domingo, fevereiro 7

João Pereira, Pedro Mendes e Pongolle - reforços de inverno 2010

João Pereira (25 Feb 1984) -Uma das melhores contratações dos últimos anos do Sporting, com uma conjuntura forte e em crescendo ao longo das próximas 3/4 temporadas.
Acrescenta ambição e potencial vencedor a um plantel que viveu demasiados anos à sombra do talento e conjuntura de Liedson e que, agora, perante a falência conjuntural do Luso-Brasileiro, precisa de fazer contas à vida.
Pedro Mendes (26 Feb 1979) - Chega a Alvalade num momento em que é já trintão e em que a críse deixou de ser uma novidade para os leões. Apresenta uma conjuntura equilibrada para as próximas duas temporadas e pode assumir um papel importante na reformulação dos fundamentos da equipa.
Não tão exuberante como no caso de João Pereira, não deixa, no entanto, de poder afirmar-se como uma conjuntura capaz e efectiva, ainda que a estreia tenha deixado muito a desejar. Traz carisma, visão e alguma capacidade vencedora.
Pongolle (20 Oct 1984) - Dos três novos reforços adquiridos neste defeso de inverno é o caso mais instável e que cria maiores dificuldades no resumir da conjuntura.
Revela indicadores de grande efectividade e capacidade de superação para as próximas duas temporadas, nomeadamente, com um espiríto de ambição e um talento especial para tomar decisões rapidamente, adequadas a enfrentar qualquer situação.
É, por isso, um atleta que está longe de estar "espremido" ou de não ter o potencial evolutivo que os seus "ainda" vinte e cinco anos de idade prometem.
O "senão" é que aqui e acolá assomam períodos de algum alheamento perante a realidade, uma espécie de perfil carismático "sui generis", e outros de críse estrutural. Do deve e haver desta conjuntura, diremos que o "haver" compensa o "deve". Haja paciência com o atleta que, a seu tempo, ele nos surpreenderá em mais do que uma ocasião durante as próximas duas temporadas.