sábado, outubro 11

Selecção Nacional A

1. Fernando Meira, João Moutinho e Raúl Meireles: se este é o meio-campo Português para os dois próximos embates na fase de qualificação para o mundial-2010, então, devemos ficar preocupados. É que todos eles revelam sinais de má imprensa para as próximas duas semanas. Quaresma é mais um caso deste género, embora com outras nuances: os indicadores planetários não durarão tanto como no caso dos colegas, embora a tensão mental e a pressão dos media tambem se faça sentir durante estes dias próximos.
2. Se a estes quatro juntarmos outros três, Nani, Paulo Ferreira e Nuno Gomes, todos com conjunturas de médio/longo prazo a apontarem na mesma direcção, ou seja, as conjunturas de fundo apresentam indicadores de má imprensa e alguma frustração para a presente temporada (e até para as seguintes), podemos começar a fazer contas a mais de meia vilipendiada pelos astros. O que é chato e dá maçada.
3. Para entrar na revolução que se vê como imprescindivel a esta selecção, temos já Manuel Fernandes no banco de suplentes. Depois falta Maniche, para se juntar áquele e a Deco no trio de meio-campo capaz de (ainda) nos levar ao mundial.
4. Na defesa, a presença de Bruno Alves não deve ser vista como temporária. Apesar de ainda vir a dar um ar da sua graça, Ricardo Carvalho tenderá a diminuír o grau de constância do seu rendimento e o nível de fiabilidade em termos físicos.
5. Na baliza, Quim tem um longo caminho a percorrer até Março, momento em que terá algum alivio da pressão conjuntural. Não é dos casos mais graves nesta fase embora, até Fevereiro 2009, muita coisa seja colocada em causa.
6. E Cristiano Ronaldo. Se Scolari, o Sargentão, o metia na ordem com o seu estilo militarizado, é de temer que a brandura e palavras vãs de Queiroz se percam no meio do mediatismo e egocentrismo do Madeirense. E não é que Ronaldo é inferno astrológico do Professor?