segunda-feira, janeiro 29

Alvim: cliché e conjuntura

Em duas jornadas o Sporting perdeu os pontos de avanço e o 2º lugar para o Benfica.
Nada de anormal se passa com a equipa leonina: a planificação e decisões relativas a contratações e renovações contratuais que no verão foram efectuadas começam agora a mostrar os resultados, e a falta de dinheiro para rectificações no mercado de inverno fez o resto. Infelizmente esta fase não está terminada: Em Fevereiro o perigo de maus resultados mantem-se, tal como fomos adiantando nas previsões publicadas em Agosto 2006 para a temporada lagarta.
Pinto da Costa continua a ser o melhor a escolher conjunturas de jogadores, e as excepções de que vocês se lembram servem só para o demonstrar à saciedade. Renteria, pelas nossas contas, será uma dessas excepções (ver post anterior), mas convem lembrar que Postiga tambem o foi durante as duas ultimas épocas.
A partir de inicios/meados de Março a conjuntura leonina melhora. Romagnoli ficou e é dos que mostra potencial para acrescentar qualquer coisa de novo à equipa. Talvez em 2004/05 esta equipa pudesse lutar ombro a ombro pelo título, mas não em 2006/07, com um Benfica forte (cuidado com a segunda metade de Fevereiro, que pode trazer alguns dissabores) e um Porto com um Lucho a dar cartas na segunda metade desta época.
No Restelo o Benfica venceu o Belem e o comentador fartou-se de nos enjoar com clichés costumeiros. Mas se ele gosta de Rodrigo Alvim nós por aqui tambem: tem conjuntura planetária para se tornar num jogador de topo nas próximas 3 temporadas.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O comentador da TVI é simplesmente horrível!

11:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E que tal arriscares no Campeão!
Penso que o Benfica tenha a conjuntura mais favorável concordas?

Cumprimentos

11:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Procuram-se colaboradores dispostos a criar um blog diferente, um blog que agrade a todos, o nosso Blog! Todos os interessados em juntar-se à equipa do Futebol Acima de Tudo, poderão enviar um email para mim (ivo_correiaw@hotmail.com) ou deixar um comentário na caixa de comentários do blog... Desde já obrigado a todos os que estiverem dispostos a colaborar!

Ivo Correia - www.futebolacimadetudo.blogspot.com

1:47 da tarde  
Blogger galvao99 said...

Anónimo, não concordo. Não que este Benfica não esteja forte (nas previsões publicadas em Setembro para os jogadores do Benfica ficou claro a melhoria da equipa do Benfica para a 2ª metade da época), mas tem algumas lacunas para algumas fases desta 2ª volta, nomeadamente para a 2ª metade de Fevereiro. Estando a 5 pontos do 1º devia ter uma 2ª volta irrepreensivel para conseguir ganhar, daí as minhas reticências. Por outro lado, falta potencial vencedor à conjuntura de Fernando Santos. Não tem, por exemplo, tantos indicadores de problemas como Jesualdo, mas este tem lá indicadores de vitória. Ou seja, Fernando Santos apresenta uma conjuntura sem sal.

Por outro lado, a nível de jogadores para a fase final da época, o Porto apresenta uma boa média.

Falta ainda analisar as conjunturas dos reforços do Benfica. Derlei já chegou, mas fica a faltar um central.

3:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...

6:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

???

6:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Entao diga-me quem tem melhor conjuntura para ser campeao este ano.. e para ganhar a taça de portugal??

11:00 da manhã  
Blogger mago said...

Se calhar o melhor é esperar que o mercado de inverno feche para poder arriscar uma nova leitura sobre isso... Ou o potencial do todo formado pelo plantel não pode contrariar o apresentado pelo treinador?

12:01 da tarde  
Blogger galvao99 said...

mago, parece que as contratações são as que estão á vista.

Se o todo do plantel pode contrariar o treinador? Tento sempre encontrar uma linha conjuntural de plantel e treinador que enquadre uma possivel realidade futura. Como trabalho sem hora de nascimento e como existe a possibilidade de alguma data de nascimento ser errada (por variados motivos) procuro que as conjunturas se confirmem umas às outras em micro conjunturas.

Assim vou testando cada mapa de cada interveniente procurando averiguar se "reagem" como é suposto às variações planetárias.

Da experiencia que tenho posso dizer no entanto que a conjntura do treinador costuma ser absolutamente decisiva e a mais relevante de todas as conjunturas de uma equipa de futebol. Há excepçoes, mas são isso mesmo, excepçoes.

A conjuntura do Fernando Santos, sem hora de nascimento, não exclui que o Benfica seja campeão, porque não tem os aspectos negativos que me levariam a concluir isso. No entanto falta lhe indicadores de vitoria que o Jesualdo Ferreira possui, assim como possuía o Adriaanse aépoca passada e o Trappatoni há duas épocas.

anonimo, os jogadores do Porto, no seu conjunto, parecem-me ter a conjuntura mais forte e consistente para este final de temporada. Não que não sofram algumas quedas de produtividade, como alias se viu em Janeiro, e como aqui anunciámos em devido tempo, mas o benfica tambem as tem o que torna complicado ultrapassar os Portistas. Quanto à taça de Portugal, nao faç a minima ideia de quem a irá ganhar. É trabalho para jogo especifico.

12:48 da manhã  
Blogger mago said...

Pois galvão, um pouco off-topic, este mercado de inverno foi dos mais fracos que me lembre, pelo menos ao nível dos "3 grandes".

Já quanto à questão da conjuntura do plantel enquanto um todo fiquei esclarecido, obrigado.

10:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

è só para informar que hoje é um dia cheio de futebol em directo na tv.

Dêem uma olhadela no:

www.futebolnatv.blogspot.com

Está lá tudo...
abraços

12:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muito obrigada, pois tenho pena que seja o fcp a ganhar, mas desd que seja um justo vencedor nao me importo, pois eu gosto e de ver um bom futebol.

8:35 da tarde  
Blogger galvao99 said...

anonimo, nao é caso para dares o caso por encerrado.é a minha opiniao astrologica, que nem sempre está certa.

eu sou sportinguista, mas sinceramente tambem gosto é de ver bom futebol. abraço.

11:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tens bom gosto no clube, lol eu tambem o sou, mas sinceramente depois de ver as contrataçoes que o sporting fez ou seja 0, deixou me mesmo desiludido...

12:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home