segunda-feira, março 31

Tubos de ensaio

A época 2007/08 do SCP ficará sempre marcada pela problemática dos guarda-redes. Os pontos perdidos e as convulsões internas, e externas, criadas pelo desempenho dentro (Rui Patricio) e fora (Stojkovic) do campo, devem constar do manual dos erros a não voltar a cometer se a ideia é conquistar campeonatos.
Parece claro que o futuro de Stojkovic é longe de Alvalade, como cristalino é que Patricio está de pedra e cal, cometa os erros que cometer.
Em termos conjunturais não falta muito para se dar o "clic" em Patricio, de modo que, não falta tudo para que a aposta no jovem keeper comece a dar frutos e a colher elogios (justificados) da crítica.
A hora de nascimento não é nossa conhecida mas, em termos médios, existem indicadores positivos quer para o final da presente temporada quer, sobretudo, para 2008/09, a que se pode acrescentar uma primeira metade de 2008/09 de grande qualidade conjuntural de Tiago.
Mas apesar disso, e confirmando-se esta projecção, importa não esquecer o preço que o Sporting pagou durante a presente época pela aposta num jovem sem qualquer tipo de experiência sénior. Tal como aconteceu, aliás, com Paulo Bento.
O tubo de ensaio de Alvalde dá frutos, mas deixa uma conta alta por pagar.

Alô

1. Que é feito de Mario Bollati? Apesar de estar localizado na próxima temporada o período conjuntural de maior explosão do Argentino, já era suposto ter dado um ar dasua graça...

2. Que é feito de Freddy Adu? Está assim tão bem servido de extremos o Benfica para não dar uma oportunidade ao Americano? É agora, nestes ultimos meses da temporada ou (quase) nunca.

3. Que é feito do treinador do Benfica para a próxima temporada? Estão à espera de Julho para começarem a preparar a próxima época?

sábado, março 29

Épico

quinta-feira, março 27

Wake up and smell the coffee

O adepto Português é muito engraçado a analisar os jogos da selecção: "marra", invariavelmente, para o mesmo lado.
Ontem, Portugal foi derrotado pela Grécia e os culpados têem nomes: Ricardo e Scolari.
Ricardo não tem qualquer culpa nos golos sofridos, mas se sofreram 2 golos a culpa é dele. Scolari tem à sua disposição o grupo de jogadores mais fora de forma desde que assumiu o comando da equipa das "quinas".
Nestas análises enfatiza-se sempre o acessório e esquece-se o essencial. E o essencial é que Ricardo Carvalho não é mais o que foi no passado (Bruno Alves cada vez mais se assume como alternativa válida ao seu lugar); Paulo Ferreira nem uma sombra do que já foi; Meira no meio campo, como alternativa de recurso, não chega para as encomendas (e Petit, a jogar como tem jogado, tambem o não será); Quaresma tem a cabeça no estrangeiro e está fartinho dos adeptos do Porto (Nani, como alternativa, levanta algumas reticências; ver mais abaixo); Nuno Gomes é um jogador sem ritmo competitivo (Makukula como alternativa, só lá mais para 2009); Carlos Martins não é mau jogador mas está a anos luz do jogador que Deco foi entre 2004 e 2006;
No meio disto tudo, há que não esquecer que faltou Cristiano Ronaldo e que esta selecção enfrenta um período de transição que não depende apenas do selecionador. Depende, mais do que tudo, da afirmação dos jogadores que hão-de levar Portugal a um novo zénit.
Maniche, Manuel Fernandes, Makukula, Veloso e Moutinho, entre outros, são jogadores com conjuntura futura para integrar esta equipa, ao passo que outros terão, necessáriamente, de perder o comboio.
Enquanto isto não sucede, os resultados e as exibições não podem ser melhores. Nem com Scolari, nem sem Scolari. E nestes momentos de dificuldades, convem não começar já a chamar pelos salvadores da pátria. Nani, em excelente momento de forma no Man United, é um desses casos. Abril e Maio prometem uma descida de produtividade e alguns problemas de ego para o extremo Português.
Ou seja, ao contrário do que refere Queiróz, os problemas da selecção Portuguesa não se cingem às posições de lateral esquerdo e ponta de lança. Porque isso implicaria que todos os jogadores potencialmente titulares para as restantes posições se encontravam em forma e no melhor momento das suas carreiras. E isso só em sonhos.
2004 já lá vai. Wake up and smell the coffee.

