domingo, março 23

Quem serem eles?

No defeso de verão do ano de 2004 o FCP contratou 4 jogadores que se viriam a revelar "flops" que muito boa gente utiliza para provar que Pinto da Costa tambem falha, e em grande.
Luís Fabiano é hoje o melhor marcador da liga Espanhola e é pretendido pelo Real Madrid.
Diego foi considerado o melhor jogador da liga Alemã e é pretendido por Madrid, Barcelona e Juventus, entre outros colossos do futebol Europeu.
Ibson foi considerado o melhor jogador do ultimo Brasileirão.
Cláudio Pitbull e Alan, em menor escala, dão cartas na liga Portuguesa e revelam-se como uns dos melhores da presente edição da BWin.
De fora fica Léo Lima, que nunca confirmou vaticinios nossos.
Depois temos outros casos, em anos posteriores, de jogadores falharam no Dragão mas que confirmaram noutras paragens todo o seu valor. Lucas Mareque vingou no Independiente da Argentina e foi, inclusive, chamado à selecção argentina.
Finalmente, a questão económica. O valor pelo qual o FCP alienou os passes de alguns destes jogadores não foi inferior ao que por eles pagaram. Os casos dos "emprestados" é diferente, mas a sua boa prestação aumenta as probabilidades de aparecer alguem a "cobrir" as perdas do clube portista.
Assim, e sem querer significar que não há casos de insucesso, não estarei a ser demagógico se disser que aqui se vislumbra um padrão. No Dragão compra-se como em nehum outro lado. A qualidade da equipa de prospeção de Pinto da Costa está ao nível da equipa de formação do Sporting. A diferença é que são os séniores que ganham títulos.
É esta equipa de prospecção o segredo mais bem guardado do futebol Português. Como funciona e quem são os integrantes desta "máquina" assombrosa de detectar talento?