segunda-feira, junho 29

Cangurus + ópio= record de salto em altura (isto faz-me lembrar o Fernando Mendes)

domingo, junho 14

Liedson - Fim de mina

No dia em que o FCP vende os direitos desportivos de Cissokho ao Milan por 15 Milhões de Euros, e que havia adquirido em há coisa de 6 meses atrás por 300 mil euros, "postamos" com pesar a previsão para as três próximas temporadas do melhor jogador que passou por Portugal nos últimos anos.
Liedson foi, tambem, um negócio da China para o SCP, embora não tenha conseguido transacionar o seu passe. O último que o clube conseguiu, a par da venda de Nani para o Man United.
Durante épocas a fio o levezinho carregou às costas uma equipa mediana, sem ambição de ser primeira, disfarçando essa realidade aos olhos dos seus adeptos. A conjuntura de Liedson foi sempre isso mesmo: uma pedrada no charco da medíocridade, um raio de luz que nos fez brilhar os olhos ao menos uma vez por época, e sobretudo quando defrontava o rival da luz.
Agora, no momento em que o seu contrato se renova por mais 4 temporadas, apostando apenas na racionalidade, e na ausência de gratidão, diremos que a decisão não é brilhante para os interesses do clube.
Alguns fogachos de boa imprensa e algumas exibições a fazerem recordar o passado não serão suficientes, no cômputo das próximas 3 temporadas, para tornar positivo um período para o qual o Sportinguismo contava, mais do que nunca, com o seu verdadeiro ídolo.
Por entre potencial para lesões e quebra energética, o resvalar do patamar de competitividade do avançado leonino far-se-á sentir. Até ao momento em que se perceberá que é um caminho sem retorno: o "velho" Liedson fará parte do inconsciente colectivo do clube, mas o novo não será solução para um Sporting que deve lutar com unhas e dentes de modo a constituír uma verdadeira ameaça ao todo poderoso (e competente) Futebol Clube do Porto.
Como sempre dizemos quando nos reportamos a um período tão prolongado de previsão, importa esperar pelo final de 2011/12 para tirar conclusões definitivas, mas durante 2009/10 e 2010/11 esta realidade irá tornando-se cada vez mais definida.
A "Mina-Liedson" está a chegar ao fim e em Alvalade precisam-se de novos golpes de asa. Para não termos de perceber, efectivamente, o quão dependente esta equipa esteve de Liedson nos ultimos anos.

quinta-feira, junho 11

Temos espectáculo!

O dia é de Cristiano Ronaldo e da sua transferência para Madrid. Os indicadores planetários, como não, do mapa astrológico de CR7 a apontarem para esta transferência estão presentes. Mas não foi para vos maçar com afirmações à "Lapalisse" que vim aqui quebrar a minha hibernação previsional.
Estava a ouvir um jornalista a comentar a transferência, e dizia ele que CR7 estará agora vários anos em Madrid, pelo menos uns 5 ou 6. Os valores envolvidos na transferência apontam nesse sentido: quem terá dinheiro para resgatar Cristiano ao Madrid de Florentino? E que interesse teria Florentino em desprender-se de CR?
Ora, os motivos que me levam a quebrar a acima identificada hibernação dizem respeito a um fenómeno extraordinário capaz de motivar qualquer astrológo espremido: Florentino Perez, o homem das ilusões, voltou. A análise a este novo Real Madrid é um desafio espectacular para quem almeje "prever".
Voltando à questão CR7, e explanando factores astrológicos, é facto relevante que, durante o próximo defeso (entre Março e Setembro 2010, com epicentro no verão), a conjuntura planetária do jogador está impregnada de alguns indicadores a apontar para turbulencia na carreira do Madeirense, por um lado, e de vários indicadores a colocarem em risco a sua situação contratual, isto é, indicadores de rescisão contratual.
Como são vários esses indicadores parece-me pouco provável que se trate de mera coincidência ou que, por exemplo, se trate de apenas um pequeno arrufo. A primeira temporada de CR7 em Madrid é, por isso, um tempo de instabilidade para o Português, o maior obstáculo da sua carreira, embora só lá para o verão 2010 a verdadeira extensão da mesma se revele em todo o seu esplendor.
Por outro lado, de Novembro 2009 a Março 2010 está localizada outra fase "manhosa" para o Português, podendo esperar ser "metralhado" de várias direcçoes, sendo de notar aspectações a apontar para potencial de lesões, diminuíção de popularidade e aumento de inimizades.
O final de temporada parece querer trazer melhorias, mas Junho e Julho 2010 renovam dificuldades e, acima de tudo, potencial de rescisão contratual e de rupturas.
Em face de tudo isto, as questões amontoam-se. Será capaz, e terá vontade disso, o Man United de recuperar CR7 no defeso 2010, no caso dessa possibilidade (como os indicadores planetários indicam) se levantar? E por que valor? E como seria recebido CR7 em Manchester?
Mais tarde voltaremos a este tema. Tencionamos analisar à lupa este novo Real Madrid, as novas contratações, o estado das vacas sagradas do seu plantel, momentos especificos e, claro, Florentino Perez.
Isto promete!

segunda-feira, junho 8

At last

O grande desafio do Benfica 2009/10 é conseguir manter o que de bom foi feito e construído em 2008/09 (com muitos Euros...), tambem por Quique Flores, livrando-se, finalmente, das raízes em que tem assente as derrotas dos ultimos anos.
Parece que Filipe Vieira não quer largar o posto e Rui Costa apercebe-se, at last, do alçapão onde caiu, não dando, no entanto, sinais de querer rupturas. Há um ano atrás falámos disso, do problema de Rui Costa não se enquadrar no perfil de um homem de rupturas e do problema que isso poderia constituir.
Por isso, o finalizar da limpeza lampiã é tarefa longe do fim. Para bem dos seus adversários...
Venham as contratações.