domingo, fevereiro 3

Reviralho


A influência da conjuntura do treinador nos resultados de uma equipa de futebol atinge nova expressão no caso de Paulo Bento. E até se percebe, de certa forma: se há jogadores de conjuntura qualitativamente positiva (Purovic é um caso interessante que se me afigurou hoje, quando Bento optou por Tiuí ao intervalo), é preciso que, em primeira análise, o treinador lhe dê oportunidade de jogar para que essa conjuntura se transforme em algo para a equipa.
A conjuntura de Paulo Bento é, neste momento, um reviralho de indicadores negativos à mistura com um indicador contrário, positivo portanto, que o tem mantido à tona de água. A questão que se coloca é que, este ultimo indicador não dura mais que uma semana, ao passo que em meados de fevereiro há mais ataque planetário ao ainda treinador sportinguista.
Assim, e independentemente dos resultados e desempenho da equipa, a manutenção de Paulo Bento à frente dos destinos lagartos está por um fio.

Para nós, AstroCosmo, fica, entretanto, a lição primeira em astrologia futebolistica: se o treinador "está mal" o risco de as coisas não correrem bem é elevado. Ainda que os jogadores apresentem tanta energia de qualidade. Há ensinamentos que precisam de ser renovados assiduamente.
Por outro lado, esta situação demonstra que trilhamos o caminho correcto ao evitar previsões para jogos especificos.
Quanto à previsão para este Sporting 2007/08 relativamente à sua boa fase entre meados/fins de Janeiro e meados de Março: fins de Março será o tempo certo para efectuar o balanço da mesma.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Com aquela substituição ao intervalo pensei logo que aquela foi a jogada do Astrocosmo 1 - Paulo Bento 0. Falta saber se o FSF se vai armar em Dias da Cunha e segurar o PB até ao fim. Já agora Ricardo, a titulo de curiosidade, para os próximos anos o PB é uma aposta interessante no banco do sporting ou é um Izmailov versão risco ao meio?

10:18 da manhã  
Blogger galvao99 said...

Daniel, esta é a pior fase (de Outubro ate Fev/Março, embora com interregnos positivos, como o das ultimas semanas) conjuntural do Paulo Bento até agora, e se-la-á durante vários anos.

Por outro lado, a evolução conjuntural de Paulo Bento para os próximos anos será mto boa, e parece-me que ele está destinado a nao "morrer" profissionalmente neste momento absolutamente nefasto. Aliás, nao sao so os indicadores negativos conhecidos de que eu falo que o estao a afectar, mas tb outros que, pela hora média, estarão em actividade.

O que me mantem "puzzled" é esta dicotomia para fevereiro, com muito boa energia da parte de varios jogadores fundamentais para a equipa e a conjuntura pejada de indicadores a apontar para rescisao contratual de Paulo Bento.

esta ja era a minha duvida qdo em Agosto/Setembro 2007 comecei a analisar o Sporting 2007/08 e, na altura, inclinei me para a possibilidade de despedimento do Paulo Bento em Janeiro (para que assim a conjuntura dos jogadores nao fosse afectada pela conjuntura do treinador) mas, pelos vistos, em Janeiro nada se passou e é Fevereiro que passa a estar na antecamara de um possivel despedimento.

A fase de meados de Fevereiro preocupa (do ponto de vista da conjuntura de Paulo Bento), e o dia 21 que é o da 2ª mao da UEFA ainda preocupa mais. Vai ser muito dificil que ele consiga resistir, pq sao ja mtos meses a levar na cabeça, com a paciencia dos adeptos a esgotar-se e com a direcçao do clube a começar a ficar em risco de ir corrida na enxurrada se nao o despedir (como aconteceu com dias da cunha no caso de peseiro).

abraço

6:32 da tarde  
Blogger Andrés Romero said...

Recuerdo bien a Paulo Bento de sus años en España como jugador del Oviedo. Era un centrocampista muy táctico. Como entrenaodor no lo está haciendo del todo mal en el Sporting, si bien debería aprovechar más las buenas perlas que está sacando la cantera lisboeta. No cogió un equipo en ruinas, Paseiro le llevó a la final de la Uefa 2005 (aunque la perdió ante el CSKA).


Un abrazo, Galvao.

11:15 da tarde  
Blogger Francis said...

pois, tá tudo baralhado, deste-me esperança e tiraste-a sem tempo de a gozar.

tá mal.

1:00 da tarde  
Blogger galvao99 said...

francis,

n é caso para tanto,

continuo com estas realidades contraditorias, o que nao impede que as conjunturas excelentes de alguns jogadores para o proximo mes e meio tenham mesmo que se revelar em resultados e qualidade de jogo. Agora, que a conjuntura do treinador estraga a coisa em alguns jogos dessa fase, la isso...

Em termos puramente conjunturais dos atletas, este mes e meio é a melhor fase da equipa nesta temporada. E há coisas boas para acontecerem.

abraço

2:56 da tarde  
Blogger Unknown said...

"Para nós, AstroCosmo, fica, entretanto, a lição primeira em astrologia futebolistica: se o treinador "está mal" o risco de as coisas não correrem bem é elevado."

Enorme verdade. Estou a gostar muito do seu blogue.

Saudações.

2:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home