domingo, abril 10

Eles mentem

Só duas verdades conseguiu dizer Luxemburgo na conferência de imprensa de análise prévia ao Real Madrid-Barcelona deste Domingo: Que Owen está muito bem e tem que jogar. E que não tem nada de pessoal contra Figo.

Que Owen está bem não é preciso ir á bruxa para o descobrir, mas já que estamos a falar disso não posso deixar de concordar em absoluto: Owen é o melhor jogador do Real Madrid, na vertente de aspectos astrológicos, da actualidade. De todo o seu plantel. E já não é de agora.
Mas só agora vai ser titular. Porquê?

Porque Luxemburgo e Perez sabem que se perdem hoje os associados não lhes vão perdoar. Com o Inglês a titular o madrid ganha um jogador com capacidade para desiquilibrar. Mas não é só por isso que a equipa fica a ganhar. Ao saír um jogador de entre Figo, Raúl ou Ronaldo, a equipa ficaria sempre a ganhar, pois que se desfazia de um jogador em péssima forma.
Mas a rifa saiu a Figo. Porquê?

Porquê, se Raúl é o jogador que actua na posição onde Owen joga? Porquê, se Raúl é o jogador com rendimento médio médio mais baixo no computo dos ultimos 15 meses da equipa de Madrid, e até vem de uma lesão? Porquê, se Ronaldo se encontra no chão psicológica e emocionalmente? Porquê, se Ronaldo não marca um golo há meses? Porquê, se Ronaldo joga numa posição do terreno bem mais em consonância com as caracteristicas de Owen? Porquê jogar com Raúl numa posição (extremo esquerdo) em que, potencialmente, Figo vale o triplo do Espanhol?

Pois bem, porque Florentino Perez já começou a preparar a próxima época, e a corda dos galácticos partiu para o lado do Português. É injusto. É. Porque Figo, apesar do penoso final de época que tem feito e fará, foi o jogador que carregou a equipa ás costas neste ultimo ano infernal. O único que aportou algo de positivo, fosse com garra ou talento, até que se fartou de cruzar e cruzar bolas para Ronaldo e Raúl falharem golos atrás de golos.

Figo tem sido um jogador sempre em contra-corrente neste Real Madrid: quando a equipa jogava brilhantemente Figo atravessou um período de má forma, tendo até sido substituído no jogo que representou o apogeu da Era de Florentino Perez, a tal final da Liga dos campeões ganha com um grande golo de Zidane.

Depois a equipa foi caíndo e Figo carregou-a ás costas enquanto pôde. Agora que desceu ao nivel de rendimento dos seus colegas é o primeiro a ser dispensado e desconsiderado. A vida é isto, e a Figo só resta terminar a época sem sofrer lesões, e aguentar a crise e frustração. Para a próxima época há mais, e melhor (astrológicamente), Figo e, esperemos, com mais reconhecimento das chefias.

Quanto a Perez, é um rato de porão: deixou caír Queiróz depois de todas as chamadas de atenção do Portugues para os erros de gestão do plantel que estavam a ser cometidos. Deixou caír Garcia Rémon do modo mais cruel, depois de este ter aguentado o barco na fase pós Camacho. E agora deixa caír o jogador que lhe deu a presidência do clube e que lutou como nenhum outro dentro de campo pelo seu Real Madrid.

Quanto ao jogo de hoje outras curiosidades a desfazer mais logo: o que vale este Barcelona sem Deco? O que valem ronaldinho e E´too sem Deco? O que vale Rijkaard como treinador sem o seu melhor jogador?

Role a bola!!