segunda-feira, fevereiro 12

A desinformação dos informados por defeito



Para quem não faz ideia como uma mentira repetida muitas vezes se transforma em verdade e, sobretudo, como é que se consegue a repetição dessa mentira, aqui fica um exemplo.

Na sua habitual crónica no jornal "abola", Paulo Sousa, antigo internacional Português, fala de desonestidade e compadrio de alguns jornalistas na apreciação individual a desempenhos de futebolistas. Diz que ao longo da sua carreira se foi apercebendo dessa realidade, e que os beneficiados "eram sempre os mesmos".

Não é só ele que pensa assim, nem é de estranhar que tal suceda. A espinha dobrada de alguns jornalistas (Portugueses e estrangeiros) não deixa espaço a outra realidade, e a "pressão" da opinião publica para se criarem "mitos" tambem não.

Por aqui se pode retirar uma lição para os que comentam jogos e jogadores pelo que leem nos jornais e ouvem de comentadores na televisão. São esses, os que se limitam a "passar" e a "vender" o que lhes venderam, que "fazem" a opinião publica corrente porque vão transmitindo ideias feitas sem curarem saber do que falam nem se é verdade o que dizem.

Na sociedade do excesso de informação vence a desinformação dos informados por defeito. A mentira repete-se até ao ponto de duvidarmos da própria História.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

Blogger master kodro said...

Não pondo em causa um milímetro da valorosa carreira de Paulo Sousa, ele foi um dos beneficiados dessas lendas... Aliás, continua a sê-lo, noutras paragens.

4:58 da tarde  
Blogger galvao99 said...

Foi espremidinho e rebentado fiicamente na Juve. Depois disso, la ganhou a champions no Dortmund so que nunca mais foi o mesmo.Mas aquela 1ª época na Juventus foi fantástica. Acho que chegou a ser, nessa altura, considerado o melhor trinco Europeu.

Da chamada geraçao de ouro outros houve bastante favorecidos pela crítica sem terem rendimento e/ou conquistas que o justificasse.

7:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião o Benfica astrológicamente tem todas as hipótese de fazer algo de bonito na Taça UEFA já no campeonato tenho as minhas duvidas! Concorda cmg Ricardo Fidalgo ?

Abraço

3:48 da tarde  
Blogger galvao99 said...

Caro anonimo, sinceramente nao sei. O tipo de astrologia que faço obrigar me ia a analisar individualmente cada jogo especifico para a UEFA. Para alem de nao ter tempo para isso, tenho-me revelado um astrologo apenas razoavel a analisar jogos especificos.

Espero no espaço de 4/5 anos conseguir melhorar a minha qualidade nesse aspecto, porque, para já, nao meto as maos no fogo por mim.

4:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home