sexta-feira, agosto 22

Jesualdo Ferreira 2008/09

A temporada 2007/08 começou mais ou menos da mesma forma como se iniciou 2008/09. Com uma derrota frente ao Sporting no jogo de disputa da Supertaça, corria célere Agosto de 2007, as dúvidas sobre o potencial do plantel e do treinador do FCP levantavam-se e faziam críticos da extirpe de Rui Santos ou Miguel Sousa Tavares acicatarem-se, ao ponto de irem à baba, contra o trabalho de Jesualdo Ferreira.
Uns meses passados, a equipa portista foi de vitória em vitória, na mais fácil conquista de que há memória nos tempos modernos num campeonato nacional.
Um ano passado estamos naquele limbo que separa a manutenção de um status quo ou a sua superação para um novo estádio evolutivo da espécie futebolistica nativa, e da análise à conjuntura de Jesualdo depende grande parte da resposta a esta questão premente.
Já fomos adiantando, no final da temporada transacta, que esta época traz oportunidades aos rivais portistas, promovendo diminuíção de diferenças. Isto não significa que da conjuntura de Jesualdo não se retenha potencial vencedor. O que significa, então?
Primeiro que tudo, e para começarmos pelo principio, o inicio de temporada de Jesualdo, acompanhado por diversos atletas do dragão, apontam para que as dificuldades encontradas frente ao Sporting no jogo da supertaça de Agosto de 2008 sejam para manter e, inclusive, agudizar.
De Setembro a Dezembro 2008 está o cerne do problema, fase em que, embora não de forma constante, a posição de jesualdo no Dragão será mais posta em causa do que em nenhum outro momento da sua estadia enquanto treinador portista.
Os indicadores de potencial rescisão contratual existem, acompanhados de apontadores de dificuldades crescentes a lidar com a crítica externa e interna, ao que se acrescenta um perigo de insegurança de ego e consequente perda de auto-controle.
De registar como período especifico complicado as primeiras 3 semanas de Setembro 2008, com epicentro em meados do mês, o que, dado o interregno do campeonato nacional, parece querer apontar para uma estreia não muito auspiciosa na Champions, cuja presença portista tanta tinta fez correr. Mas os meses subsequentes, de Outubro a Dezembro, passando por Novembro, trazem mais potencial de quedas traumáticas no Dragão.
A segunda metade da temporada revela o lado mais "vencedor" de Jesualdo, e este potencial mantem o Dragão na corrida ao Ouro, o que não impede que o final de Jesualdo para a presente temporada esteja marcado pelo acosso dos adeptos portistas e da crítica em geral e por uma turbulência a que Jesualdo não está acostumado. A manutenção no comando da principal equipa de futebol do FCP torna-se, desta forma, um objectivo não só complicado mas, acima de tudo, incomodamente doloroso.
Chega, portanto, em 2008/09, a grande prova de fogo de um dos dinossauros do futebol Português. O desafio que se lhe coloca é o de conseguir materializar em vitórias o seu potencial conjuntural positivo, independentemente de todas a provações a que estará sujeito. É o melhor que conseguirá ou, se quiserem, a melhor das hipóteses dadas pelo quadro planetário do treinador.
Outro assunto é o que respeita à conjuntura dos integrantes do plantel portista. E se a atribulada primeira metade da temporada é corroborada pelas conjunturas de alguns dos atletas, a melhoria clara para a segunda metade está tambem bem segura por essas mesmas.
Para já, o que há a reter é a debilidade, quando comparada com as dos atletas, da conjuntura do treinador. E, já o sabemos, debilidades de treinadores consubstanciam-se, normalmente, em derrotas para a equipa. A não ser que o mal seja cortado, a tempo, pela raíz...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Welcome back!

Abraço

5:27 da tarde  
Blogger galvao99 said...

Grande abraço, grande pipo. Stay tunned.

10:43 da tarde  
Blogger Andrés Romero said...

galvao,

¿Va a vender Pinto da Costa finalmente a Quaresma?


Un abrazo, amigo.

6:36 da tarde  
Blogger galvao99 said...

Caro Andres,

escrevo sobre isso no meu ultimo post.

Parabens pela vitoria de ontem frente ao Valencia, mas dia 27 vai ser mais dificil ;)

Um abraço

5:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home