segunda-feira, maio 26

Os Grandes

Nos "Incríveis" da SIC, hoje, Pepe. Ao ouvi-lo, perceber quem é, o seu carácter, há uma conclusão que se tem de tirar: quem nos dera ter mais Portugueses como ele.
Como no caso de Deco, acertámos em cheio. No talento e na humildade. Na boa-fé e na verticalidade.
Nós é que agradecemos.

domingo, maio 25

O perdedor

Avram Grant foi despedido pela direcção do Chelsea e, no seguimento, Mourinho apelidou o Israelita de perdedor por aquele considerar que um 2º lugar na Premier League e uma final da Champions perfazem uma boa temporada para os "blues".
Talvez Mourinho possa compreender que o Chelsea de Grant alcançou o que ele, quando por lá passou, nunca alcançou, pois não passou das meias-finais.
E talvez fazendo uso das suas qualidades mantemáticas compreenda que Avram Grant só não venceu a Premier League porque quando tomou conta da equipa vinda de Mourinho já este tinha cavado um fosso pontual para o Man United que não lhe permitiu o 1ºlugar.
Porque, na verdade, contabilizando apenas os pontos conquistados por Grant, este Chelsea teria vencido a Premier League com boa vantagem para os "reds" de Manchester. O perdedor, neste caso, é Mourinho. Basta fazer as contas.
Quanto ao despedimento, do seu acerto ou não, tudo dependerá de quem fôr contratado para o substituír. Rijkaard é um dos nomes falados e aquele que conjunturalmente melhor qualidade apresenta para a próxima temporada. Independentemente disso, a permanência de Grant no clube, noutras funções, não teria calhado mal, até porque há qualidade conjuntural no Israelita nas próximas épocas.

terça-feira, maio 20

Tiuí, o passarinho que voa

Não estava nos meus planos que Tiuí virasse herói na final da taça de Portugal. Nem pouco mais ou menos, já que o indicadores planetários para os dois ultimos meses da presente época não são nada brilhantes.
No entanto, e se o assunto fosse a próxima temporada, já teria opinião diferente, e referiria o potencial planetário para melhoria da "sua" imprensa e popularidade. Parece que o futuro chegou mais cedo...
Quando já não se esperaria que conseguisse "conquistar" um lugar no plantel para 2008/09, os providenciais golos a Nuno Espirito Santo devolvem o Brasileiro à equipa e ao projecto futuro. E em boa hora, já que não deslustram os seus indicadores planetários no sentido de se conseguirem vitórias.
E, com o devido respeito pela Taça de Portugal, vitórias que realizem efectivamente um clube da dimensão do Sporting.

segunda-feira, maio 19

Trintões

Já há uns meses aqui falámos de Ricardo Carvalho e Hélton, estabelecendo esta época como a que marca o "clic" na carreira de ambos.
Com conjunturas semelhantes, uma vez que nasceram no mesmo dia (fizeram 30 anos no dia de ontem), Carvalho e Hélton partem em breve para uma nova fase de vida profisional. O auge, já atingido, dará lugar, a uma descida de produção e de conquistas paulatina e que pode surgir após uma mudança de ares.
Tanto um como o outro apresentam indicadores fortes de rescisão contratual no presente defeso, e as próximas temporadas não deixam muita água na boca. Para já, Carvalho tem pela frente ainda a final da Champions e o Euro 2008. Que aproveite da melhor maneira.

domingo, maio 18

Ups, I did it again

Ok, mais uma época, mais provas de dificuldades em jogos especificos, mais provas de que o curto prazo, se não bem sustentado, vale de pouco.
Quem sabe se um dia não chegamos lá?
Para já estamos muito longe.

