sexta-feira, março 26

Costinha (1 Dec 1974) - Moda, conjuntura e hierarquias

No momento em que a imagem de Costinha começa a "limpar-se" do enredo criado com o "caso Izmailov" pareceu-nos importante fazer uma resenha do que mais importante nos parece ser de retirar da conjuntura do novel director desportivo do Sporting.
Se em termos de conjuntura especifica não nos sentimos à vontade, ainda, para indicar quais os períodos mais críticos ou exuberantes do nativo, já quanto à conjuntura geral quer-nos parecer que as próximas duas temporadas, 2010/11 e, especialmente, 2011/12, marcam tendencialmente uma fase menos positiva da sua vida profissional.
Decisões mal tomadas e irreflectidas, nervos à flor da pele, pouco tento na lingua, uma crítica feroz ao seu trabalho e postura e, finalmente, um abandono da luta são tendencias fortes da "moda Costinha". Alguns indicadores menos negativos ajudam a equilibrar a contenda mas o resultado é claramente negativo.
A questão que se coloca em qualquer conjuntura de um elemento fundamental na estrutura de uma equipa de futebol é a de saber qual o, e em que medida existe, potencial de vitória.
Em 2010/11 a conjuntura é mais "light" e dá até a possibilidade para alguma vitória, embora não nos pareça que possa ser alguma coisa de monta ou relevante para um clube da dimensão do Sporting Clube de Portugal.
Quanto a 2011/12 reafirmasse o que ficou supra-citado. Se resistir a 2010/11 muito dificilmente o conseguirá em 2011/12.
Até que ponto a conjuntura de um director-desportivo influencía os resultados da "sua" equipa de futebol?
Ora, aí está uma pergunta manhosa. Parece-nos que na hierarquia de influencía de conjunturas de uma equipa, a do treinador e dos elementos do núcleo duro do plantel títular ocupam as posições cimeiras.
Mas não pode deixar de constituír motivo de preocupação que treinador, director-desportivo e melhor jogador do plantel (Líedson) deem, com as suas conjunturas, sinais tão desencorajadores nas épocas vindouras.

terça-feira, março 16

Carlos carvalhal - Conjuntura presente e futura

É a questão do momento. Deve o Sporting apostar em Carvalhal para pilar do seu projecto em temporadas vindouras?
Conjnturalmente as indicações planetárias dizem que não.
Por um lado, surgem indicadores para o final da temporada 2009/10 que apontam para rescisão contratual, embora estejam presentes factores de popularidade para o ainda treinador leonino.
Por outro, porque a conjuntura de Carvalhal para próximas temporadas não dão margem para grandes vitórias, ao mesmo tempo que os indicadores de popularidade se afastam e os de impopularidade se aproximam.
Assim, e astrológicamente falando, Carvalhal tem prazo de validade e constitui uma opção de recurso e de alguma qualidade para a presente temporada mas com uma progressão conjuntural que não agrada para 2010/11 e 2011/12.

sábado, março 13

Taça AstroCosmo 09/10 Quartos-de-final AO VIVO

Decorre, "as we speak" a competição de maior frisson nacional: A taça AstroCosmo, organizada pelo blog 442.

As apostas feitas pelos candidatos a bruxos são as que em baixo ficam expressas, ficando por saber onde andam o one82 e o odkaz, que se esqueceram de mandar as suas postas de pescada.

Durante a jornada 23 do nosso campeonato seguiremos, passo a passo, o evoluír do marcador.

Árbitro: galvao

master kodro 0 (Falcao, Keita, Cardozo, Valdomiro, William)
sérgio dantas 0 (Falcao, Saviola, Cardozo, Liedson, William)

one82 0 (-)
odkaz 0 (-)

unas 0 (Meyong, Falcao, Cardozo, Liedson, William)
jnf 0 (Meyong, Falcao, Cardozo, Liedson, Saviola)

hélder brito 0 (Djalmir, Cardozo, Falcao, Liedson, William)
kovacevic 0 (Alan, Paulo César, Falcao, Liedson, João Moutinho)

quarta-feira, março 10

Taça Astrocosmo 2009/10 - QUARTOS-DE-FINAL

Já está em curso mais uma edição da Taça AstroCosmo organizada pelo blog 4-4-2.

São os seguintes os emparelhamentos que disputarão o acesso às meias-finais da competição:

Jogo Q1 – (1 x 8) master kodro x sérgio dantas

Jogo Q2 – (4 x 5) one82 x odkaz

Jogo Q3 – (3 x 6) unas x jnf

Jogo Q4 – (2 x 7) hélder brito x kovacevic


Será durante a próxima jornada da liga Portuguesa. Quem acertar nos jogadores que mais golos marcarem ganha.

Allez Allez, Bruxaria!!