quarta-feira, dezembro 30

Tesourinhos - comentários em edições on-line

"ja vai haver mais outra guerra de comentarios aqui, que é o que "A BOLA' gosta, eu pra nao entrar na polémica aproveito de ser (talvez )o 1° pra dizer "estou de acordo e nao estou""

pafuch, 30-12-2009 - 15:30, in "abola on line", comentando a eleição de Cristiano Ronaldo como o segundo melhor jogador da década no Manchester United.

sábado, dezembro 19

Real Madrid 2009/10: Críse de Fevereiro/Março/Abril 2010 ajuda Lyon

"Aún es pronto para hablar del Madrid, equivocado incluso, pero creo que en marzo puede ser un equipo imbatible".
Rafa benitez in "Marca.es"
É uma das equipas, a par do Sporting Clube de Portugal, que o AstroCosmo preferiu para fazer incidir o seu radar para esta temporada. Por tudo o resto, mas sobretudo porque é um novo projecto de Florentino Perez, o tal que, diga-se o que se disser, se equivocou na sua política de transferências aquando da sua primeira passagem pela presidência Madridista.
Agora há uma nova ideia, feita de jogadores mais jovens que, em Fevereiro/Março 2010, já se sabe, vão ter pela frente o Olympique de Lyon nos oitavos de final da Champions League 2009/10, entre outros embates importantes para a liga Espanhola.
E é aqui que discrepamos de Benitez. É que se concordamos com ele (em geral) que este Real Madrid acabará por ser imbatível em Março, a diferença está no ano civil a que nos referimos (2011) ao passo que Rafa fala em concrecto de Março de 2010.
Quanto aos meses de Fevereiro/Março/Abril 2010, é exactamente nesse período que nos parece haver conjuntura para acontecer a primeira críse mais séria deste novo projecto Perez, depois de já em Outubro 2009 termos tido um lamiré.
Precisamos de mais uns tempos de estudo de modo a conseguirmos fechar o espectro temporal da críse mas será nestes meses certamente que Manuel Pellegrini começará a ver perigar com mais consistência o seu lugar. O final temporada, o defeso e o início de época 2010/11 tambem não ajudam nada o Chileno que, no entanto, tem uma conjuntura belíssima e capaz de levar esta equipa a conquistas excepcionais em 2011.
Assentamos esta opinião, de que Fevereiro/Março/Abril 2010 serão potenciadores de críse em Madrid, em 3 ou 4 conjunturas decisivas, como são as de Manuel Pellegrini, Casillas, Cristiano Ronaldo e Lass Diarra, entre outras menos carregadas mas, ainda assim, pesadas.
Em consonância com tudo isto, existe potencial para que o Lyon de Lisandro Lopez faça frente ao Real de CR9. Mais para a frente, se houver tempo e os astros ajudarem, e quando tivermos uma ideia mais clara de quais os "11" titulares, voltaremos ao tema.

segunda-feira, dezembro 14

Coelhito, já te tenho dito, que não é bonito, andares-me a enganaaaar!!

1. Com o empate, e a fraca exibição, conseguidos em Olhão, o SLB cumpriu o destino que as estrelas lhe haviam traçado.
Ramirez lesionou-se (e jogou mal), ao passo que Javi Garcia e Quim "emprestaram" más energias à equipa.
Para o jogo do próximo fim de semana ficam boas indicações, apesar de tudo, derivadas do jogo com o Olhanense. Sidnei (por opção) e Ramires (lesão) não vão jogar, e Javi Garcia e Quim parecem ultrapassar ré-vés as configurações tensas que carregaram nas ultima semanas.
A juntar a isto, não consegui vislumbrar configurações planetárias de curto prazo de gravidade assinalável para o dia do jogo com o FCP, sendo que, apenas Jorge Jesus dá alguns sinais menos positivos de um ego fragilizado q.b..
Quanto ao FCP a estória repete-se. Apenas o treinador, Jesualdo Ferreira, apresenta alguns indicadores, embora de curto prazo, menos abonatórios, para as próximas duas semanas. Talvez dê empate, talvez não.
2. O Sporting tambem não quis falhar ao AstroCosmo, e espalhou-se ao comprido frente à União de Leiria. A diferença para o SLB é que as conjunturas negativas de Liedson, Polga e Caneira não amainam durante as próximas semanas. São jogadores títulares, e não há maneira de se lesionarem ou serem expulsos. Algo que dê esperança a um lagarto...
3. Angulo e Saviola. Até ver as mais tenebrosas previsões do astrocosmo para a presente temporada. O Espanhol já partiu, sem cumprir as nossas expectativas de popularidade (é verdade que se previu um inicio complicado, só não se previu que o inicio seria o fim), e o Argentino é uma das figuras da temporada até agora disputada.
Não lhe desejamos mal para ficarmos nós bem na fotografia. Que grande chapelada fez Saviola a Nereu...Os astros estejam contigo, coelhito!

quinta-feira, dezembro 3

Considerandos natalícios

1. O resultado do derby Sporting-Benfica deixou vincada a superioridade que os encarnados possuem sobre os leões. Com vários jogadores planetáriamente instáveis, a equipa de Jesus, ainda assim, conseguiu empatar.

Quim e Ramires conseguiram excelentes exibições e Javi Garcia e Sidnei não jogaram mal, mas sofreram danos fisicos. Estes eram (e são) o jogadores planetáriamente mais afectados nesta semi-fase conjuntural.

Para a próxima jornada da liga Portuguesa o Espanhol não joga porque está suspenso e Sidnei não jogará, em principio, por lesão. Ficam a sobrar Quim e Ramires, dos quais se aguardam noticias não tão positivas, portanto, restando saber se chegará para levar a equipa a resultados menos bons.

Aquando da previsão que publicámos para esta fase do Benfica 2009/10, indicámos um espaço temporal que se prolongaria durante as duas primeiras semanas de Dezembro 2009. No entanto, e após aturada pesquisa, quer-nos parecer que o jogo a realizar na Luz frente ao FCP ainda está incluído neste período, sem que tal, no entanto, represente qualquer espécie de previsão para esse jogo especifico.

2. Quanto ao Sporting de Carvalhal, voltamos a referir Liedson, ao qual juntamos Polga e Caneira, como as mais preocupantes conjunturas para as próximas semanas.
E para já é tudo.