Benfica 2007/08: os caminhos que vão dar à Luz
Em momentos de tempestade a tendência é a de confundirmos alhos com bugalhos. O caso do Benfica e dos benfiquistas começa a ser paradigmático. No inicio, tudo eram Deuses da bola, jogadores como nunca outros houve, os melhores dos melhores do planeta futebol. Agora, não há quem se salve.
A isto se chama mandar fora o bébé com a água do banho, e gostaria de lembrar o caso "Makukula".
Publicámos já dois posts sobre a conjuntura do atleta para os próximos anos. Um, fez a análise global de médio/longo prazo, publicado a 24 Outubro 2007, e o outro foi mais especifico quanto a períodos de tempo mais reduzidos, e foi publicado a 25 Janeiro 2008.
O que me parece necessário relembrar neste momento é que é suposto existir esta queda conjuntural do jogador. E, por estranho que pareça, as quedas conjunturais, quando expressas na conjuntura, podem constituír boas novas: é sinal de que o mapa está correcto e a funcionar devidamente, prometendo que as boas fases conjunturais produzirão, tambem elas, resultados.
Vejo a contratação de Makukula como uma contratação de qualidade, sobretudo a partir de 2009, e é por isso que se torna necessário não mandar o jogador fora no meio desta críse e confundi-lo com outros (atletas) fora de prazo. Um dos problemas a exigir alguma "ciência" dos dirigentes em tempos de limpeza de balneário é conseguir distinguir entre estas duas espécies de conjunturas.
Um outro caso benfiquista que me prende a atenção é o de Freddy Adu. Será neste final de temporada, nestes ultimos meses de 2007/08, que o seu mapa será colocado à prova. É aqui que se concentram os melhores indicadores conjunturais do atleta e ficarei à espera e atento de modo a constatar se "reage" ou não como é suposto (bem).
Um dos jogadores com pior fim de temporada é Maxi Pereira. No entanto, não é caso para mandar o jogador para onde veio. Apesar de não ter uma conjuntura de médio/longo prazo brilhante, se fôr bem usado, é um jogador que pode oferecer qualquer coisa mais em próximas temporada.
Katsouranis passa por uma fase complicada mas espero uma melhoria para o final de 2007/08, o mesmo acontecendo com Di Maria. Algumas melhorias localizadas em alguns momentos de Abril para a tripla Cardozo/Nuno Gomes/Makukula, embora de forma demasiado residual e instável para a considermos marcante.
De referir tambem o potencial de crescimento da produção de Butt neste final de temporada, associado a um potencial residual para lesões e descida de rendimento de Quim, este com alguns indicadores de poder saír no final da presente temporada.
Sem ser genial, alguns momentos de Abril podem trazer um Benfica em versão melhorada, embora a conjuntura de Chalana não tenha vindo acrescentar nada de positivo à equação.
O clube continua em busca de uma alternativa a Camacho e, de entre as opções dísponiveis por mim conhecidas e analisadas, Victor Fernandez é a de melhor conjuntura planetária para a próxima época.
Para a próxima época, muitas mexidas serão necessárias, nomeadamente na qualidade das aquisições (treinador incluído), que transformem o plantel num conjunturo homogéneo de qualidade conjuntural vencedora. Da presente ficam Cardozo, Makukula, Di Maria e Adu a prometerem mais para o futuro de médio/longo prazo. Para já, é curto.
O post prometido, prometido estava.
Está entregue.
2 Comments:
Quizá pronto escriba sobre Camacho y su nueva espantada.
El Benfica tiene un problema grande de jugadores, le faltan centrocampistas y delanteros de nivel.
Un abrazo, Galvao.
e muito obrigado
Enviar um comentário
<< Home