domingo, agosto 30

Angulo (23 Jun 1977) - 2009/10 - I m popular

Eu sou popular. O final de temporada 2009/10 do novel Espanhol do campeonato Português grita a plenos pulmões um estado de graça cósmico muito prazeroso.
Há pouco tempo tivemos um comentário nas caixas do Astrocosmo de um leitor que, respondendo ao post da previsão de Liedson para as próximas 2/3 épocas, dizia que era óbvio que não seria o mesmo de sempre devido à sua idade.
Angulo chega a Alvalade com 32 anos (mais um que Liedson) e, com uma carreira em sentido descendente há já algumas temporadas em Valência, prepara um regresso interessante para 2009/10 ao serviço da equipa do Sporting, como que a provar que a idade pode ser um posto. À popularidade, acrescenta potencial planetário de vitórias e de garra e ambição.
Um Sporting que, como já se disse antes, "tem" um Setembro/Outubro 2009 com vários indicadores de resultados negativos, com o risco crescente de despedimento do treinador (a análise ao mapa planetário de Barbosa vem confirmar o risco do possível despedimento de Bento arrastar tambem o "director desportivo" leonino).
Assim, Angulo é uma contratação improvável: Espanhol, 32 anos, em fase descendente há várias temporadas, sem potencial de valorização de passe e, no entanto, é potencialmente uma boa contratação em termos puramente desportivos. Se calhar não para jogar ao lado de Liedson, mas na vez de Liedson.
É outro dos que, fazendo parte do plantel leonino, apresenta indicadores planetários rápidos bastante positivos para o dia da ultima jornada da Liga 2009/10 (9 Maio 2010). E agora, tomem lá.

quinta-feira, agosto 20

SCP 2009/10: o peso negativo dos que pesam a dobrar

Uma das regras mais importantes na análise conjuntural da temporada de uma equipa de futebol é atribuír maior peso a quem, efectivamente, mais pesa no seio do grupo.
Quando falamos do Sporting, duas individualidades sobressaem: Líedson e Paulo Bento. Se de Líedson já falámos, de Paulo Bento vamos pelo mesmo caminho.
A época do treinador do Sporting antevê-se complicada, bem mais que a de 2008/09, e os meses de Setembro e Outubro 2009 não deixam espaço para enganos: há risco de rescisão contratual, com a certeza de resultados desagradáveis e de muita contestação. Talvez se possa olhar para esta fase como o culminar dos vários anos que Bento já leva de Leão ao peito mas, seja como seja, o risco é grande.
Especial atenção para todo o mês de Outubro 2009 de PB, com especial incidência na sua segunda metade e na sua ultima semana.
Claro que pode acontecer que a rescisão não aconteça logo nessa fase mas, ainda assim, os indicadores de rescisão, ao logo de toda a temporada, não amainam. É pena que assim seja, ou talvez não, numa temporada em que Paulo Bento pode gozar de uma conjuntura de fundo potenciadora de popularidade, não fosse o "azar" de ter de mamar com uma críse estrutural pelo meio.
E quanto à temporada 2009/10 deste sporting sobram outras questões de resolução aturada. Como seja a da posição específica de guarda-redes, onde Rui Patricio não goza de uma conjuntura planetária tão estável quanto isso, com indicadores de críse mental e física em vários períodos da época (que não tardarão a revelar-se já no período Agosto/Setembro/Outubro/Novembro 2009).
Talvez a rescisão contratual com Paulo Bento e as saídas da equipa de líedson (que, ainda assim, terá os seus momentos positivos) e Patrício (Tiago, mais uma vez, com conjuntura capaz e vencedora, e Baptista com um final de época agradável) possa dar uma hipótese a este sporting , onde pontificam conjunturas-surpresa como as de Adrien Silva (pronto a explodir), Rochemback (segunda metade da temporada em condições de, finalmente, mostrar o que vale), Moutinho (sempre em pé), Matias Fernandez, Caicedo, Postiga (em crescendo) ou Pereirinha (terá os seus momentos, at last, embora não agrade o final de temporada).
Mas, e numa troca de opiniões com um colega de profissão, um tal de feijão, saiu uma palavra que, à priori, deixa tudo em águas de bacalhau: as saídas de bento, Líedson e patrício têem qualquer coisa de utópico.
Finalmente, uma chamada de atenção para os belos aspectos rápidos de final de época que grande parte dos jogadores leoninos apresentam no dia do último jogo do campeonato, a 9 de Maio 2010. Pode não querer dizer nada mas, é melhor que nada.
Aqui fica o primeiro esboço para a temporada 2009/10 do SCP. A seguir virá outra coisa qualquer, nem que seja o Benfica 2009/10.

segunda-feira, agosto 3

Di María (14 Feb 1988) – 2009/10

O inicio de temporada está à vista: brilha como o sol e faz capas de jornais como nunca antes. O carisma que a sua conjuntura tem anunciado desde que ingressou no Benfica finalmente traz frutos sob a forma de futebol jogado em campo ao serviço dos encarnados.

Não irei fazer uma previsão detalhada (porque o tempo não permite e porque, sem hora de nascimento, torna-se complicado fazer melhor). O que me parece da análise da conjuntura do jovem Argentino é que, no geral, manifestam-se imensos padrões a apontar em dois sentidos.

Por um lado, os indicadores de excelente imprensa e carisma, presentes, de uma maneira geral, durante a primeira metade da temporada (embora entrecortados com outros apectos a partir de Setembro/Outubro, como abaixo fica expresso). Mais indicadores de popularidade junto do público estarão presentes, mas o desconhecimento da hora de nascimento impede-me de especificar com exactidão esses tempos.

Por outro, os indicadores que revelam sobressalto interior de Di Maria, irrascibilidade, desassossego, intranquilidade, irreverência excessiva para com autoridade (Jesus? Árbitros?) e, como não, um “injury prone” que no FM rondaria, conjunturalmente, os 17. Setembro/Outubro 2009 marca o inicio destes padrões e, de uma forma geral, estarão activos durante o que resta de temporada 2009/10.

Em suma, uma temporada animada, e agitada, de Di Maria, talvez demasiado agitada para se poder conceber como uma temporada exemplar numa equipa que se quer campeã nacional em Maio de 2010. Indicadores dão conta da vontade do atleta em rumar a outras paragens no final da época e, no presente mês de Agosto de 2009, existem vários apontadores planetários a possibilitar uma transferência para o estrangeiro..