domingo, março 30

Premier League 2013/14 ao rubro

Eu sei que parece que estou a chover no molhado, mas a conjuntura de Pellegrini não é a de um vencedor da liga Inglesa. Dou por mim, e por isso, a comparar Pellegrini com Rodgers e Mourinho. Qual deles tem a conjuntura mais equilibrada e qual deles é mais favorito "futebolisticamente", a ganhar. Uma dupla positiva leva-nos a um favorito global, e a um grau de eficiência  mais elevado.
 
O problema é que nem sempre esta correspondência existe, o que se explica com facilidade. A conjuntura de um mapa individual reflete as cambiantes psicológicas sentidas pelo nativo e a sua progressão profissional individual. Um treinador como Rodgers, por exemplo, tem já confirmada essa progressão com a temporada que está a fazer, e essa situação não se alterará ainda que não vença a Premier League 2013/14.
 
Ou seja, o Liverpool 2013/14 não é o favorito, futebolisticamente, a ganhar, face á concorrência de equipas como a do Chelsea e, sobretudo, do grande favorito Manchester City.
 
Este é o quadro em que um bruxo se deve mover, sob pena de transformar a astrologia futebolística num mero exercício de estilo abstrato.
 
City ou Liverpool são, claramente, as melhores equipas da temporada. O City tem uma equipa cheia de recursos e com três jogadores, na minha opinião, de qualidade superior: Touré, Silva e Nasri.
 
Do primeiro não falo. Pelas mesmas razões que levaram Mourinho a não acreditar na data de nascimento de Etoo, não posso considerar o mapa de Ya Ya Touré. Os outros dois conjugam talento e conjuntura evolutiva, na melhor fase das carreiras deles. E que grandes jogadores são estes meninos...
 
O Liverpool tem, na minha opinião meramente de adepto do futebol, o melhor jogador da temporada presente (de todos os campeonatos Europeus), Luís Suarez, e está muito bem acompanhado pelo prolifico e excelente Sturridge, mas parece faltar-lhe profundidade de plantel no meio campo e defesa, quando comparado com os seus principais rivais. Ainda não analisei uma única vez as conjunturas do plantel do Liverpool, mas é o meu próximo passatempo. 
 
No fim de semana de 13 de Abril 2014, realiza-se o Liverpool-City, e limitei-me a olhar para as conjunturas de Rodgers e Pellegrini, e confirmar a minha ideia anterior: Rodgers está melhor que Pellegrini.
 
Quanto a Mourinho e ao seu Chelsea, confirmam a dupla positiva para uma decisão: conjugam um rendimento de jogo inferior a Liverpool e City e apresentam um quadro conjuntural em importante parte do seu plantel que não deixa antever grandes sucessos.
 
Cech, Terry, Cahil e Matic, quatro titulares absolutos, com indicadores daquele género que já conhecem de má imprensa, e o que isso pressupõe (derrotas para a equipa, nomeadamente, para além de erros graves), no caso de Terry e Matic devendo estes aspectos revelarem-se mais tarde (próxima temporada), situação esta a que o restante plantel não reage com qualidade conjuntural positiva compensadora. Apenas Hazard e Oscar têm uma conjuntura evolutiva (a 3/4 anos) que me entusiasme. 
 
A conjuntura de Mourinho não é terrível, e já sabemos que O especial gosta de fazer muito com pouco, mas a de Rodgers, por comparação, está mais equilibrada. Eu sei, falta ver o plantel do Liverpool. Até já.
 

Etiquetas: , , , , , , ,

quinta-feira, março 13

Pellegrini on the spot

É capaz de ser uma previsão um bocado tardia, uma vez que já é vislumbrável que tal possa suceder (fazer previsões "negativas" imediatamente a seguir a derrotas da equipa, sabe um "côto" a oportunismo), mas os próximos jogos do Manchester City não deixam muito a desejar em função da conjuntura planetária de Pellegrini.
 
Apanham Hall City, Fulham, United e Arsenal entre 15 e 29 de Março e da conjuntura de Pellegrini resulta que nem todos eles com sucesso.
 
É natural que já se tenha começado a falar sobre o assunto, uma vez que existem indicadores planetários de rescisão contratual na análise conjuntural do Chileno.
 
A seguir com atenção.