quinta-feira, janeiro 11

Mourinho e Jesualdo: pontos de contacto

1. Por muito estranho que possa parecer, as conjunturas actuais de jesualdo Ferreira e José Mourinho possuem vários pontos de contacto:
a) ambos possuem um potencial enorme para rescisão de contratos durante o próximo ano e meio (sobretudo Jesualdo Ferreira "tem tudo" para "estoirar uns 2 ou 3 contratos durante o próximo ano e meio a dois anos);
b) ambos se encontram no ponto mais alto das suas carreiras (conjuntura médio/longo prazo);
c) e ambos "sofrem" de um mesmo aspecto astrológico indicador de algumas derrotas e queda do ego (a grande diferença é que Mourinho "viveu" este período durante o ano de 2006, com epílogo e auge em Dezembro 2006, ao passo que Jesualdo só a partir de Março/Abril 2007 começará a sentir os efeitos de um carisma brilhante, mas nem sempre ligado com vitórias). De notar que em 2006 os resultados do Chelsea foram bastante fracos, inclusive durante a temporada transacta, com a equipa a perder pontos na Premier League para a concorrência entre Janeiro e Maio, e sendo eliminada, nesse período, da Taça de Inglaterra, Taça da Liga e Liga dos campeões.
2. A situação por que passa Ronaldo no Real Madrid representa o fim de um ciclo do futebol moderno. Zidane abandonou a alta competição e Figo prepara-se para saír para as Arábias, mas é o declinio de Ronaldo que confirma o fim de uma era.
3. E como no futebol as rescisões são mais que muitas aqui ficam mais dois atletas com potencial planetário elevado para rescindirem contrato com o seu actual clube, o Benfica, no final da presente temporada: Moreira e Mantorras.