quarta-feira, maio 30

SCP: brilharetes ou liderança

É hora de capitalizar CR, Figo, Futre, Simão e Quaresma. Ganha fama e deita-te a dormir.
Por 25,5 Milhões de Euros Nani é um bom negócio para o Sporting. Para quem o leva é um negócio de qualidade na próxima temporada (de uma maneira geral, com especial incidência de Dezembro 2007 a Março 2008) embora os ultimos 2 meses da temporada (aproximadamente) já tragam sintomas de que nem sempre o carisma rende títulos.
A 2/3 anos a conjuntura de Nani não lhe permite uma vida de vitória e popularidade fáceis, embora em alguns momentos isso possa não parecer claro.
Outro assunto é o que fazer com o dinheiro da transacção. E convem não esquecer que sem investimento não há títulos.
A taça de Portugal até o Estrela da Amadora a ganha. É hora de fazer bons negócios, vendendo bem e comprando melhor.
Agora que Tello saiu, já será tempo de terem entendido o que é comprar mal.
O futuro do Sporting começa aqui, e já não há a desculpa de não terem ovos para comprar as omoletes.
Decisiva é a visão que os dirigentes do clube têm do que o SCP deve ser: um clube de brilharetes ou um clube de liderança.

Etiquetas:

13 Comments:

Blogger Vic said...

Concordo completamente. Se o negóciuo for para a frente tal como está na imprensa, trata-se de uum bom negócio para o SCP. Dos miúdos da equipa, era aquele em que, reconhecendo-lhe o talento, sinto menos estrutura mental.
E agora, vamos a ver se o Soares Franco a acertar como até agora.

11:26 da tarde  
Blogger Pedro Morgado said...

É a sina do futebol português. Deixar sair os bons jogadores.
Há novidades nos 4 grandes…

12:52 da manhã  
Blogger Vic said...

Obrigado pela visita ao blog das Cervejas. A propósito do comentário, também conheço o blog da Andreea. Muito bom. E o Deliriuum Café. Mas desse, falarei lá pelo blog um destes dias.
Abraço

10:13 da manhã  
Blogger Francis said...

eu acho esta conversa muito bonita, ah e tal e coiso, estamos tesos que nem uns cães, mas queremos mais...eu espero para ver quando pinto da costa sair do FCP o que vai ser...eu não quero ganhar a qualquer preço.

Eu acredito, ou tento acreditar, que estamos no bom caminho...o que é certo é que não vejo melhor FSF á frente do Sporting...e não me falem do zarolho por favor...

Quero crer que estamos a construir um futuro.

Um abraço Galvão.

desculpa o discurso meio inflamado, mas temos que ter a noção do que somos.

Não quero um LFV a vender-me a banha da cobra todos os anos.

4:06 da tarde  
Blogger galvao99 said...

Francis, Pinto da Costa tem um talento especial: escolher jogadores na altura certa. Ou seja, falamos de apostas, de investimentos. Quando é que viste o sporting a fazer um bom investimento num jogador? Todos os grandes talentos do Sporting saem dos escalões de formação. O que se depreende daí é que há gente a fazer um bom trabalho (quem trabalha nos escaloes de formação) e gente a fazer um trabalho sofrível (quem é responsável pelas contratações).

Se reparares bem foi basicamente com jogadores vindos de fora (com excepção de Ricardo Carvalho) que o Porto foi campeão Europeu com Mourinho. O que posso cnsiderar como válido é o Sporting, e seus dirigentes, admitirem a sua incapacidade para selecionarem jogadores de qualidade para neles investir e, dessa forma, apostar as fichas todas nos escaloes de formação. Nao acredito é que chegue para sermos um clube consistentemente campeão, tudo dependendo das fornadas de jogadores vindos de baixo. É essa escolha que penso que todos os adeptos devem estar conscientes ter de ser feita, porque não vamos poder ter o melhor de dois mundos.

Quanto ao modo como o Pinto da Costa o consegue, eu lembro-me muito bem dos campeonatos que foram espoliados ao Sporting, e não só, pelo Porto das arbitragens douradas, mas olha que nem tudo se resume a isso: o Porto com Pinto da Costa já foi 2 vezes campeao europeu, ganhou taça UEFA, finalista taça das taças, etc etc etc.

Abraço

ps- quem é o zarolho?

5:01 da tarde  
Blogger Vic said...

