terça-feira, janeiro 11

PC, "poeta" de contratações

Não faltam exemplos. Mas Pinto da Costa não perde a oportunidade para relembrar que anda nisto há muito tempo, e eu não passo de um aprendiz comparado à sua mestria em contratar jogadores.
Estabelecer regras na estrutura das contratações que efectua é, tão somente, invocar o pretensiosismo de que se está ao nivel dele. Mas não se está. Quando digo que aposta na conjuntura média, logo me mostra que toda a excepção tem uma regra. Leo Lima è a excepção, no caso concrecto.
Começo pelo fim. Duas épocas e meia de futebol de alto nivel. De energia positiva. De explosão direcionada. De espirito conquistador. De ambição. E de capacidade de concretização. È isto o que, a conjuntura dos seus próximos dois anos e meio, indicam.
Aquilo a que apelido de conjuntura média tem alguns senãos, no caso deste jogador, mas o que interessa isso? São pormenores. Obstáculos que se podem ultrapassar com trabalho e com resistência à crise pontual. Porque o pano de fundo, a conjuntura maior, mais larga, è imensamente mais pesada. E mais positiva.
O grande problema para Sporting e Benfica não è que PC contrate um Leo Lima. Porque, a cada nova contratação, o Presidente do FCP contrata um novo Leo Lima, transformando os planteis portistas num rol infindável de conjunturas favoráveis que se degladiam entre si em busca da selecção natural capaz de refinar, ainda mais, o Ouro azul.
As vitórias de Sporting, Benfica e até Boavista acontecem apenas pontualmente, no intervalo de tempo necessário à reconstrução da equipa que, ciclicamente, è imperioso fazer nas Antas, onde tudo è visto à luz de um plano de longo prazo. Sempre, mesmo quando a instabilidade reina e há que limpar o balneário. E sobretudo nesses momentos.
Ia dizer que PC é milimétrico, mas arrependi-me. Porque PC joga no tempo, e na sua qualidade. No seu, e no dos outros. E não no espaço e sua expansão.
Claro que tambem è capaz de se enganar. Victor Fernandez, por exemplo, foi uma daquelas contratações que ainda não percebi na totalidade. Mas quando se lida com um génio como José Nuno Pinto da Costa è mais avisado ficar atento aos nosso próprios erros, do que ficar à espera de descobrir qual foi o dele. Vivendo e aprendendo, com um "poeta" de contratações.

2 Comments:

Blogger Father R. Filipe said...

Mas quem é o Leo Lima????

E o Pinilla qd começa a marcar golos sem parar??? lololol

2:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

www.a-pantera-negra.blogspot.com

3:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home