domingo, fevereiro 26

SLB-FCP: considerações aprioristicas minimalistas



Joga-se hoje mais um derby do campeonato Português. Benfica e Porto enfrentam-se numa partida com muito de decisivo para os lampiões. As considerações que tenho para apresentar referem-se, apenas e só, a alguns intervenientes. Não pretendo fazer qualquer tipo de previsão quanto ao resultado final do jogo, embora compreenda que, dadas as análises apresentadas, os leitores tirem conclusões do resultado a partir delas. Não é um problema meu.
Co Adriaanse - Impressionante a quantidade de situações em que, da análise da conjuntura do treinador Portista, dou de caras com indicadores de contestação, má imprensa e relacionamentos enviesados e pouco amigáveis. Para a semana seguinte a este jogo é o que temos em mãos. Já aconteceu Adriaanse ter uma conjuntura parecida e não perder o jogo (empate com o Rio Ave e consequente agressão no Olival), o que se compreende: a massa adepta Portista não vai com a cara do Holandês, mesmo quando os resultados não são manifetamente negativos e por aí se entendem perfeitamente os indicadores de rescisão de contrato que apresenta no fim de época, aliados a uma incontinência verbal extraordinária. Mas isso é mais à frente. Para este jogo o que tinha a dizer (sobre Adriaanse) ficou dito.
Vitor Baía - Da análise à época de Baía, o período Janeiro/Março 2006 apresentava indicadores de uma mudança/reorientação de carreira. Tudo começou com a perda da titularidade para Helton, e quando se pensava que não havia mais nada a dizer, o Brasileiro lesiona-se e Baía é chamado a jogar o importante Derby. Os indicadores especificos para o jogo de hoje não são muito diferentes dos que relatei para o período especifico Janeiro/Março 2006. Atenção com lesões e/ou com falhas e derrotas inesperadas. O relacionamento do jogador com o grupo não está favorecido, e esta mudança forçada de Keepers para este jogo não vem nada a calhar. Período marcado por instabilidade emocional e profissional.
Pedro Emanuel - Um dos jogadores em risco físico e profissional para esta segunda metade da época, não consegue contestar esta conjuntura com indicadores de curto prazo para o jogo de hoje. Um dos potenciais pontos fracos dos Dragões.
Paulo Assunção - Um milagre ainda não se ter lesionado ou cometido uma falha grave, e o jogador com indicadores mais fortes de noticias menos agradáveis para o seu lado na semana seguinte a este Derby. É o ponto mais fraco (astrológicamente, sempre astrológicamente) da equipa portista, com a sua conjuntura a manter-se instável e com potencial de riscos até ao fim da temporada.
Quaresma - Não é jogador para se deixar atemorizar perante um grande jogo e, por isso, não admira que seja um dos que apresenta melhor conjuntura planetária para a partida desta noite. Um trunfo a ser usado e abusado por Adriaanse, e uma das suas principais bóias de salvação.
Lucho Gonzalez - Encontra-se na melhor fase da sua época, com uma imprensa extremamente amigável e um rendimento de qualidade. A sua conjuntura de planetária confirma essa realidade, e deixa boas pistas para o jogo desta noite com a lampionagem. A par de Quaresma, é o melhor trunfo de Adriaanse.
A lampionagem
Ronald Koeman - Tem passado momentos menos positivos nas ultimas semanas, mas parece querer levantar-se. Sem que se faça uma análise de médio/longo prazo, direi que para hoje os indicadores são positivos, com alguns apontadores de popularidade, e outros de boa imprensa, não só para esta noite, como para a semana seguinte à partida. Não é pelo treinador que o jarro se partirá.
Moreto - Depois de um começo titubeante, o Keeper "Zuca" tem vindo a melhorar o seu rendimento. Para hoje, mais indicadores de qualidade.
Luísão - Marcou frente ao Liverpool um golo a relembrar o golo feito ao Sporting, e que viria a dar o titulo 2004/05. Curiosamente, o indicador planetário responsável por ambos os períodos de popularidade do atleta é exactamente o mesmo, e usando a hora média de nascimento, mantem esse indicador para a partida desta noite.
E pronto. Não houve tempo para analisar mais jogadores. Role a bola e sejam todos amiguinhos.