segunda-feira, junho 23

Ingratidão Portuguesa

1. Quem se sentir desiludido com este Europeu só tem uma coisa a fazer: dedicar-se à pesca. Surpresas, revelações, talento, golos e emoção. A mim chega-me.
2. O afastamento da Holanda é o facto mais "triste", até agora. E bem se pode dizer que Van Basten e muitos dos seus pupilos perderam uma excelente oportunidade conjuntural-planetária. Havia potencial para mais do que isto, ainda mais se olharmos para a forma como caíram.
3. A derrota de Portugal impressionou mais pelo saír das tocas dos que durante anos aguardaram por um erro comprometedor de Ricardo. A má saída de Ricardo no 3º golo Alemão serviu de mote para muitos darem como provado que o guarda-redes do Bétis foi o responsável directo por Portugal não ter vencido o Euro 2004 e o Mundial 2006. É rídiculo e revela uma desonestidade intelectual extraordinária.
4. Nos jogos que se seguiram, nos quartos-de-final deste Euro 2008, tivemos um guarda-redes herói nos penaltys, Rustu, que deu um frango no golo Croata e teve mais uma saída escabrosa que podia ter dado outro golo ao inimigo. Tivemos o melhor guarda-redes do mundo com toda a sorte do mundo ao ver o poste defender uma frangalhada própria. E já tinhamos tido o outro melhor guarda-redes do mundo a ser o principal responsável pela queda de uma Republica Checa que chegou a ter os dois pés nos quartos-de-final.
5. Nem uma voz se levantou contra eles nos seus países de origem. Há quem não esqueça o passado, e há quem prefira distorcê-lo. Ai de Deco ou de Pepe que um dia falhem na selecção. Os que esperaram 4 anos para crucificar Ricardo aguardam ansiosamente pela "queda" dos Luso-Brasileiros. A ingratidão grassa em solo nacional.