Bons investimentos 2008


Jogador muito pretendido no mercado de verão 2008, a questão que se coloca, como acontece em muitos outros "produtos" da moda conjuntural, é a de saber se os próximos anos justificarão todo este frenesim em redor do Francês.
Planetáriamente é um dos jovens que não desiludem. Ainda que alguns indicadores de potencial para lesões o apoquentem nas proximas duas temporadas, o facto é que a conjuntura de Benzema não deixa margem para oscilações. É uma boa escolha para quem o levar, e tem o apoio dos Deuses para grande parte da sua carreira.
Aposta segura com boa margem de evolução.

sábado, maio 17

A final de Portugal

Não me agradam particularmente, para não dizer que me desagradam, os indicadores de conjuntura de curto e médio prazo de Paulo Bento para o jogo da final da taça com o FCP. Frustração e má imprensa de curto prazo não me deixam muito animado quanto ao resultado final. A estes, no mesmo sentido, podem juntar-se os de Tonel, Polga e Vukcevic.
Melhor está Jesualdo, se comparado com Bento, e alguns dos jogadores nucleares do FCP, equilibrados, sem estarem brilhantes.

quinta-feira, maio 15

Adiós, Crack

Comentários de despedida a Deco, in "elmundodeportivo"
8 Berbatov 15/05/2008 - 17.48
Adiós crack, para muchos tú fuiste el que realmente sostuvo al Barça y la clave de que ganásemos Champions y ligas, aunque los premios se los llevara el Gaucho. En el terreno de juego y también fuera siempre has dado la cara y por eso compré tu camiseta, que tengas suerte vayas donde vayas, aquí te echaremos de menos.
12 Borja 15/05/2008 - 17.49
Eres el mejor Deco, el Barça te hechará de menos y se te recordará como el gran jugador que eres y sigues siendo. Nunca creí que te borrases del partido contra el Madrid, si alguien merecía una patada contra el Valencia era Marchena. Gracias por todo!!!
13 DEEEEECO 15/05/2008 - 17.49
Se va un grande, posiblemente el mejor centrocampista de la historia del barça.Deco, te deseo lo mejor y por si alguna vez no te sentiste lo suficientemente valorado por la aficion, no te preocupes, todos coincidiamos en que la pieza clave del Barça triunfant " ERA DECO
15 Javi 15/05/2008 - 17.51
Gracias por todo DECO, para mi uno de los 5 centrocampistas que han pasado por el barça, calidad y caracter infinitos, le daba equilibrio al barça. gracias
23 carlos 15/05/2008 - 17.54
Deco eres el mejor medio del mundo!!! solo los jugadores de futbol vemos lo increibe de tu eres... Que todo te vaya muy bien!!!! Eres un supercrack, inigualable!!!!
25 KALDE 15/05/2008 - 17.56
DECO MERECE UNA SALIDA DECENTE DEL BARÇA, LO HA DADO TODO POR EL CLUB, Y AUNQUE ESTE AÑO HA TENIDO MUCHAS LESIONES, CUANDO HA ESTADO LO HA NOTADO EL EQUIPO. ADIOS DECO ERES EL MEJOR DCENTROCAMPIASTA QUE HA TENIDO EL BARÇA EN TODA LA HISTORIA, SUERTE EN EL INTER.
34 Gracias 15/05/2008 - 18.01
DECO eres el mejor jugador de toda la historia del barça. Si hay gente tonta que no te quiere ya se daran cuanta de lo mucho que aportas cuando te hayas ido. Adios y gracias CRACK.
38 Pedro 15/05/2008 - 18.04
Gracias Deco, por demostrar que eres el mejor jugador que ha pasado por este gran club. Pero te pido que perdones a la gente que no sabe apreciar tu magia. Gracias de nuevo por todo crack, vuelve pronto, aunque sea como entrenador cuando te retires. Suerte DEco
39 EPineda 15/05/2008 - 18.04
Deco, te deseo lo mejor ve a un equipo que realmente te valore. Eres un gran jugador.
43 Conde 15/05/2008 - 18.05
Deco eres el idolo, vallas donde vallas seras el mejor mediocentro que e visto jamas todo un DIOS;) Gracias por todo lo que has dado en el cam barça espero volver a verte alguna ves como ya te vi jugar en carranza(Y)Hasta siempre Crack!!(Y)
51 Jordi V 15/05/2008 - 18.08
Hoy es un dia triste. Se va el líder de un Barça que ha hecho historia, un jugador que lo ha dado todo para el Barça. Su espíritu ganador nos a llevado a la gloria y ahora cometemos un gran error descartandolo ya que dónde esté va a demostrar que aún tiene demasiado futbol en sus botas. Pero las marchas se han de aceptar y solo nos queda esperar que vengan otros tan dispuetos como él. Gràcias Deco, muchos vamos a llevarte para siempre en el corazón. Bon viatge crack.

