sexta-feira, abril 14

A hora

Desde que começámos a publicar textos de análise astrológica neste espaço que fizemos questão de esclarecer um ponto: a análise astrológica refere-se, única e exclusivamente, à vida profissional de atletas e treinadores. A vida pessoal é terreno proíbido.
Muitas das vezes os aspectos astrológicos possuem uma faceta bi-dimensional, afectando , por um lado, a vida afectiva e/ou emocional do nativo, e por outro, e por ricochete, afectando simultaneamente a vida profissional da pessoa.
Um dos "truques" para fazer previsões futebolisticas é encontrar o estado de espirito da pessoa nos períodos subsequentes aos jogos. Imaginando que na semana seguinte a um jogo um determinado jogador se encontra muito abatido emocionalmente, pode, a partir desse dado, ter-se uma pista de falta de realização profissional.
Claro que o abatimento emocional pode ter outras origens. Mesmo levando em linha de conta que os profissionais de futebol são pessoas de um egoísmo e egocentrismo consideráveis (na sua maioria), e aí nos alavancando para "confiar"que o abatimento emocional tenha que ver com uma derrota profissional (e pública, pois que a actividade que desenvolvem é publica), situações pouco comuns existem que destroem o ego de qualquer um. Uma dessas situações pouco comuns é o falecimento de um dos progenitores. Pouco comum porque só acontece, no máximo, duas vezes na vida das pessoas.
Durante as ultimas semanas andámos às voltas com o mapa de Co Adriaanse. Falámos de indicadores de derrota associados a indicadores de rescisão de contrato, estando aqueles dependentes da hora de nascimento. Esses indicadores revelam um estado de espirito depressivo, e um dos efeitos exteriores possiveis é o falecimento de um progenitor, mas normalmente fechamos os olhos e esperamos que não passem de uma derrota profissional.
Nesta hora dificil, em que as conquistas profissionais perdem significado perante o quadro familiar, compreendo, finalmente, a conjuntura planetária do treinador Portista. A hora estava certa. Perder pai e mãe numa semana coloca tudo o resto em perspectiva.
Em nome próprio apresento as mais sentidas condolências a Co Adriaanse.