sexta-feira, setembro 26

Notas soltas sobre o derby

Os treinadores
Quique Flores - Encontra-se numa fase conjuntural mediana, ainda com focos de potenciais dificuldades, mas já aproximando Outubro, ao longo do qual melhorará a sua relação com os resultados. A melhor noticia que se lhe pode apontar para amanhã é que está mais perto de ter algum descanso, pelo menos por uns tempos, mas ainda terá pela frente o dificil (conjunturamente) desafio com o Nápoles.
Paulo Bento - Aproxima neste final de Setembro e inicios de Outubro uma fase de alguma contestação à sua liderança, que já teve uns ameaços com os jogos em Espanha e com o "caso Vukcevic". Para amanhã apresenta alguns indicadores de curto prazo a ajudar a este quadro, embora a primeira parte do jogo esteja mais protegida.
É um dos dados a seguir, os bons indicadores de muito curto prazo que treinador e alguns jogadores Sportinguistas apresentam para os primeiros 45 minutos da partida de amanhã. Não é, no entanto, um momento de grande brilho, e entre o jogo de amanhã e o jogo com o FCP daqui por uma semana, com sequência na paragem de Outubro, é provável que tenha de assumir alguma derrota pessoal. Um empate seria um bom resultado.
Os jogadores
Pontos fracos
Maxi Pereira - Se no jogo com o FCP, há umas semanas a esta parte, foi Katsouranis a fazer de patinho feio, para o derby com a lagartagem é o Uruguaio que assume potencial protagonismo negativo. Aliás, esta fase estende-se para o jogo seguinte, frente ao Nápoles, pelo que, é preciso ter cuidados extra com a faixa direita da defesa encarnada.
Léo - Preterido por Quique Flores no jogo frente ao Paços de Ferreira, a imprensa diária avança o regresso à titularidade do Brasileiro, mas a sua conjuntura planetária mantem-se "flat" durante, pelo menos, mais uma semaninha. Um Sporting sem extremos desaproveitará o "filão"das faixas laterais Benfiquistas.
Liedson - Está convocado e, não jogando de inicio, é um caso preocupante não só para o jogo de amanhã mas, sobretudo, para o da próxima semana com o FCP. Aliás, o mesmo se pode dizer de Derlei, o que não deixa boas expectativas para a linha avançada leonina nestes tempos próximos. Boa noticia a ausência por lesão de Izmailov, que se junta a Liedson e Derlei como as mais problemáticas conjunturas Sportinguistas para a fase que vai de fins de Setembro a meados de Outubro, com especial enfânse na primeira metade de Outubro.