segunda-feira, fevereiro 23

FCP 2008/09: Ciclo carnavalesco

Já sabemos que previsões para jogos especificos não é o nosso forte e, nessa medida, temo-nos abstido de colocar o pescoço a jeito num momento em que pouco ou nenhum tempo existe para tentar melhorar os pontos fracos de que padecemos.
Por isso, e nessa perspectiva, aquilo de que falaremos hoje não diz respeito a um só jogo mas sim a um conjunto deles.
A equipa em análise: Futebol Clube do Porto. O período em questão: de fins de Fevereiro a inicios de Março 2009, englobando jogos com Atlético Madrid, Sporting Clube Portugal, Estrela da Amadora e Leixões.
Assim, e nesta fase, detecto duas conjunturas parciais repetidas para a equipa portista. Por um lado, uma conjuntura parcial que esteve activa em Maio de 2008, durante a qual Jesualdo e seus "muchachos" venceram o campeonato (que já haviam conquistado matemáticamente em Abril 2008) e perderam a final da taça para o Sporting, numa tarde solarenga onde tiuí foi rei.
Por outro, uma conjuntura parcial que esteve activa já no decorrer da presente temporada, mais exactamente no período em que os portistas encadearam três derrotas consecutivas ( Dynamo Kyiv, Leixões e Naval).
Finalmente, uma terceira conjuntura parcial, activa na fase que vai de fins de Fevereiro a inicios de 2009, encontra-se nas configurações planetárias de Jesualdo, apontando para alguns contratempos.
Existem ainda indicadores a que não temos acesso o momento da sua deflagração (hora de nascimento desconhecida) mas, em principio, estará activa ainda durante a presente temporada e apontando para mais dificuldades para o treinador portista.
O balanço para esta fase não pode, portanto, ser considerado positivo, adivinhando-se as primeiras dificuldades desta segunda volta para os azuis-e-brancos. Não significa que os portistas irão perder todos estes jogos. Significa que o nível global dos resultados obtidos estará abaixo do normal.
Se me é permitida uma "loucura", deu-me a ideia de que o jogo com o Leixões marca uma viragem, ao menos temporária, na "sorte" "Jesualdiana", mas fica como uma consideração à condição.