Há por aí umas coisas com as quais não concordo muito. Então o Sporting não acerta ao contratar, por exemplo, e para falar só nos jogadores actuais, Ricardo, Polga, Tonel e Liedson?. Claro que tem havido uns barretes pelo meio, mas isso acontece a todos. Por vezes os olheiros não acertam, ou o dinheiro não chega para contratar craques.
E quanto ao Pinto da Costa, é mais um mito facilmente desmontável. No caso do Mourinho, acho que foi mais o talento dele (goste-se ou não do homem), para extrair o máximo de jogadores que depois, noutros locais, não passam de suplentes, como o Maniche, Costinha, Derlei, por exemplo. É só ver a quantidade de jogadores contratados nos últimos anos e que não têm progredido: é o Diego que foi dispensado, é o Luis Fabiano que agora brilha no Sevilha, já para não falar daqueles que desapareceram completamente, como o Ibsen (quantos jogos fez este ano?) ou que não trouxeram nada ao FCPorto como qualquer das compras que efectuaram no Inverno.
Aliás, sobre isso, vi aqui há tempos uma tabela onde se dizia a quantidade de flops do futebol português dos últimos anos, e o FCP liderava com larga vantagem.
Agora, no que eu concordo é que a mescla entre veterania e juventude é indispensável, tal como afirmou 3ª feira o Paulo Bento, na excelente entrevista à RTPN.
E acredito que o FSF tenha uma política equilibrada como até agora

Abraço

5:23 da tarde  
Blogger galvao99 said...

vdealmeida, primeiro que tudo deixa-me cumprimentar-te pelo teu magnifico blog. Estetica cuidada, conteúdo magnifico, textos com descrições vivificantes. Vou tornar-me habitué. Para quem gosta de cerveja, ainda mais de cerveja de qualidade, é visita obrigatória. Depois tens que nos dizer é onde compras a cerveja Belga para beber em casa que eu quero encomendar umas quantas.

Depois, e relativamente às aquisições que referes não serem falhanços. Bom, tudo depende da forma como se analisa a contrataçao especifica. É claro que eu tenho os meus requisitos e ninguem é obrigado a ter os mesmos que eu, mas penso que são requisitos que, ao menos, devem ser considerados como hipóteses para requisitos à analise à posteriori de contratações.

Um desses requisitos é objectivo: quanto títulos, em 3 épocas de clube ganhou o jogador? E isto é o mais objectivo possivel deixando de parte "gostos" por este ou por aquele jogador que naturalmente todos nós temos.

Outro requisito é o nível médio de rendimento durante essas 3 épocas. Assim, se falarmos de Polga e Ricardo, por exemplo, teremos que nos lembrar de diversas ocasiões nas épocas 2004/05 e 2005/06 em que o rendimento não foi de acordo com o necessário a um clube com as ambições do Sporting. Há até quem diga que nos ficaram a dever um campeonato e uma taça UEFA, mas admito que isso é ir longe de mais.

Quanto a Liedson estamos mais do que entendidos: é o maior e foi uma contratação de mao cheia, que tem ainda a vantagem de ter aquele corpinho de maneira a que não ha clube Ingles que lhe pegue. Não teve uma equipa à altura que o ajudasse a ganahr mais títulos. É, a par de Moutinho, o unico jogador imprescindivel ao Sporting. Tonel, noutra escala, foi tambem uma excelente contratação e, certamente, que se pensar mais um pouco encontro outros exemplos.

Mas claro que deves entender, estou a fazer uma generalização, e as excepções são mesmo isso. No caso do Porto, claro que há muitas contratações falhadas mas em termos médios é de longe o clube Portugues com mais visão e capacidade de escolher jogadores de talento e futuro (e presente). Nos ultimos anos, com a fortuna que fizeram posteriormente à final da CL tem havido muito desperdicio de dinheiro, daí esses flops, mas o caso do Anderson prova que nem todo esse dinheiro foi mal investido...

Pinto da Costa não existiu so desde que Mourinho esteve no Porto. Já antes tinha sido campeão da europa. Mas quem foi que escolheu Mourinho para treinar a equipa? O Benfica teve-o la e mandou o embora. O Sporting quis te lo mas os adeptos das inteligentissimas claques do clube nao deixaram. Claro que tambem comete erros, mas fazer de um clube periférico de um país europeu periférico Bi campeao europeu nos ultimos 20 anos é extraordinário. Daqui por uns anos teremos uma melhor noção do que ele alcançou. É uma besta? É. É desonesto? É. Mas é o melhor, de muito longe.

abraço
abraço

6:27 da tarde  
Blogger Francis said...

epá mas pinto da Costa só há um...graças a deus...porra.

diz-me lá, no universo do Sporting, quem tu punhas a tratar das contratações fora dos escalões de formação ? Eu não sei.

