, quiçá outro dos momentos complicados para Jesualdo, marcando um período de contestação ao treinador portista com o despedimento sob pano de fundo. Para info mais pormenorizada relativamente à temporada portista, visitem este post, publicado a 28 Outubro ultimo.
E, ENFIM, O BENFICA
3. E o Slb. finalmente umas palavrinhas para o benfica, que os adeptos lampiões desesperam por noticias. Já menos, é bem verdade, que uma goleada sempre provem de confiança, mesmo o barco que mais à deriva parecia andar.
Alguns de vós estarão lembrados das previsões que foram sendo feitas para a temporada passada do SLB aqui no astrocosmo. Não se pode falar, propriamente, de um trabalho de grande exactidão mas, e a provar que é com os erros que temos de aprender, o que temos a dizer quanto aos próximos dois meses lampiões é que alguns astros importantes passarão exactamente nos mesmos pontos que atravessaram na melhor fase do Benfica de Santos em 2006/08, mais exactamente em Fevereiro e Março 2007.
Assim, seja por que SCP e FCP não viverão as melhores fases das suas temporadas 2007/08, seja por que, de facto, existirão melhorias imprtantes no rendimento benfiquista, seja por isso tudo junto, a verdade é que se perspectivam dois meses, mais ou menos até meados/fins de Janeiro 2008, de recuperação da nau lampiã. A partir de finais de Janeiro, e depois durante Fevereiro 2008, a descida de rendimento é uma possibilidade forte. Quanto à análise aos meses finais da temporada SLB voltaremos a eles mais tarde.

sábado, novembro 10

Gladstone (29 Jan 1985) - Á Sporting

Em processo de reflexão quanto à manutenção em Alvalade por mais tempo, Gladstone não é um daqueles casos que já vimos no passado, e no presente, de uma conjuntura sem pontos de apoio evolutivos, capazes de fazer do atleta uma mais valia para o clube quer desportiva quer financeiramente.
Na posse do passe de um internacional Brasileiro, jovem e em período de adaptação ao futebol Europeu, retira-se claramente da conjuntura do jogador para esta e para as próximas temporadas que o Sporting deve mantê-lo nas suas fileiras, nem que seja porque terá hipóteses de revende-lo valorizado no final da temporada 2008/09. E não só por isso.
Mas vamos por partes. Para esta época, a de 2007/08, Gladstone vai de menos em mais, sobretudo a partir de finais de Janeiro 2008, o que só lhe fica bem, aliando-se às melhorias previstas para parte da segunda metade da temporada do plantel leonino.
No entanto, será só em 2008/09 que irá provar para alem de qualquer dúvida que não foi só mais uma contratação para mastigar uns meses e deitar fora. Um aspecto a sublinhar da conjuntura de Gladstone para o médio prazo (2 a 3 anos) é que, como muitas vezes acontece nas conjunturas de atletas contratados por Alvalade (e não acontece tanto nas do Dragão, por exemplo), é que, apesar de belissimas configurações planetárias presentes, esta vêem acompanhadas de outras, menos brilhantes, que lhes "cortam" parte do potencial de vitória presente. À Sporting...
O final da próxima temporada de Gladstone, em 2008/09, será interessante de analisar. Estaremos na presença de uma temporada conjunturalmente, e globalmente, muito agradável do Brasileiro, o que inclui, até, o fim da época. Mas será tambem nessa fase que um indicador não muito brilhante surgirá. Logo veremos como é que, em Abril/Maio 2009, esta amalgama de energias explodirá, com a certeza que o balanço a fazer terá de ser, apesar disso, bem positivo.
Em suma, um jogador em franca evolução futebolistica, com algo para oferecer em 2007/08 mas, acima de tudo, imprescindivel para "atacar" 2008/09.

sábado, novembro 3

Supremacia

1. O primeiro tropeção portista da época aconteceu em casa, frente ao Belensenses. Para a semana, na Amadora, os riscos de escorregadelas mantêm-se.
2. A crise de Valência resolveu-se com uma vitória em Maiorca. No período pós "Quique Flores" duas alterações hoje reveladas no 11 Valenciano vão marcar uma nova Era: Manuel Fernandes e Vicente a títulares. Formam com Helguera e Joaquin a coluna vertebral de conjunturas vencedoras deste plantel. Quanto a David Villa, tem demasiados indicadores negativos para conseguir ser uma mais valia consistente durante a presente temporada. O mesmo se diga, aliás, da conjuntura de Koeman. Nunca percebi, planetáriamente, como conseguiu ser campeão Holandês a temporada transacta...
3. A semana que passou foi marcada pelos boatos de que Carlos Freitas estaria de saída do SCP depois de realizado um balanço (negativo) das aquisições por ele efectuadas nas épocas em que está ao serviço do clube. Como atenuantes Freitas tem Liedson e o "low budget" ao seu dispôr (Tello terá sido a excepção), e não são, de facto, atenuantes a desprezar. Mas a maior das atenuantes é que Freitas luta pela supremacia no talento de bem contratar com Pinto da Costa. E na hora das comparações é...desigual.