domingo, março 26

La cosa nostra

"O treinador do Porto é tão teimoso que deve ser do signo Carneiro"
Fernando Seara in a jornal desportivo
Junho. 1997. Numa primavera tão quente e voluptuosa nunca as obrigações estudantis deixam de constituír uma prioridade secundária. Aquele professor, eloquente e vaidoso, vigiava displicentemente a realização da segunda frequência da cadeira anual que regia, Direito Constitucional/Ciência Politica. Debruçado e retorcido sobre mim mesmo, como qualquer bom "canhoto", mergulhei nos meandros técnicos da lei fundamental.
Ainda criança, e ao abrigo de um grupo de jovens semi-delinquentes que então conheci, experimentei as primeiras experiências de furto em supermercado. É daí que frutifica o sentimento de culpa responsável por uma perseguição que me é (foi) movida por qualquer segurança de grande ou pequena/média superficie, desde que não traga vestido o fato e a barba crescida me cubra a face. Desde o momento em que ponho o pé em território destes inúteis guardas de propriedade alheia, pode qualquer grupo de negros, ciganos ou ucranianos atestar livremente o saco de gamanço, pois que o segurança estará imbuído da missão de provar a si mesmo que eu, humilde e sofrida alma de Deus, sou um larápio da pior espécie, uma erva daninha que urge extirpar, no fundo, eu sou a razão de, um dia, aquele segurança ter abandonado a escolaridade obrigatória e respondido ao chamamento do seu destino.
As aulas que aquele professor de cabeça luzidia leccionava não eram das piores que um aluno do 3º ano de Direito podia aturar. Apesar da evidente bazófia, o senhor tinha talento suficiente para captar a atenção de jovens desinteressados e, por vezes, desinteressantes. Estórias ficaram algumas, como aquela da vírgula alterada numa lei. Desde logo o professor avisou "se alguem perguntar, eu não disse isto, e nego tudo. É a vossa palavra contra a minha". Brilhante táctica de aproximação emocional aos alunos. Um segredo só nosso. "What happens in the classroom, Stays in classroom".
Distarte, descobri cedo padrões comportamentais semelhantes entre seguranças e professores. Em qualquer exame de faculdade eu era o colega que todos queriam ter. A lebre, o testa de ferro perfeito. Sentado no fundo da sala, instilava nos professores uma indómita e súbita vontade de provarem a sensação que os assaltava: eu era o cábula. E enquanto 150 alunos vasculhavam em apontamentos ilegais, o segurança de exames dedicava-se de corpo e alma ao maior desafio da sua carreira. Escusado será dizer que em 151 alunos, 3 ou 4 não estavam na posse deste material ilicito, e eu era um deles.
Depois dos 12 valores alcançados na 1ª frequência, realizada em Fevereiro desse ano, o professor desconfiou. Como é que aquele rapaz pouco assiduo e a tresandar a irresponsabilidade havia alcançado uma das duas ou três notas positivas em mais de 200 exames? A resposta era óbvia, e o desafio estava lançado. Mergulhado nos meandros da lei fundamental só pude sentir um vulto vindo de trás, e num movimento decidido o professor, de uma só virada, levantou folha de teste, folha de enunciado e folha de rascunho.
O que leva alguem a comparar um treinador em alta conjuntural com um signo solar como Carneiro? Na verdade, existem signos bastante mais teimosos do que Carneiro, nomeadamente os chamados signos fixos, a que pertencem Touro, Escorpião, Leão e Aquário. A palavra que melhor define Carneiro é "egocêntrico". Este é um puzzle fácil de decifrar.
Imóvel e de olhar fixado na frase que ficou a meio, sem piscar os olhos, endireitar o corpo retorcido ou vaguear a mente por outros pensamentos, aguardei que o professor, do alto da sua agora "melónica" cabeça luzidia, voltasse a colocar as folhas exactamente no mesmo lugar de onde as havia retirado. Segundos depois pude voltar ao meu mergulho, com a sensação de ter acontecido uma paragem no tempo, um género de buraco negro que parou o mundo inteiro. Foi como se nada tivesse acontecido. What happens in the classroom, stays in the classroom.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

já tou meio a dormir mas.... gostei !! :)


só pra ver se percebi...o tal jovem estudante existe e és mesmo tu .certo ?! :S



abraço , J

12:20 da manhã  
Blogger galvao99 said...

E quem é o professor? E qual o signo do professor? Essas são as grandes questões que se colocam ;)

9:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home