terça-feira, março 25

segunda-feira, março 24

Encruzilhadas de verão

A época já vai longa, e o numero de pots sobre o Sporting 2007/08 começam a causar náuseas generalizadas, mas a via sacra e novelas paralelas da equipa lagarta a isso obriga. Para hoje mais umas palavrinhas sobre a conjuntura de Paulo Bento.
Referimo-nos às duas temporadas e meia que leva à frente dos destinos do futebol leonino enquanto fase de estágio enquanto treinador profissional de futebol. E uma vez que o estágio está completado, com os revezes e erros cometidos a pagar pelo clube, então não vemos porque não haveremos de usufruír de uma fase conjuntural e estrutural do treinador mais condizente com os pergaminhos Sportinguistas. Resumindo: se pagámos o pato, por que não comê-lo, agora que está pronto?
Claro que, depois de tanto grasnar falso, até o adepto mais tolerante "carregou" a arma e tem-na no gatilho assim que o pato mostrar a cabeça.
Em termos puramente conjunturais o Sporting encontra-se numa perigosissima encruzilhada. Manter ou não manter Paulo Bento, eis a questão. E supõe-se que esta decisão seja tomada até, no máximo, o final da temporada, lá para Maio ou coisa que o valha.
O problema levanta-se no caso de a decisão ser a de manter o técnico. É que, entre meados de Junho e finais de Julho 2008, os riscos de chicotada e contestação renovam-se.
Se em situações passadas o crédito angariado por Paulo Bento lhe permitiu manter-se empregado em Alvalade, nesta fase o copo de água vai estar á espera da gota de água para transbordar.
E aí, com a época práticamente preparada, com dispensas e novas contratações realizadas, o risco de ter de começar tudo de novo com o comboio em andamento faz lembrar o Benfica de Fernando Santos/Camacho com os resultados conhecidos.
Para rever, quando o verão chegar.

domingo, março 23

Quem serem eles?

No defeso de verão do ano de 2004 o FCP contratou 4 jogadores que se viriam a revelar "flops" que muito boa gente utiliza para provar que Pinto da Costa tambem falha, e em grande.
Luís Fabiano é hoje o melhor marcador da liga Espanhola e é pretendido pelo Real Madrid.
Diego foi considerado o melhor jogador da liga Alemã e é pretendido por Madrid, Barcelona e Juventus, entre outros colossos do futebol Europeu.
Ibson foi considerado o melhor jogador do ultimo Brasileirão.
Cláudio Pitbull e Alan, em menor escala, dão cartas na liga Portuguesa e revelam-se como uns dos melhores da presente edição da BWin.
De fora fica Léo Lima, que nunca confirmou vaticinios nossos.
Depois temos outros casos, em anos posteriores, de jogadores falharam no Dragão mas que confirmaram noutras paragens todo o seu valor. Lucas Mareque vingou no Independiente da Argentina e foi, inclusive, chamado à selecção argentina.
Finalmente, a questão económica. O valor pelo qual o FCP alienou os passes de alguns destes jogadores não foi inferior ao que por eles pagaram. Os casos dos "emprestados" é diferente, mas a sua boa prestação aumenta as probabilidades de aparecer alguem a "cobrir" as perdas do clube portista.
Assim, e sem querer significar que não há casos de insucesso, não estarei a ser demagógico se disser que aqui se vislumbra um padrão. No Dragão compra-se como em nehum outro lado. A qualidade da equipa de prospeção de Pinto da Costa está ao nível da equipa de formação do Sporting. A diferença é que são os séniores que ganham títulos.
É esta equipa de prospecção o segredo mais bem guardado do futebol Português. Como funciona e quem são os integrantes desta "máquina" assombrosa de detectar talento?

