sexta-feira, setembro 30

Cech (20 May 1982 AD GC) - Época 2005/06

É um jogador no topo da sua carreira, e assim continuará esta temporada, mas tem períodos especificos indicadores de dificuldades quer a nível de rendimento quer, sobretudo, no potencial para dificuldades fisicas, e iremos fazer-lhes referência, sem que tal afaste o potencial positivo de base que possui.

O final de Agosto/primeira metade de Setembro revela parte dessa realidade: problemas na profissão; e/ou críticas ao seu desempenho; e/ou possiveis discussões; pensamento negativo; e/ou potencial para lesões, estão na ordem do dia. Não veio a público nenhum reflexo destes indicadores, mas isso não significa que nada se tenha passado.

Este potencial para lesões não se esgota no período indicado. Na segunda metade de Novembro/primeira metade de Dezembro tem fortes indicações de: Tensões emocionais incomuns, irritabilidade, conflitos emocionais, rebelião, anseio por liberdade, conduta provocativa. O que tem isto a ver com lesões? A manifestação de padrões emocionais tem duas formas de canalização: consciente, ou inconsciente. No caso destas tensões não conseguirem ser exteriorizadas pelo jogador cria-se uma bomba interior pronta a revelar-se sob a forma de problemas fisicos, nomeadamente lesões, muitas vezes com obrigatoriedade de cirurgia. Repare-se como a limitação de liberdade se atinge através de um outro processo. Uma lesão, como é evidente, coarta imenso a liberdade individual de um individuo, originando tensões e frustração pelo facto do atleta não poder desempenhar a sua actividade.

Claro que, na hipótese desta primeira fase da época não trazer lesões ao atleta, estamos perante uma conjuntura indicadora de instabilidade do atleta no seio do grupo, com fortes indicações de diminuíção de rendimento do atleta e/ou dos resultados da equipa, capazes de criar alguma espécie de revolta dentro dele, para alem dos reflexos negativos que uma conjuntura deste tipo tem numa equipa, pois revela diminuíção de liberdade dentro da equipa, reflexo de que algo não vai bem.

A partir de Janeiro 2006 podemos esperar melhorias no rendimento do atleta, quer no desempenho de jogo jogado, quer na capacidade de popularidade e de integração no grupo, á imagem da época passada. Esta melhoria animica será importante na hora de fazer o balanço da temporada 2005/06 do atleta.

Em Março surgem outras questões para resolver sob a forma de uma crise interna (emocional ou fisica) de Cech, restando saber se, no caso de problemas fisicos, estes são ainda fruto dos problemas vividos na primeira metade da temporada, se no caso de problemas emocionais, eles não terão ligação directa com resultados menos animadores da equipa, capazes de deixar o jogador desmoralizado.

O resto da temporada traz melhorias, embora o estado de espirito do atleta esteja um pouco por baixo. Mas, como comecei, o potencial de vitória do jogador é bom, encontrando-se numa fase de auge da sua carreira. A ter atenção a fase do defeso 2006/07, com alguns excessos verbais a ter em conta, o que, desde logo, aconselha a algum cuidado no tratamento com a imprensa.