Zarolho é o Abrantes Mendes.

7:03 da tarde  
Blogger galvao99 said...

"Zarolho é o Abrantes Mendes."

ahahhaah


Nao te sei dizer quem. Normalmente quem escolhe os jogadores ou são os presidentes, como no caso de um regime de poder centralizado (FCP), ou é o director desportivo (Veiga), ou o treinador.

No Sporting penso que seja o Freitas, a meias com o Paulo Bento. É alguem com experiencia, sabe-se o que se pode esperar dele. Nao tem tido dinheiro para fazer grandes contrataçoes mas com o pouco que tem tido a percentagem de acerto tem sido baixa.

O ideal era ter alguem que estivesse imune às mudanças de poder na direcção e que, tal como faz Aurelio Pereira nos escaloes de formação, fosse, ou se tornasse, um especialista na materia. Nao tenho a formula magica nem a pessoa ideal para o lugar, mas parece-me indispensavel que se encontre alguem porque, repara Francis, o passivo que hoje andam a pagar é fruto de muitos maus negocios, de Tellos, Kmets, gimenez. É fruto de contratos milionários com jogadores como JVP, que so mais tarde se veio a saber mais tarde o que se pagou pelo seu passe + salario.

Portanto, concordo que se tenha contençao com o dinheiro que agora se recebe e que boa parte sirva para pagar o passivo, mas nao podemos esquecer o outro lado do problema: sem investimento nao ha vitorias ciclicas constantes. Há brilharetes. Ou ficamos na mesma, e ficamos bem mas sem títulos de relevo, ou tentamos dar o salto. E nesse caso, ou caímos no abismo e nas más contrataçoes do costume ou acertamos o passo e passamos a um outro nível de competitividade.

7:28 da tarde  
Blogger Francis said...

Concordo que se deve ter alguem, mas nesta altura não há amor á camisola, há amor á comissão.

Aí está, estamos a pagar erros de Sousa Cintra, Amados, Norton de Matos e afins, algum dia tinhamos que parar, acho foi a altura certa. Creio que estamos no bom caminho, apostar na fromação, e sim, concordo com 1 ou 2 contratações mais arriscadas.

Diz-me, acreditavas que esta época, com tranquilidade, iriamos obter estes resultados ?

7:34 da tarde  
Blogger galvao99 said...

Nao esperava que ganhássemos o campeonato. Quanto ao segundo lugar nao tinha ideia, mas esperava uma excelente fase a partir do jogo a seguir à jornada de Leiria. O que acho é que os resultados não foram nada de especial. Isto é que é um facto objectivo, independentemente desta euforia que se sente. Uma equipa como a do Sporting não pode estar contente por ficar em 2º e ganhar a taça.

Se te lembrares no inicio do campeonato tambem se viveu esta euforia, o campeonato ia ser nosso de certeza, o futuro nao enganava. Depois veio a fase da depressao, eramos os piores, o Paulo Bento tinha que ir embora, a politica de aposta nos putos nao prestava para nada (tudo isto na fase de Janeiro/Feveiro/inicios de Março). E agora cá estamos novamente aos pulos e aos berro perante a perspectiva de um futuro brilhante. O Sporting faz me lembrar um doente Bipolar: ou tudo ou nada. E o que eu defendo é um equilibrio, com valores, com estabilidade, com a tal mescla juventude/veterania, com a tal mecla escaloes de formaçao/investimento em jogadores feitos ou menos feitos vindos de fora, com a perfeita noçao de que semprevamos ter periodos ups and down, mas tambemsabendo que so assim podemos criar condiçoes futuras, estruturais e conjunturais, para conquistar, regularmente, titulos importantes.

7:52 da tarde  
Blogger Francis said...

resumindo, estamos de acordo.

mas eu estou com mais paciencia do que tu...

;)

10:26 da manhã  
Blogger Ponto Verde said...

Benfica, um centro de Estágio de Betão no Seixal.

em www.a-sul.blogspot.com

5:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home