terça-feira, julho 11

E então?

O "filho da puta assassino" que o comentador rafael do blog Livre indirecto celebrizou por repetição exaustiva (Ver caixa de comentários do post "Itália sagra-se campeã mundial " no referido blog) é, na realidade, o Italiano sopinhas massa materazi e não Zinedine Zidane, como à primeira vista se poderia depreender das suas palavras. Um jogador ao estilo Jorge Costa mas ainda mais nojento.
Claro que Zidane já jogou em Itália vários anos. Claro que terá por lá assistido a agressões do género que os videos mostram perpretadas pelo Italiano e, eventualmente, terá sofrido na pele com isso, ou visto sofrer colegas de equipa ou companheiros de profissão (Ver comentário de Da Rocha com links para videos do Tube sobre a carreira de Materazzi no post "Itália sagra-se campeã mundial " no blog Livre Indirecto).
Zidane não tem uma folha limpa, já foi expulso no passado, e até suspenso durante largos períodos por respostas a agressões. Ou seja, o menino não gosta que lhe cheguem a roupa ao pêlo, e menos gosta de animais do carácter de Materazzi, um assassino da pior espécie que já há muito deveria ter sido irradiado.
Como não foi (e a culpa é dos árbitros), e encontrando-se a jogar os ultimos 10 minutos como jogador profissional de futebol, Zizou aproveitou a oportunidade para cumprir um sonho. Não um sonho pessoal, reparem, mas um sonho partilhado por grande parte dos seus colegas de profissão, o que retira, desde logo, todo o carácter egoístico que se lhe poderia atribuír. O sonho de toda uma classe profissional que nao lhe ficaria bem, perante a oportunidade que se lhe deparou, defraudar.
O histerismo a que assisto em redor do acto flectido (o inverso de irreflectido) do Francês dá-me vontade de rir. Perguntem a algum jogador do campeonato Italiano que não seja colega de equipa do animal o que acham da agressão de Zidane. Não há paciência para tanto cinismo e incompetência avaliativa de circunstâncias pessoais similares. Quem dá pau há 7 ou 8 épocas e o continua a fazer? Quem ofende verbal e psicológicamente adversários (sabiam que existe um crime de injúrias?), intimida, usa truques baixos, reles e cobardes, como modo de vida? Zidane quis cumprir o sonho de toda uma classe. E então?