terça-feira, outubro 17

Os colossos do nosso Tempo

1. Hélder Postiga começa a comprovar, definitivamente, a sua recuperação para o futebol iniciada em Janeiro de 2006 quando se transferiu para o St. Étienne. Com o período do campeonato de mundo de permeio, que se estendeu depois ao inicio da temporada, até meados de Setembro, a trazerem outras núvens planetárias à sua conjuntura, o avançado portista recupera agora os favores dos céus para conquistar popularidade e muita decisão. Pelo menos até meados de Março. A partir daí a conjuntura turva-se um nadinha, e chovem indicadores de novos contratos (dentro ou fora do Dragão) e algum potencial para lesões. Para quem havia sido dado como morto para o futebol não está nada mal...
2. Disputa-se amanhã o grande derby dos tempos modernos. Chelsea e Barcelona, justamente consideradas as duas melhores equipas do planeta na actualidade, preparam-se para meter a "carne toda no assador", como diria o castiço Quinito. Você já sabem que eu não sou grande espingarda a prever resultados de jogos especificos, mas do que pude constatar a conjuntura astrológica de Riijkard nas próximas duas semanas tem alguns picos, o que deixa a nú a possibilidade de as coisas não lhe correrem muito bem ou já amanhã ou no domingo frente ao Real madrid. Jogadores como Deco, Puyol, Edmilson ou Giuly confirmam esta conjuntura, ao passo que Ronaldinho e Messi a infirmam. Seja como fôr, a importância da conjuntura do treinador é, normalmente, decisiva. Vamos esperar para ver quando, e se, tal se concretiza.
3. Este jogo levou-me a olhar, pela primeira vez com olhos de ver, para a conjuntura da grande maioria dos jogadores do Chelsea para esta temporada, e o que se segue não tem nada que ver com uma previsão para o jogo de amanhã frente ao "Barça" mas sim de uma análise global a esta temporada. Um check-up impressionante dum conjunto de homens escolhidos a dedo: estrutura conjuntural consolidada e com poucas quebras, e potencial de expansão conjuntural-astrológica de grande qualidade. Jogadores como Essien, Drogba, Terry ou Makelele, só para indicar os casos mais flagrantes, são a prova provada de que Mourinho não é só um grande condutor de homens, é, sobretudo, um grande "escolhedor" das melhores conjunturas de jogadores.
4. Chelsea que, quer queiram quer não, nunca puderá ser apenas um fenómeno criado pelo poder financeiro: Real Madrid, Inter de Milão, Milan, Juventus e Manchester United, por exemplo, têm à disposição budgets mais do que suficientes para adquirirem jogadores do nível dos adquiridos por Chelsea. O segredo está em escolher o que estarão, e continuarão, na melhor fase das suas carreiras. Adquirir passes de atletas no auge nunca será um bom negócio. Essa é a diferença entre, por exemplo, Nani e Liedson: aquele está na melhor fase da sua carreira mas caírá desamparado nas próximas épocas (que bom negócio seria alienar o seu passe nos próximos tempos), Liedson está bem desde há 3 temporadas a esta parte mas o auge ainda está para chegar.
apercebi-me súbitamente de que grandes jogos esperam o futebol Português nas próximas semanas. É nestas alturas que me apetece mandar tudo às malvas e fechar-me em casa a analisar conjunturas de jogadores de futebol. Talvez um dia isso seja possivel, quando considerarem isto uma profissão...