terça-feira, agosto 20

Leonardo Jardim (1 Aug 1974)

 
Esta frase poderá chocar espíritos mais susceptíveis: o treinador actual do sporting clube de Portugal, Leonardo Jardim, é parte do problema conjuntural-planetário desta equipa.
Em contra-ciclo com a melhoria conjuntural de alguns dos reforços leoninos, e em contra-ciclo com o ambiente criado em redor da goleada ao Arouca (dito assim, “o feito” redimensiona-se),  o balanço final é inequívoco e sem “mas”: não é uma conjuntura vencedora, nem pouco mais ou menos, e aplica-se tanto a 2013/2014 como a 2014/15.
Se, neste momento, Leonardo é o Rei de Alvalade e algumas caras novas dão cartas, importa ter atenção ao dito popular que nos diz que o primeiro milho é para os pardais. O que aí vem está longe de corresponder a este excitante e glamouroso romance de verão, mãos dadas ao luar entre equipa, treinador, presidente e massa associativa, o “chuá” das ondas a desfazerem-se, num mar inundado por ilusões.
Como em qualquer previsão a dois anos, importa esperar pelo fim desse ciclo para fazer o balanço da mesma, e aqui não pretendo defender esta baliza já que os meses de Outubro/Novembro 2013 se encarregarão de trazer o povo de regresso à realidade. Este é o novo Sporting, mas não há milagres nem milagreiros. Nem o ciclo de crise terminou, nem Bruno Carvalho é o messias.
A boa nova é que há material humano, e jovem, em quem a falta de recursos financeiros obrigará a fazer uma aposta. Essa é a boa notícia, embora o tempo de maturação ainda venha longo. “Cristianos Ronaldos” não há, nem golpes de mágica. 
Com Jorge Jesus a cambalear, perdendo “apoios” na Luz, a ideia peregrina de o trazer para Alvalade em 2014/15 (Janeiro 2014 era genial ) caía como sopa no mel. O mal de uns é, muitas das vezes, o bem de outros. O universo não pára, tirando daqui e pondo acolá.
Para 2013/14 a situação é tão problemática como em 2014/15. Já falámos de Outubro/Novembro 2013, período que “combina” a conjuntura de Jardim com a de alguns elementos nucleares da equipa. Mas podíamos falar também de Setembro 2013, ou de Dezembro 2013 e Janeiro 2014. A conjuntura de Jardim não dá tréguas.
Momentos que combinam fortes indicadores conjunturais para rescisão contratual com momentos frequentemente dados a esses acontecimentos são, normalmente, fidedignos: no caso de Jardim, a segunda metade de Dezembro 2013 (mais exactamente a sua última semana) está fadada (não confundir) para um potencial “adeus”, e o mês de Maio 2014 é outro dos momentos de combinação destes indicadores.
Gostámos de ter-te cá, Leonardo, mas o Jesus tem uma conjuntura astrológica melhor que a tua. É um motivo estranho para te despedirem mas, vendo as coisas em perspectiva, imagina que te despediam com a conjuntura a dois anos do Jesus?
Pois, há coisas que não fazem sentido...

segunda-feira, agosto 19

Slimani (18 Jun 1988)

Um óptimo teste astrológico em perspectiva. Slimani fez 25 anos no passado dia 18 de junho de 2013, tendo "subido" a sénior na temporada 2008/09.
 
Anos complicado vividos pelo longilíneo avançado Argelino desde o ano de 2008, a braços com uma conjuntura deveras frustrante, e que se prolongou, consecutivamente, até ao final da temporada 2011/2012.
 
A pergunta que se coloca, tendo em atenção a conjuntura demoníaca enfrentada pelo menino, é a de como é que conseguiu aguentar-se na transição para sénior e, ainda por cima, alcançar as suas primeiras internacionalizações?
 
Pois bem, o rapaz está aqui, e prontinho para responder.
 