52 Miguel 15/05/2008 - 18.09
Grande Deco has sido uno de los más grandes jugadores que han pasado por el Barça. a mi me gustaría que te quedases un año más pero si la desición ya está tomada.. mucha suerte donde vayas.
59 Toni Ch. 15/05/2008 - 18.10
Yo soy y seré admirador de tu juego y talento. Alla donde vayas trinfas seguro. Gracias por todo lo que nos has dado y olvidate de la gente que te silbó....no saben nada de futbol.
63 javi 15/05/2008 - 18.11
Gracias Deco x estos años, para mi eres el verdadero crack del barça, sin ti ni champions ni nada, t han invitado a irte, yno se si se han parado a pensar q no hay ningun jugador q pueda aportar lo mismo q tu. Gracias por todo, t seguiremos vayas donde vayas.
65 cañas 15/05/2008 - 18.12
GRACIAS POR TODO AS SIDO EL LIDER INDISCUTIBLE DE ESTE EQUIPO,KE SEAS FELIZ ALLI DONDE VAYAS.
66 Toni 15/05/2008 - 18.13
Otra de las tonterias de la directiva de Laporta...dejar marchar al mejor y mas honesto jugador que tiene este Barça...Un abrazo y muchisima suerte campeon...
68 Álvaro Morante 15/05/2008 - 18.15
Deco no te olvidaremos nunca! Sales por la puerta grande campeón! Gracias por todos estos años de tu grandisimo fútbol y por los titulos que nos has dado...eres único. "O'Rei, Deco". Hasta pronto!
72 Jordi 15/05/2008 - 18.15
Cuántas tardes de magia se van con la marcha de Deco... Que maravilla era verle luchar y darlo todo a la vez que nos sorprendia con detalles de una técnica exquisita. Hoy se va un trozo de este Barça roto, pero yo, como muchos, siempre llevaremos dentro el recuerdo de este gran jugador que levanto la copa en París i que nos ha dado tantas tardes de fantasía.
78 Angel Tomas Vazquez 15/05/2008 - 18.17
DECO, TODO UN CAMPEÓN Deco ha sido una pieza clave del barça campeón. A la que ha ido decreciendo su rendimiento también ha bajado el del equipo,recordemos que Ronnie el año pasado y la primera temporada en el club rindió a un alto nivel pero en ambas no se ganaron titulos. Deco es un campeón y solo con jugadores como el se lograra estar ahi arriba de nuevo, lástima que sea Txiki quien tenga que buscar a esos jugadores. DECO GRACIAS Y SUERTE. Ángel T. Vázquez García