sexta-feira, março 21

Nani e Sporting

Este é um post escrito e publicado no AstroCosmo a 30 de Maio de 2007. Fala sobre a transferência de Nani e sua conjuntura futura e fala, tambem, sobre o futuro do Sporting no campo do investimento, na biforcação encruzilhada que exigia do clube uma escolha clara.
Essa escolha foi feita, com a venda de Ricardo e as aquisições de jogadores que, excepção feita a Vukcevic, não conseguiram ser mais valias reais e consistentes para o clube.
Faço a reposição do post por isso, mas tambem porque algumas dúvidas se criaram relativamente à previsão para Nani e este é o momento certo para recordar a trajectória que a conjuntura dele anúncia.
Uma chamada de atenção para a troca de comentários na respectiva caixa
Publicado a 30 Maio 2007
"SCP: brilharetes ou liderança"
"É hora de capitalizar CR, Figo, Futre, Simão e Quaresma. Ganha fama e deita-te a dormir.

Por 25,5 Milhões de Euros Nani é um bom negócio para o Sporting. Para quem o leva é um negócio de qualidade na próxima temporada (de uma maneira geral, com especial incidência de Dezembro 2007 a Março 2008) embora os ultimos 2 meses da temporada (aproximadamente) já tragam sintomas de que nem sempre o carisma rende títulos.

A 2/3 anos a conjuntura de Nani não lhe permite uma vida de vitória e popularidade fáceis, embora em alguns momentos isso possa não parecer claro.

Outro assunto é o que fazer com o dinheiro da transacção. E convem não esquecer que sem investimento não há títulos.

A taça de Portugal até o Estrela da Amadora a ganha. É hora de fazer bons negócios, vendendo bem e comprando melhor.

Agora que Tello saiu, já será tempo de terem entendido o que é comprar mal.

O futuro do Sporting começa aqui, e já não há a desculpa de não terem ovos para comprar as omoletes.

Decisiva é a visão que os dirigentes do clube têm do que o SCP deve ser: um clube de brilharetes ou um clube de liderança."

domingo, março 16

Meio caminho andado

A 2 meses de Maio, já todos querem que a época acabe depressa. A falta de competitividade da liga Portuguesa tem culpados evidentes na segunda circular, mas não será essa falta de competitividade um empecilho na preparação da próxima época portista?
O amolecimento das defesas azuis e brancas, se bem aproveitadas atravé de uma preparação capaz de 2008/09, pode trazer algumas hipóteses de verdadeira rivalidade pelo primeiro lugar.
Na Luz, Chalana não foi a melhor escolha para Março/Abril/Maio, e a sua conjuntura, tal como a de Camacho, não se enquadra na melhoria de Abril.
Como alguem diz, e bem, o problema não é só o treinador. Mas escolhê-lo bem era meio caminho andado para resolver o resto...tarde ou cedo.

quinta-feira, março 13

Benfica 2007/08: os caminhos que vão dar à Luz



Em momentos de tempestade a tendência é a de confundirmos alhos com bugalhos. O caso do Benfica e dos benfiquistas começa a ser paradigmático. No inicio, tudo eram Deuses da bola, jogadores como nunca outros houve, os melhores dos melhores do planeta futebol. Agora, não há quem se salve.

A isto se chama mandar fora o bébé com a água do banho, e gostaria de lembrar o caso "Makukula".

Publicámos já dois posts sobre a conjuntura do atleta para os próximos anos. Um, fez a análise global de médio/longo prazo, publicado a 24 Outubro 2007, e o outro foi mais especifico quanto a períodos de tempo mais reduzidos, e foi publicado a 25 Janeiro 2008.

O que me parece necessário relembrar neste momento é que é suposto existir esta queda conjuntural do jogador. E, por estranho que pareça, as quedas conjunturais, quando expressas na conjuntura, podem constituír boas novas: é sinal de que o mapa está correcto e a funcionar devidamente, prometendo que as boas fases conjunturais produzirão, tambem elas, resultados.

Vejo a contratação de Makukula como uma contratação de qualidade, sobretudo a partir de 2009, e é por isso que se torna necessário não mandar o jogador fora no meio desta críse e confundi-lo com outros (atletas) fora de prazo. Um dos problemas a exigir alguma "ciência" dos dirigentes em tempos de limpeza de balneário é conseguir distinguir entre estas duas espécies de conjunturas.

