quarta-feira, junho 23

Leo "caranguejo" Messi

Já aqui falámos da selecção Argentina mas há mais para dizer. Se Heinze, Véron e Diego Milito personificam conjunturas de campeões do mundo, resta saber se o resto dos jogadores acompanham ou comprometem esta realidade. Importa falar, acima de todos os outros, de rei Leo Messi, um caranguejo de signo solar.
Assim, Romero, Jonas Gutierrez, Demichelis, Mascherano e Gonzalo Higuain são os asas que confirmam o potencial conjuntural planetário de uma Argentina efectivamente candidata ao título.
Quanto a Leo Messi, e se as contas não nos falharem, a sua lua progredida prepara boas novas para o craque "Culé". Se a esta lua acrescentarmos um excelente sol progredido e um Marte arco solar a aspectar Plutão em quadratura, está pintado o quadro.
A conjuntura de longo prazo está garantida e a de curto/médio prazo cumpre-se com a lua progredida (a hora de nascimento aqui é relevante, mas os aspectos feitos pelo luminar apontam para um momento marcante de conquista e comunhão com o público e o seu país por estes meses).
Messi torna-se, desta forma, no quarto mosqueteiro de Maradona, infelizmente com uma conjuntura mais problemática, embora exista potencial de vitória no mapa de "El pibe".
De menos poitivo temos Walter Samuel, mais um campeão Europeu com o inter de Mourinho cuja conjuntura não nos agradou nem agrada (falámos já de Lúcio e Júlio César).
Concluíndo, com estas conjunturas, a Argentina é séria candidata ao título.

quarta-feira, junho 16

SAMI KEDHIRA (nomes a reter do mundial 2010)

Fez um belo jogo pela Alemanha, no jogo de apresentação dos Germânicos neste mundial e, com isso, para grande fortuna do atleta, chamou a atenção do AstroCosmo que, de imediato, se colocou em campo para ver o mapa do menino.
E os resultados são animadores. Tanto para o presente mundial como para as próximas 2 a 3 temporadas, com uma belissima imprensa e uma popularidade vencedora, Kedhira é gajo para subir a patamares elevados na sua vida profissional.
Temos jogador, temos homem, temos puto, numa selecção Alemã com vários jovens de grande qualidade e excepcional conjuntura. Porventura, uma selecção que pode ter nessa juventude um calcanhar de aquiles para uma afirmação imediata em 2010, mas isso pouco importa quando o sentido de vida é ascendente e as expectativas alheias pouco elevadas.
Há alegria entre os "Kaisers", e com eles, coisa pouco vista: uma selecção Alemã que gera emoções positivas para dentro e para fora.

sábado, junho 12

Mundial 2010 - Previsões AstroCosmo

Começou a aventura Africana das melhores selecções de futebol do mundo. E quando os jogos começam, sou menino para passar o jogo todo a ver mapas planetários, enquanto vou olhando de relance para o que se passa na partida.
É assim que a curiosidade nasce. Nada como ter as equipas no campo, os jogadores em acção, os comentários como som de fundo, para se tentar ligar a realidade com a abstracção astrológica.
Para já tive a oportunidade de dar umas pinceladas nas conjunturas de Holanda, Brasil, Espanha e Argentina.
De todas ela, agradou-me a destes últimos, ainda mais se Maradona olhar para o banco e decidir colocar a títular o melhor avançado do mundo da actualidade. Ter Diego Milito a aquecer o banco não faz sentido para quem observa o futebol, e muito menos alguem com uma conjuntura tão excepcional. Da equipa das pampas realce ainda para as conjunturas de Véron e Heinze (autor do golo da vitória de hoje frente à Nigéria).
Da Holanda há pouco a dizer. Van Bommel e Robben dão sinais negativos e não me pareceu ter visto conjunturas de campeões do mundo. Mais um mundial de promessas?
A Espanha é outra estória. Xavi Hernandez, Piqué e Fabregas são jogadores dessa estirpe conjuntural, mas falta consistencia aos Espanhóis. Fernando Torres, que possui uma belissima conjuntura de médio/longo prazo dá sinais de fraqueza física durante o mundial 2010, tal como Sérgio Ramos; Casillas atravessa um período conjuntural complicado e não dá garantias de vitória final; e Del Bosque apesar de, tal como Torres, ter uma boa conjuntura de médio/longo prazo, apresenta indicadores fracos de curto prazo para o mês de Julho 2010. No fundo, indicadores que puxam para terreno negativo a possibilidade dos magnificos atletas espanhóis se sagrarem campeões do mundo.
Finalmente, o Brasil, que gera dúvida e apreensão entre nós. Não encontramos grandes indicadores planetários a apontar para vitória nos mapas dos jogadores canarinhos, mas vários casos causam estranheza.
Por exemplo, Júlio César, considerado o melhor keeper do mundo, e Lúcio, acabadinhos de se sagrarem campeões Europeus pelo Inter de Milão, apresentam uma conjuntura de médio/longo prazo bem fraquinha. Ou seja, não tenho como justificar tanto sucesso. Para este mundial essa conjuntura mantem-se e agrava-se, e depois do que aconteceu no Inter não temos mais nada a dizer. Depois há Robinho, com uma conjuntura fraquinha para o Fifa Worldcup 2010 e o resto do meio-campo, Gilberto Silva-Felipe Melo-Elano, não tem um lamecho de apontador conjuntural de um campeão do mundo. Sobra Maicon, o que é pouco. Depois de tudo isto parecia feita uma previsão, mas eis que surge pela esquerda a conjuntura de Dunga, a quem atribuímos desde já o título mundial tal a beleza dos seus céus, ainda que existam apontadores de possível rescisão contratual (ou novo contrato?!) depois do mundial. Já me tinham feito isto na final da Champions e agora querem-me lixar outra vez.
Quanto à selecção Portuguesa ainda não há novidades, e logo se vê se irá haver.

quarta-feira, junho 9

Roberto Jiménez Gago (10 February 1986) - O Radomel Falcao da Luz

É uma das primeiras contratações da temporada, mas é das mportantes. O SLB acaba de contratar um novo guarda-redes, e vem para ser títular no novo onze de Jesus.
Uma posição tão especifica como a de guarda-redes assume particular preponderância na conjuntura de uma equipa, não só pela influência ao nível da segurança defensiva ma, sobretudo, por se tratar de uma posição que, por norma, não costuma ter grandes oscilações no jogador a colocar a títular. No fundo, joga sempre o mesmo.
Roberto Jiménez Gago nasceu a 10 de Fevereiro de 1986 em Madrid, e a sua conjuntura é muito semelhante à de Radomel Falcao (que tambem nasceu a 10 Fevereiro 1986).
As perspectivas são boas. A conjuntura possui as oportunidades necessárias para a afirmação do atleta na vida de profissional de futebol e os momentos de críse são reduzidos. Potencial de vitória, ambição, popularidade, boa imprensa. Tudo isto são temas recorrentes na conjuntura de Roberto (e de Falcao) durante as próximas 3 temporadas.
No fundo, se a ideia é reconstruír parcialmente o "11" lampião, então Roberto é uma contratação que encaixa na perfeição no pretendido, ganhando por larga margem à conjuntura de Quim.