85 Luis 15/05/2008 - 18.19
Gran Deco:Eres un notable jugador,lesiones te impidieron este año lucirte como siempre lo sueles hacer.Te vendra bien un cambio de aires.Te deseo lo mejor.ERES DE LOS GRANDES DEL FUTBOL MUNDIAL y eso recuerdalo siempre. Has dejado huella en el Barca
87 Toni cule 15/05/2008 - 18.19
Ya nadie se acuerda (de la directiva y de los que el domingo silbaron) de que has jugado lesionado, ni del caracter de campeon ni de tu clase, ni de tu.....Un abrazo muy fuerte, que trinfes y un beso a tu hijo...
88 LuiSao 15/05/2008 - 18.19
Deco eres el mejor jugador que ha pasado por el barça en muchos años , buena suerte donde vayas
89 Juan 15/05/2008 - 18.19
Deco, para mi siempre has sido de mis favoritos y lo seguirás siendo...Creo tenías aun un par de años más...Te deseo lo mejor en tu nuevo club..y lo que has dicho de no ir al madrid..me ha llegado al corazón!! Eres un crack!!
90 Guillem lópez 15/05/2008 - 18.20
Deco,has sido mi ídolo y lo seguirás siendo alla donde vayas.Por mi has sido junto a Messi el mejor del Barça.Me has enseñado mucho y te estoy muy agradecido.Hasta siempre
92 Grácias Deco 15/05/2008 - 18.21
Simplemente muchas grácias por lo que nos has dado. Eres el mejor sin lugar a duda.
94 Antonio Nerja 15/05/2008 - 18.22
Vaya... una noticia realmente triste. Buena suerte donde vayas Deco, para mí, como para muchos el auténtico motor de ese equipo que nos alegro con esa 2da copa de Europa. Buena suerte en tu destino y hasta siempre, CAMPEÓN.
102 Alvaro 15/05/2008 - 18.28
Deco muchisimas gracias por lo momentos que nos has hecho pasar a los culés que todavía hoy te apreciamos y admiramos, para mí puede que no hayas sido el jugador más vistoso, ni el más espectacular, ni el que metía los goles pero eras el más indipensable. Gradias por todo crack
108 DECOFAN 15/05/2008 - 18.32
Hola deco, pues lamentamos que te tengas quie ir del club, creo que tu eras el único jugador del baraca que entregaba todo. que te valla bien y triunfes en otro club. tu i Rijkaard dejaran un recuerdo en nuestros corazones. Gracias por todos los momentos felices que nos has dado. Te vamos a recordar. GRACIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
113 honorio 15/05/2008 - 18.35
si deco se va, yo me hago perico. lo juro.
120 Alejandro 15/05/2008 - 18.38
Solo queda dar las gracias a este enorme jugador que tanto nos ha echo disfrutar, y desearle toda la suerte del mundo, por que merece salir por la puerta grande y no asi. GRACIAS DECO!!!
126 Riki 15/05/2008 - 18.40
Gracias Deco, eras el mas imprescindible de todos. No eras uno de los desastrosos "fantasticos", i nos as dado un periodo perfecto para todo club. k vaya bn tu nueva etapa en otro club. GRACIAS.
129 sergio 15/05/2008 - 18.43
Deco eres el mejor centrocampista del mundo y es una pena que te tengas que ir, de todos modos suerte en tu proximo reto
141 Juan carlos 15/05/2008 - 18.49
Te han puteado desde que llegaste aquí, pudiendo haber elegido cualquier otro equipo siendo campeón de Europa. El 24 de septiembre de 2004 pisé por primera vez el Camp Nou y me di cuenta quién era el verdadero crack del Barça. Buena suerte. Nos acordaremos muchos años de tí.
151 PICHPUCH 15/05/2008 - 18.53
Se va el autentico motor de este gran barça. Cuando su nivel de forma bajo, desapareció el futbol.Ni Ronnie, ni messi, el espiritu del futbol en camp barça estos cinco años fuiste tu. GRACIAS DECO, suerte
173 el "20" ya es mito... 15/05/2008 - 19.03
kuando todo el mundo keria la camiseta de ronnie, yo solo keria la tuya. en mi vida me e sentido tan orgulloso de tener a un jugador asi en mi ekipo, lo k me as exo sentir es casi cmo puyol. Tu calidad, xo sobretodo tu lucha, tu caracter y tu garra me han hecho sentir orgulloso de ser del barça. Espero que vayas donde vayas te vaya muy bien, porque te lo mereces. el "20" ya es mito...
187 Ivan 15/05/2008 - 19.10
Avui ha dit que se´n va, per mi, el millor migcampista del món, el jugador més complet.La meva samarreta del barça porta el nº 20, ni el 10 ni el 9, el 20, el nº del millor.Gràcies per haver jugat al barça i deixar-nos tants grans moments.Que et vagi bè allà on vagis.Sempre et portarem al cor.
197 Mahdi 15/05/2008 - 19.14
Tu eras mi jugador mas preferido d'este equip! nunca yo olvido te! adeu campion! obregador por este 4 años...uno de los mejor centrocampistas de l'historia del barca! deco = crack!
202 raul 15/05/2008 - 19.17
deco gracias por lo que has hecho por el futbol y por el club. el barça no te izo ningun favor al ficharte, tu nos hiciste un favor al venir al barça porque eres el mejor y podias haber escogido de entre todos los clubes. siempre te recordaremos como un grande. ojala no te tuvieras que ir. GRACIAS

terça-feira, maio 13

Justiça Penal Vs Justiça Desportiva: perceba as diferenças

Para quem não percebe por que uma escuta ilegal pode, e deve, imperativamente, servir de prova num processo de Justiça Desportiva (o bold itálico é nosso):
«É muito importante a justiça desportiva funcionar de forma tempestiva, de forma isenta, isso é essencial à salvaguarda da integridade das competições», defendeu, separando as águas no que respeita à legislação desportiva e legislação penal.
«Na legislação penal lidamos com penas de prisão, a legislação desportiva tem que ser mais ágil, mais rápida, porque tem que compatibilizar os seus tempos com os tempos das suas competições, e isso é uma exigência do modelo europeu de desporto», argumentou.
Maria José Morgado, citada em "abola"

segunda-feira, maio 12

"Emigras"