Parece tosco, assim como William Carvalho, mas vai ser feliz em Alvalade, pelo menos durante 2013/14 e 2014/15. Popularidade e boa imprensa a seu favor e mais uma das conjunturas que indicam uma mudança de registo conjuntural no plantel leonino.
 
Existe o pequeno problema da diferença de qualidade para com os jogadores de FCP e SLB mas…antes assim! Vem para dar o que tem, e as condições planetárias são favoráveis a um cenário de realização do seu melhor potencial.
 
Uma previsão fácil, pois o nome há muito o anunciava: magro e rico (Sli + Mani).
 
Obrigado, Macau!!! :)

sábado, agosto 17

William Carvalho (7 Apr 1992)


Tem aquele problema dos jogadores nascidos em África: nunca se sabe se a data de nascimento é correcta. Aqui vai a análise.
 
Para 2013/14 tem uma conjuntura específica de alguma tensão, a prometer algumas hesitações comprometedoras, mas vai poder mostrar um pouco do que fará no futuro. 
 
A conjuntura a 3/4 anos, positiva, pende o prato da balança a seu favor. Só tem 21 anos, e precisa de espaço para se endireitar na sua 1ª temporada como jogador sénior do clube.
 
Mais equilibrado em 2014/15 e épocas seguintes, e com indicadores excelentes, o que significa margem de progressão, em termos de popularidade e potencial de valorização profissional.
 
Precisa de algum tempo para entrar nos eixos, mas dará retorno se a aposta for feita a médio/longo prazo. É uma das novas conjunturas que promete.

sexta-feira, agosto 16

PREMIER LEAGUE 2013/14: Alô, Special one, escuto!!

 
Não vi mapas de jogadores de nenhum dos candidatos ao título. Vi, isso sim, as conjunturas dos treinadores de United, City e Chelsea.
 
E o que posso concluir, para já, é que David Moyes tem a conjuntura com mais pontos fortes e com maior potencial vencedor, dos principais candidatos ao título.
 
Pellegrini está fraquinho e Mourinho tem uma temporada com alguns momentos complicados em 2013/14.
 
Análise mais especifica talvez a façamos durante os meses vindouros. Para já, fica a conjuntura global: "Mou" e Pellegrini, este último a "conseguir" o título de conjuntura planetária mais manhosa, o primeiro (mesmo quando não ganha) com pouco poder de fogo planetário-conjuntural para fazer face a um David Moyes que parece ser capaz de aproveitar a inércia vencedora de Ferguson, apesar de também ter os seus momentos de fraqueza nos próximos 9 meses.

quinta-feira, agosto 15

Gérson Magrão (13 Jun 1985)


Parece um jogador mole a quem vinha a calhar uma conjuntura tensa, que o obrigue a mexer a peidola. Nem por acaso, tem um Marte arco solar em quadratura com Plutão natal que lhe garante, parcialmente, esse desígnio.
Boa imprensa também não lhe falta em 2013/14 e espirito de grupo é outro dos seus pontos fortes para esta temporada, uma influência positiva a somar a outras a que faremos referência nos próximos dias .
A seguir com interesse a evolução deste jogador, apesar dos seus 28 anos, levando em conta a boa técnica que mostrou nos jogos de pré-época.

quarta-feira, agosto 14

Welder (16 Jan 1991)

Os diversos indicadores que apresenta a apontarem para rescisão contratual no final da temporada 2013/14 constituem um teste interessante a este tipo de aspectações astrológico-conjunturais.

É para sair no final da temporada, e o balanço não é dos mais positivos. Defesa-direito, procura-se.

O regresso aguardado por meio mundo

Depois de mais um interregno, voltamos para analisar jogadores da bola e suas conjunturas planetárias.

Nos próximos tempos vamos analisar as conjunturas do sporting 2013/14, começando, naturalmente, pelos reforços. Entre e fique à vontade: aqui respira-se loucura.