terça-feira, janeiro 8

Chicotadas Psico-Lógicas

1. Enquanto a equipa não levanta a cabeça, são as cabeças de alguns dos protagonistas maiores que vão rolando, ou ameaçando que tal. Freitas já era e Bento tem, durante uma semana pelo menos, o cutelo planetário-conjuntural fazendo-lhe cócegas no pescoço. Não significa que fique livre de perigo posteriormente, mas terá reforços de cavalaria astral. Ao menos isso.

2. Pôr Katsouranis à venda, neste momento, é um erro crasso, seja sob que perspectiva. No que nos interessa, apenas uma referência: a conjuntura de Katsouranis melhora bastante no final da presente temporada, mas o pior, para o clube que se quer ver livre dele, é que os próximos dois/três anos planetários do jogador mostram uma qualidade vencedora e de rendimento acima de qualquer suspeita.

3. Não tirando o pé das análises conjunturais, uma nota para o FCP de Jesualdo. É a partir de agora, durante o mês de Janeiro, e até meados/fins de Fevereiro 2008 que está localizado o momento conjuntural mais dificil da época para o treinador do Porto e para alguns dos seus atletas. Mas, comparando com a segunda volta do FCP da temporada passada, fica o sublinhado de que se trata, este ano, de uma conjuntura bem mais benévola do que a de então.
4. Os próximos meses reservam-nos bastante animação lá por fora, com 3 treinadores a atravessarem dificuldades:
a) Koeman, de Janeiro a Abril, mas com fins de Janeiro e todo o mês de Fevereiro 2008 especialmente perigoso e indicativo de potencial despedimento;
b) Rijkaard, em Janeiro e Fevereiro, mas com um final de Janeiro particularmente complicado;
c) e Ancelotti, de Janeiro a Maio, mas com a primeira metade de Fevereiro 2008 no olho do furacão.