Um final de época pouco menos que desastroso para Maniche. Com a aventura Italiana a não correr da melhor forma, e mantendo-se na corda bamba relativamente aos escolhidos de Scolari, o "pé-canhão" tem-nas boas para passar.
Astrológicamente há indicadores claros de más noticias, má imprensa e de falta de apoios, o que não ajuda muito a ser um dos vinte e três e/ou a conseguir um final de temporada satisfatório no Inter de Milão. Mas, ainda que não vá ao Europeu, e ainda que a aventura Italiana não termine da melhor maneira, não cometam o erro de pensar que Maniche está acabado. Porque seria...um erro crasso.
Tal como Manuel Fernandes, Hugo Viana (em menor extensão) e Caneira, Maniche faz parte da armada de emigrantes com potencial para regressarem a casa, a um dos grandes, e relançarem as suas carreiras, quiçá voltando à selecção.
Ao 30 anos, esta, deste final de época, não será a ultima imagem com que ficaremos de Maniche.

domingo, maio 11

Mario Balotelli: conjuntura de vencedor


Chama-se Mario Balotelli, tem 17 anos e uma conjuntura com traço fortemente vencedor para as próximas 3 a 4 temporadas. Para já, começa a ganhar a luta pela titularidade a jogadores do calibre de Hernan Crespo e Suazo. É dos que não engana.

sábado, maio 10

Para-quedas

A dois dias do final da época desportiva a comissão disciplinar da Liga decidiu o processo "apito final". Dois dias. Já não aguentaram mais dois dias com a comichão nos tomates de não decidirem.

Se o Bill Gates fôr à barra de um tribunal penal e lhe quiserem aplicar uma pena de multa, das duas uma: ou não há um limite para a multa a impor pelo tribunal, e esta ascenderá a largos milhares de Euros, ou há um limite reduzido (para o bolso de Bill Gates) e aplica-se um outro tipo de pena.

Se corrompes um árbitro, e os regulamentos, nas palavras de Ricardo Costa, não preveem uma pena simétrica entre corrompido e corruptor, nem uma pena justa para o corruptor, então vais aplicar a pena possível no momento em que o seu efeito está completamente esvaziado ou quando, por pequeno que seja, cumpra ao menos esse efeito?

E se, podendo não o fazer, optares pela primeira hipótese, tiveste-os no sitio e mostraste a tua diferença para com o resto da corja, ou foste apenas mais um a negociar uma decisão e o momento da sua deflagração, movido por interesses e influencias, quiçá sabendo que dependes deles para te manteres no posto que ocupas?

Uma decisão para Inglês ver. O processo que a trouxe até nós, hoje, a dois dias do final do campeonato 2007/08, demonstra os quão envergonhados dela estão os membros da comissão disciplinar da liga. A necessidade justificativa de que o discurso de Ricardo Costa está apinhado prova que a consciência não está tranquila.

Com todas as desculpas de que se possa munir, Ricardo Costa e a sua comissão podia, e devia ter feito melhor. Ele sabe disso. Nós sabemos disso. Os jornalistas sabem disso. Mas ninguém diz nada, caladinhos que nem ratos. Porque todos temos a nossa parte do bolo a proteger. Porque o sistema alimenta todos os que dentro dele estão. Ou acham que Ricardo Costa caiu lá de para quedas? Por que foi isso que fez: amparou a queda de alguem.

