quarta-feira, fevereiro 14

Simbolos

Quaresma e Cristiano Ronaldo, a pouco mais de um ano de expirarem os contratos que os ligavam ao Sporting, foram aconselhados pelo seu agente de então, José Veiga, a não renovarem, já que alguns grandes clubes Europeus os contratariam se fossem donos dos seus passes.
Quaresma e Cristiano fecharam a mão, levantaram-na bem alto, e espetaram o dedo. A carreira de Veiga enquanto agente de jogadores praticamente "fechou" nessa ocasião. E de pouco valeu que dirigentes de grandes clubes tivessem feito "demarches" no sentido de os atletas não renovarem.
Em entrevista a um jornal Espanhol, Sandro Rossel, à data executivo do F C Barcelona (sempre o Barcelona, que já tinha lesado o Sporting com Figo), conta que foi à Madeira e a casa de Cristiano Ronaldo, onde a mãe deste lhe terá servido bacalhau com batatas (aquele Tino de Rans tambem contava uma estória assim), para convencer o atleta e/ou os seus pais, para que não renovasse: daí a um ano estaria no Barcelona.
Debalde. Por palavras suas, conta Rossel, que o motivo da "nega" de Cristiano foi a de querer que o seu clube de formação fosse compensado financeiramente pela sua saída. A mesma razão que tanto Ronaldo quanto Quaresma haviam dado a José Veiga para não quererem saír em litigio com o Sporting.
No actos se vê aquilo que cada jogador quer a um clube. Quaresma joga no FCP porque o Sporting não exerceu o direito de opção que tinha para adquirir o seu passe, numa operação em tudo idêntica à de Simão, mas deu uma lição de honestidade a muito sportinguista que por aí anda e, sobretudo, um bom dinheiro para as finanças debilitadas de Alvalade. Cristiano Ronaldo não é só um grande jogador: no momento da verdade mostrou o seu carácter (um bom carácter) e a confiança que sempre teve no seu valor. Não precisou de "pisar" ninguem para fazer o seu caminho. E parece que não se está a dar mal.
Simbolos não se fazem de falta de memória nem de ódios desnecessários. Mas na formação de Alvalade esta ultima fornada mostrou gratidão, o que tambem é um sinal de que o departamento juvenil já consegue encontrar não apenas bons atletas. Figo e Futre para dirigentes do Sporting? Que tipo de exemplo seriam eles para os jovens do clube?

Etiquetas: , , , ,