quinta-feira, agosto 20

SCP 2009/10: o peso negativo dos que pesam a dobrar

Uma das regras mais importantes na análise conjuntural da temporada de uma equipa de futebol é atribuír maior peso a quem, efectivamente, mais pesa no seio do grupo.
Quando falamos do Sporting, duas individualidades sobressaem: Líedson e Paulo Bento. Se de Líedson já falámos, de Paulo Bento vamos pelo mesmo caminho.
A época do treinador do Sporting antevê-se complicada, bem mais que a de 2008/09, e os meses de Setembro e Outubro 2009 não deixam espaço para enganos: há risco de rescisão contratual, com a certeza de resultados desagradáveis e de muita contestação. Talvez se possa olhar para esta fase como o culminar dos vários anos que Bento já leva de Leão ao peito mas, seja como seja, o risco é grande.
Especial atenção para todo o mês de Outubro 2009 de PB, com especial incidência na sua segunda metade e na sua ultima semana.
Claro que pode acontecer que a rescisão não aconteça logo nessa fase mas, ainda assim, os indicadores de rescisão, ao logo de toda a temporada, não amainam. É pena que assim seja, ou talvez não, numa temporada em que Paulo Bento pode gozar de uma conjuntura de fundo potenciadora de popularidade, não fosse o "azar" de ter de mamar com uma críse estrutural pelo meio.
E quanto à temporada 2009/10 deste sporting sobram outras questões de resolução aturada. Como seja a da posição específica de guarda-redes, onde Rui Patricio não goza de uma conjuntura planetária tão estável quanto isso, com indicadores de críse mental e física em vários períodos da época (que não tardarão a revelar-se já no período Agosto/Setembro/Outubro/Novembro 2009).
Talvez a rescisão contratual com Paulo Bento e as saídas da equipa de líedson (que, ainda assim, terá os seus momentos positivos) e Patrício (Tiago, mais uma vez, com conjuntura capaz e vencedora, e Baptista com um final de época agradável) possa dar uma hipótese a este sporting , onde pontificam conjunturas-surpresa como as de Adrien Silva (pronto a explodir), Rochemback (segunda metade da temporada em condições de, finalmente, mostrar o que vale), Moutinho (sempre em pé), Matias Fernandez, Caicedo, Postiga (em crescendo) ou Pereirinha (terá os seus momentos, at last, embora não agrade o final de temporada).
Mas, e numa troca de opiniões com um colega de profissão, um tal de feijão, saiu uma palavra que, à priori, deixa tudo em águas de bacalhau: as saídas de bento, Líedson e patrício têem qualquer coisa de utópico.
Finalmente, uma chamada de atenção para os belos aspectos rápidos de final de época que grande parte dos jogadores leoninos apresentam no dia do último jogo do campeonato, a 9 de Maio 2010. Pode não querer dizer nada mas, é melhor que nada.
Aqui fica o primeiro esboço para a temporada 2009/10 do SCP. A seguir virá outra coisa qualquer, nem que seja o Benfica 2009/10.