sexta-feira, maio 9

Um país de merda

A justiça (a letra pequena não é erro) desportiva pariu mais um aborto. Como que a provar que só "leva" quem já está no chão, o Boavista, a "morrer" afogado em dívidas, desce de divisão por pressionar um árbitro. Por sua vez, o FCP, campeão nacional das ultimas 3 temporadas, sofre uma penalização de 6 pontos por tentativa de corrupção a um árbitro.
Sinceramente, não valia mais estarem quietos? O efeito moral é o mesmo de condenar um "serial killer" a 1 ano de prisão, e dispensá-o de cumprir pena e de indemnizar as familias das vítimas.
Um país de merda é assim. Usando uma palavra rota de tão gasta, VERGONHA.

quinta-feira, maio 8

Suspensão eterna: a frustração astrológica da posição indefinida do raio do astro

Não há nada mais frustrante em astrologia do que analisar um jogo especifico sem ter conhecimento das horas de nascimento dos intervenientes.
À medida que passo de conjuntura a conjuntura de jogadores e treinadores de Man United e Chelsea para a final da Champions, procurando adivinhar se o raio do planeta estará um pouco mais à frente ou um pouco mais atrás, a tentação é gritar um "raios parta isto".
Por isso, e para já, fica em suspenso o favorito do AstroCosmo para a final da Champions. A manter-se a situação actual será uma suspensão eterna. Baahh!!

quarta-feira, maio 7

Olá Pep

A troca de Frank Rijkaard por Pep Guardiola suscita algumas dúvidas.
A aposta num treinador sem experiência sénior, à semelhança da efectuada pelo Sporting, pode, e deve, ser considerada de risco. Quanto mais não seja pela pressão a que o treinador não está habituado. Uma coisa é a pressão de jogador, incomparável, por defeito. Outra a de centralizar em si todos os problemas de um gigante como o Barcelona.
Astrológicamente, a conjuntura de Guardiola é mista, o que, num caso destes, num clube desta dimensão, pode ser considerado menos do que o desejável. Ainda mais porque o final de temporada, planetáriamente, traz problemas de controle do ego e indicadores de diminuíção de apoios ao amigo de Figo.
Como no caso de Paulo Bento, o futuro de Guardiola estará dependente da estabilidade directiva. Um novo falhanço da equipa colocará em causa não só o treinador mas, sobretudo, Laporta.

Logo veremos o que passa mas, planetáriamente, a troca, de Rijkaard por Guardiola, e tendo em conta a próxima temporada, não seria aconselhável. Por tudo o resto e por que o Holandês apresenta uma conjuntura de qualidade superior à do Espanhol.

terça-feira, maio 6

Nani, o "Perde-Ganha" de Manchester


1. A expulsão de Nani, por estranho que possa parecer, é uma boa noticia para o Manchester United. Com uma conjuntura planetária de final de temporada pouco menos que "perdedora", como fomos escrevendo em posts anteriores, a ausência do ex-sportinguista do ultimo jogo da Premier League (e, quiçá, da final da Champion League) pode constituír um bom prenúncio para os "reds". É que Nani é (era?) o ponto mais débil do Man United, de um ponto de vista conjuntural-planetário, para as ultimas semanas desta temporada. Não esperava tanto dele mas, finalmente, a conjuntura deu de si. Há aspectos planetários que não perdoam.

2. Já sabemos que previsões para jogos especificos não é nossa especialidade. No entanto, depois de uma análise aturada às conjunturas de boa parte do plantel do Chelsea, não fico muito animado quanto à possibilidade de grandes conquistas neste final de época. Existem excepções, as maiores de todas Essien e Avram Grant, com conjunturas que não parecem dar tréguas. Mas se falamos de excepções queremos dizer que o padrão geral é oposto, com alguns indicadores de potenciais derrotas. Algumas similitudes com a fase de inicio de temporada, em que Mourinho foi despedido e a equipa fez resultados menos brilhantes. Seria uma surpresa para mim se ganhassem a Premier League ou a Champions League, mas de surpresas está o mundo do astrocosmo cheio.

segunda-feira, maio 5

Croissants, o novo bruxo do panteão astrocosmico

Croissants sagrou-se campeão da taça astrocosmo, organizada pelo blog 442, batendo da rocha numa final só decidida na lotaria (bruxaria?!) dos penaltys.
É mais uma edição da competição, que prestigia como nenhuma outra o humilde AstroCosmo.
O meu muito obrigado a todos, participantes e organizadores, com menção especial ao master kodro.

quinta-feira, maio 1

Keep walking