terça-feira, julho 29

Conjunturas-surpresa 2008/09: Tiago (SCP)


A pré-época vai a meio, as contratações fazem-se a ritmo elevado e as expectativas recaem sobre os nomes mais ou menos sonantes que vão criando primeiras páginas nos desportivos nacionais.
Esses são os nomes que dão rosto aos sonhos de conquistas, mas é na prata da casa, na que faz parte da estrutura de um clube, que se alicerçam, invariávelmente, ano após ano, as verdadeiras fundações de um grupo vencedor.
Depois da saída do Sérvio Stojkovic e da titularidade dada, por que não fez, de facto, por a merecer, a Rui Patricio, fica a ideia que Tiago não passa de mais do que de um verbo de encher.
A sua conjuntura diz-nos o contrário. É, a par de mais uns dois ou três colegas, o que apresenta a mais vencedora, popular e apropriada combinação planetária para a temporada 2008/09.
Já sabemos, os que andamos por esta chafarica há uns anos, que não basta a conjuntura, é necessário o talento. Mas tambem já sabemos da importância que uma conjuntura tem para um grupo, mesmo quando se trata de um jogador que não jogue muito.
Tratando-se de um tipico elemento de grupo, Tiago será sempre uma mais valia para a época que se aproxima. No entanto, mal faria Paulo Bento em tratá-lo apenas como um bom suplente, a quem se dá os restos que os outros não querem comer.
É, para já, um dos candidatos a surpresa da temporada 2008/09.