quarta-feira, novembro 29

A lata deles...

Quando há 2 anos, depois de não ter ganho nenhum título e de uma época mediana quer nas competições da UEFA quer na liga Espanhola, Ronaldinho foi considerado melhor jogador do mundo pela FIFA, ninguem ouviu a imprensa de Barcelona queixar-se e muito poucas vozes se levantaram contra a atribuíção do galardão ao Brasileiro.
Não se lembraram que, em 2004, o FCP foi campeão da Europa de clubes e que a selecção Portuguesa alcançou a final do Europeu. Não se lembraram que nessas equipas jogavam, simultaneamente, jogadores como Deco, Carvalho ou Maniche.
Agora que, e depois de vários meses a exibibir-se a níveis de gosma pura, Ronaldinho marcou um grande golo, aproveitaram para fazer a comparação com Cannavaro, o vencedor do troféu France Football para melhor jogador do ano de 2006. No fundo, mostraram o que o Brasileiro consegue fazer como fantasista que é, e esperavam que o Italiano, defesa central de raíz, pudesse fazer o mesmo. Como não consegue, o título agora atribuído a Fábio é de lata, diz o "Sport", desportivo de Barcelona, e o atribuído em tempos a Ronaldinho é que é o verdadeiro, de ouro. A imprensa desportiva Espanhola sempre foi (e é) facciosa. Toda ela. mas comparar, por exemplo, jornais como "A Marca" com a imprensa de Barcelona é um crime de apreciação e um sintoma de desonestidade intelectual agravada.
A falta de respeito para com jogadores da qualidade de Fábio Cannavaro é a ultima atitude que marca a viragem dos canhões de guerra do inconsciente colectivo contra esta equipa de Barcelona. E quem antes queria ver caír Mourinho e seus milionários aos pés do Barça mais não pode fazer que virar casaca e aguardar pelo ajuste de contas com quem faz da soberba e da falta de respeito pelo valor alheio um modo de vida.