Um outro caso benfiquista que me prende a atenção é o de Freddy Adu. Será neste final de temporada, nestes ultimos meses de 2007/08, que o seu mapa será colocado à prova. É aqui que se concentram os melhores indicadores conjunturais do atleta e ficarei à espera e atento de modo a constatar se "reage" ou não como é suposto (bem).

Um dos jogadores com pior fim de temporada é Maxi Pereira. No entanto, não é caso para mandar o jogador para onde veio. Apesar de não ter uma conjuntura de médio/longo prazo brilhante, se fôr bem usado, é um jogador que pode oferecer qualquer coisa mais em próximas temporada.

Katsouranis passa por uma fase complicada mas espero uma melhoria para o final de 2007/08, o mesmo acontecendo com Di Maria. Algumas melhorias localizadas em alguns momentos de Abril para a tripla Cardozo/Nuno Gomes/Makukula, embora de forma demasiado residual e instável para a considermos marcante.

De referir tambem o potencial de crescimento da produção de Butt neste final de temporada, associado a um potencial residual para lesões e descida de rendimento de Quim, este com alguns indicadores de poder saír no final da presente temporada.

Sem ser genial, alguns momentos de Abril podem trazer um Benfica em versão melhorada, embora a conjuntura de Chalana não tenha vindo acrescentar nada de positivo à equação.

O clube continua em busca de uma alternativa a Camacho e, de entre as opções dísponiveis por mim conhecidas e analisadas, Victor Fernandez é a de melhor conjuntura planetária para a próxima época.
Para a próxima época, muitas mexidas serão necessárias, nomeadamente na qualidade das aquisições (treinador incluído), que transformem o plantel num conjunturo homogéneo de qualidade conjuntural vencedora. Da presente ficam Cardozo, Makukula, Di Maria e Adu a prometerem mais para o futuro de médio/longo prazo. Para já, é curto.

O post prometido, prometido estava.

Está entregue.

Taça Astrocosmo: 2ª edição

Decorre no blog 442 a 2ª edição da taça Astrocosmo, que pretende, num espirito de camaradagem e de vale tudo até arrancar olhos, eleger o melhor candidato a Professor Kamandru desta temporada.
Como não podia deixar de ser, o AstroCosmo apoia solenemente a iniciativa, e chama a atenção para a realização dos primeiros embates da prova, com verdadeiros duelos de gigantes a abrir a competição.
Não podemos deixar de dizer tambem, que enviámos denúncia ao ministério publico que trata do processo apito dourado, dando conta do facto do organizador Master Kodro ter vencido a edição passada e continuar a ultrapassar eliminatórias a coberto de arbitragens escandalosas (cparis, estamos contigo).
Os indicios de irregularidades e favorecimentos ilicitos não podem deixar de ser alvo de escutas, até porque, depois do arraial de fruta com que o Guimarães (clube da terra natal do futuro arguido) aviou o Sporting, dúvidas não restam de que nem só de café com leite vive o povo nortenho.
Amen.

quarta-feira, março 12

A fúria da técnica


Num dos piores anos para as equipas Espanholas nas competições da UEFA, pode criar-se o paradoxo de virmos a ter um bom desempenho, ao contrário do que é normal, da selecção Espanhola no Euro 2008.

Já o dissemos aqui, mas a exibição de Fernando Torres esta noite em San Siro fez-nos bater na mesma tecla: com uma espinha dorsal formada por Casillas, Cesc Fabregas, Guti e Fernando Torres, há material de conjuntura para Aragonés trabalhar em condições bem melhores que os seus antecessores.

