segunda-feira, outubro 8

Imagens de uma triste decadencia

O Sporting é um clube especial. As análises pos- jogo do Dragão não têm nada que ver com o Sporting de Oceano, o erro colossal que constituiu a contratação de Sá Pinto, as soluções de futuro, as contratações ruinosas, as vendas absolutamente inaacreditáveis...

Fala-se de arbitragem, que foi uma vergonha. Mas é por que eu devo passar uma fase menos lúcida, que o penalty de Cédric me parece ser mesmo penalty. Aliás, tem todos os condimentos de um penalty por mão dentro da área: facto do toque da bola no braço, o movimento anti-natural de pousar o braço esquerdo no relvado quando caiu para o lado direito, colocando-o no caminho da bola, beneficio em faze-lo (há um jogador do FCP nas costas de Cédric, que poderia aproveitar a sobra) e direcionamento da bola através do toque com o braço para uma zona de menor perigo, porque a bola não sai a direito, sai para a direita de Cédric, num movimento do jogador que, nem de perto, é natural. Ora, meus amigos mais distraidos, é de factos como estes que um árbitro precisa para aferir da intenção do jogador em jogar a bola com a mão. E não se trata de um remate forte á queima roupa, a unica das justificações plausiveis. Se um jogador pode evitar o contato com a bola, ainda que a mesma se encaminhe para onde ele não quer, então deve retirar o braço da frente ou não o colocar na sua trajectoria previsivel, e deixá-la ir. Mas isto são pensamentos meus, posso estar a ver mal, e então, quando é a favor do Sporting tambem vejo mal. O que é preciso saber é se os que dizem que não é penalty agora dirão o mesmo quando os beneficiar ou prejudicar os concorrentes diretos.

Portanto, e dizia eu, esta gritaria toda em redor da arbitragem no Dragão é um género de desculpa para uma trégua entre "Sá Pintistas" e "Godinhistas" e " Bruno Carvalhistas" e "Juve leos" e "os que orbitam em volta de todos ou alguns deles". Estão todos em defesa dos interesses dos seus e vai de falar da arbitragem no Dragão como se estivessemos em plenos anos oitenta e noventa, quando Pinto da Costa ganhou, aí sim, campeonatos à custa do Sporting. Já não posso ouvir falar da mão do Ronny, num jogo de principio de campeonato, que ficou perdido muito antes da parte final da época. Há tanto erro crasso, tanta falta de qualidade, tanto amadorismo e fala-se de arbitragem.

Podia falar, também, do jugo em que o clube se encontra face a uma claque de grandes talentos da prospecção que vetaram Mourinho e apadrinharam Sá Pinto. Mas não vou faze-lo. Acho que termino bem com esta frase "claque de grandes talentos da prospecção que vetaram Mourinho e apadrinharam Sá Pinto". É uma daquelas frases que diz tudo e, na minha modestissima opinião, dela se pode extrair a imagem real do real estado em que se encontra o Sporting há já muito tempo.