quinta-feira, julho 20

Factor: Alpha


A ultima edição da revista "Focus" traz na sua capa a indicação de que existe um chamado "factor Alpha" de que depende o sucesso ou o insucesso do ser humano.
Ainda nem comecei a "ver" os jogadores do Benfica, e mais jogadores hão-de chegar à luz neste defeso, mas enquanto isso não acontece vai-se-me provando que a venda/dispensa dos jogadores certos é uma tarefa de gestão tão fundamental como a contratação de novas estrelas.
Manuel Fernandes e Simão Sabrosa estão de partida, e nem vão de borla. Entre os dois, o SLB vai arrecadar entre 23 e 28 milhões de euros e, ao que já ouvi por aí, o passe do central Anderson foi adquirido com a alienação de metade do passe do "Nélélé".
Muitas vezes dá que pensar, nesta coisa das análises astrológicas, se quem nasceu primeiro foi o ovo ou a galinha. Ou seja, se um jogador faz uma má época porque mudou de clube, ou se, mesmo se não mudasse de clube faria o mesmo, ou melhor, ou antes pelo contrário. As conjunturas de Simão e Fernandes para a próxima temporada estão longe de poder ser consideradas conjunturas vencedoras, e a grande conquista da dupla Veiga/Vieira é conseguir vender dois activos do clube pelo preço a que os vão vender, e antes que os seus passes se desvalorizem definitivamente.
Para alem disto conseguem atingir o mais determinante dos desideratos. Libertam a estrutura da equipa de 2 jogadores com apontadores planetários negativos e, nos casos em apreço, estamos a falar de 2 jogadores titulares, jogadores que, quase de caras, jogariam sempre.
O resultado de uma politica de gestão de plantel, feita de opções relativamente a contratações, dispensas e vendas, "vê-se" à distância no tempo. Daqui por 2 épocas fár-se-á um juízo de prognose á posteriori levando em conta factores como a valorização/desvalorização dos passes dos jogadores adquiridos/vendidos/dispensados (neste caso os passes em apreço são os de Manuel Fernandes, Simão e Anderson), o rendimento ao nível da produtividade dos jogadores nas respectivas equipas e o valor pago em salários aos atletas.
Desta panóplia de factores "Alpha" vai saír o sucesso ou o insucesso de um gestor que, em Portugal, ganham muito mas não têm o costume de aparecer a assumir falhanços e passivos.
Para já, no capitulo das vendas, a dupla Veiga/Vieira está no bom caminho. Falta a outra metade do factor Alpha: em que jogadores vai ser gasto o dinheiro obtido com as vendas dos passes de Simão e Manuel Fernandes?

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ricardo, o Bueno é desta que revitaliza a carreira?

5:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o dinheiro, que ainda não entrou, serviu paraa comprar o Fonseca. lol

8:28 da tarde  
Blogger galvao99 said...

Daniel, estou com as mãos na massa, neste momento, nos jogadores do SCP. E o Bueno já me passou por entre os dedos. Mas só saírão novidades quando tiver as análises todas escritas e completadas. Lá para meados/finais de Agosto espero publicar o trabalho.

Pipo, vamos ver se o Manuel Fernandes chega a saír...Estão dificeis os tempos do Manelele no proximo mes, com indicadores desfavoráveis para novos contratos e para recuperaçoes fisicas acelaradas.

Abraços,

8:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

foi por ver as dificuldades nas saídas que escrevinhei o que está entre virgulas =)

abraço

6:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e agora, que o simaozinho voltou para trás? lol, só visto

8:43 da tarde  
Blogger galvao99 said...

Há boas hipoteses astrologicas deo Simao sair durante Agosto, como escrevi no post acima publicado. É que so agora vi o teu comentario, grande pipo.
Abraço

2:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

só comentei depois de escreveres esse post =)

Espero que saia. Quero ardentemente que saia. Por favor, que saia!

abraço

5:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home