terça-feira, março 11

Hoje, Excelência

Como uma formiguinha que trabalha na sombra, com chuva e vento pelas costas, o FCP de Pinto da Costa colhe, à distância de 3 temporadas, a sementeira que efectuou debaixo dos tiros de canhão de amigos e inimigos.
Foi no defeso de 2004, numa temporada que se viria a revelar mortifera para Victor Fernandez e José Couceiro, que chegaram ao Dragão Raul Meireles, Quaresma e Pepe, aos quais se juntariam no defeso de 2005 Lisandro, Lucho, Hélton, Assunção, Anderson e Bruno Alves.
Em um ano apenas, o que mediou entre a partida de Mourinho e a indigitação de Co Adriaanse, Pinto da Costa construiu a estrutura que até agora lhe deu 3 campeonatos e 60 milhões de Euros com as vendas de Pepe e Anderson.
Numa altura em que os responsáveis de Sporting e Benfica deitam mãos à cabeça a pensar no que falhou, deitar o olho para a planificação portista é o melhor conselho que se lhes pode dar.
Contruír a médio/longo prazo incrementa as hipóteses de sucesso, independentemente do que conjunturas de curto prazo possam trazer. O problema é que, depois de tantos cartuchos gastos, o pavio das massas adeptas da segunda circular ameaça não dar mais uma oportunidade a quem já perdeu tantas de aprender a lição.
Continuar a justificar insucessos com o sistema arbitral é chão que deu uvas. Agora que os orçamentos são curtos e as janelas de oportunidade cada vez mais estreitas, a moral da história futura é que fazer o melhor possível não chega.
Nunca chegou para quem pretenda estar acima da mediania e não chegará para quem quiser fazer frente a um dos melhores dirigentes de futebol que o mundo já viu.
Num país em que o mérito sofreu um ataque sem precedentes nos ultimos anos, o futebol continua a ser-lhe fiel. Os melhores jogadores fazem as melhores equipas, e não há cunha que salve nem o filho do dono. No futebol o algodão não engana, porque os resultados, tarde ou cedo, deixam pouca margem para manipulações ou maquilhagens de ultima hora.
Na segunda circular precisa-se de rasgo, talento, ousadia e, mais do que tudo, de excelência. O futuro começa a construír-se...
Hoje.

Paulo Bento: passado, presente e futuro

Muita água passou debaixo da ponte desde que Paulo Bento assumiu o comando técnico do Sporting. Corria o mês de Outubro de um Outono que estraçalhou a reputação de José Peseiro e Dias da Cunha quando, vindo dos juniores de Alvalade, Bento abraçou um projecto que era seu por convicção, e de outros por falta de recursos.
A aposta num técnico inexperiente fez sentido a muita gente porque, à sua semelhança, tambem os jogadores que recheariam o projecto não passavam de projectos, esboços de craques, olhados à luz dos já então consagrados Ronaldos, simões, Quaresmas, Vianas, Futres e Figos.
Correram bem os primeiros tempos de Paulo Bento no Sporting. Com um baixar de expectativas tão tipica de uma massa associativa bipolar, e que sucedeu a uma final da Taça UEFA tida como uma vergonha para um clube com uma história tão parca em bons desempenhos europeus, a nau foi sendo levada com resultados medianos mas, estranhamente, sempre com a boa graça dos adeptos e comentadores.
Talvez hoje já seja possível, com exactidão e simplicidade, e com total atenção dos interessados, explicar o que terá falhado, ao menos aos olhos de um analista conjuntural.
Normalmente considero 3 fases conjunturais tipicas:
a) de expansão e crescimento, normalmente associada a fases sustentação e estruturação da fase seguinte;
b) de realização, propicias a vitórias e ao atingir de objectivos traçados;
c) de críse, associada a obstáculos e à necessidade de encetar um trabalho de aperfeiçoamento à fase a) ou, então, à obrigatoriedade, dada a falência da mesma, de fazer ruír a estrutura construída durante a fase a).
Um dos sinais de alarme, ou que o deveria ter sido, foi o do 2ºlugar alcançado a época passada, e visto por muitos como o anunciar de uma nova era de vitórias sportinguistas.
talvez assim fosse, se estivessemos a viver a fase conjuntural a). O erro foi o de considerar que não estávamos já a viver os melhores tempos do projecto que nasceu da humilhação a Peseiro e do escorraçar de Dias da Cunha.
O futuro de Paulo Bento à frente da equipa do Sporting está agora em aberto. Da minha parte, e se uma opinião me é permitida, sou tão a favor de não o despedir hoje como fui de não o contratar então.
Paulo Bento completa esta época a fase de estágio do seu tirocinio como treinador profissional de futebol. Fê-lo num dos melhores clubes da Europa a formar. Teve condições de trabalho, algum material humano e tempo para fazer as suas experiências e cometer as suas borradas. A sua fase c) está no fim e é agora que o queremos ver pelas costas.
Sou da opinião, eu que me engano muito e raramente tenho certezas, que Paulo Bento tem matéria conjuntural para crescer nas próximas épocas. Nomeadamente já na próxima, e com a paciência que não mereceu no passado e lhe negam agora, ele é, agora que deixou de ser um estagiário, um treinador válido para fazer florescer um novo projecto, este capaz de evitar erros de palmatória cometidos no passado, sobretudo na preparação da temporada 2007/08, um dos quais foi crer que um cataclismo competitivo não sucederia se se formasse um plantel praticamente só com juniores e sub-21s.
Resta saber o que pensa a multidão, pois os que lhe deram palmadinhas nas costas enquanto cometia os tais erros de palmatória são os que agora quererão escorraçá-lo. Como fizeram com Peseiro, agora santificado pelo trabalho que vai mostrando na Grécia.
A escolha de um treinador passa, para alem da sua competência, definida pela qualidade estrutural, por saber em que fase do ciclo conjuntural se encontra. Se este é o fim de ciclo, precisamos de um A. Bento é, a partir da próxima época, o A ao nosso dispôr. Ou ao dispôr de um clube rival...

segunda-feira, março 10

O senhor que segue a luz

Nunca entendi muito bem a conjuntura planetária de Camacho para esta época, e muito menos consegui "encaixar" essa conjuntura na da generalidade do núcleo duro do plantel encarnado.
Fiz, aliás, alarde disso mesmo nas diversas ocasiões em que adeptos "lamps" se insurgiram para as poucas indicações que dei para a temporada benfiquista.
Talvez agora, talvez, algo mais possa ser dito quanto ao que resta de 2007/08 na luz.
Quem é o senhor que se segue?

sábado, março 8

Prebisões

Uma gastroentrite depois, estamos de volta ao marabilhoso mundo das prebisões astrais. E como é bom prebêre...
A queda do FCP aos pés dos Alemães do Shalke 04 teve como consequência imediata a renovação do contrato de Jesualdo Ferreira. Um cronista do desportibo "ojogo" diz que é lógico.
Eu tambem acho: com uma primeira metade da temporada 2008/09 a indicar problemas para os lados do Dragão, uma igualmente problemática conjuntura planetária do treinador tem toda a lógica.
Uma referência a Quaresma. O mágico foi muito mal tratado nas horas que se seguiram à eliminação portista da CL 2007/08, e há uma sensação de que a paciência dos morcões (carago!!!!) está a chegar ao fim.
Tinhamos feito menção há alguns meses (não me façam ir procurar, que uma "gastro" deixa um gajo debilitado) da descida conjuntural do cigano, e aí está ela. No entanto, de referir uma recuperação ligeira neste final de temporada, nomeadamente na relação de Quaresma com o publico.
De notar ainda a ausência de indicadores claros de novos contratos e de saída para o estrangeiro. Pode ser que estejam "escondidos"...
A manutenção do jogador faria sentido como confirmação da famigerada primeira metade da temporada 2008/09 do FCP, embora não seja imprescindivel.

domingo, março 2

Billy, the smoking mouth

sábado, março 1

Pontus "bons astros"

Há uma grande curiosidade em verificar se Farnerud irá seguir as pisadas do seu, tal como ele próprio, colega mal amado.

Purovic já fez qualquer coisinha para justificar a melhoria da sua imagem, e que a sua conjuntura planetária deixava antever, mas o Sueco continua muito longe da títularidade. De que oportunidades gozará ele para justicar os "bons astros"? Mais própriamente os melhores que tem desde que "aterrou" em Alvalade.

Veremos se durante as próximas 2 ou 3 semanas Pontus dá alegrias a quem lhe quer bem. O que não é o mesmo que dizer "adepto sportinguista"...