segunda-feira, fevereiro 19

Resumo da semana

1. O Sporting mantem-se na sua fase baixa, mas vai dando sinais da retoma que há-de chegar. Por enquanto, e para a próxima jornada com o Aves e seguinte com o Leiria, o perigo de resultados aquem do esperado permanece.
A ajudar a isto, sucede uma nova sub-fase conjuntural de Liedson, com uma nova quebra de produtividade do avançado leonino, que terá inicio em finais de Fevereiro e se prolongará até, mais coisa menos coisa, meados/fins de Março. Existe algum desfazamento entre a conjuntura de Liedson e a da maior parte dos seus colegas, visto estes darem indicações fortes de melhoria conjuntural a partir de inicios/meados de Março, mas quer-me parecer que a partir de finais de Março este desfazamento deixa de existir.
Assim, jogadores como Polga, Caneira, Veloso, Ronny, Bueno e Nani, são os atletas com conjuntura mais perigosa para as próximas duas jornadas, com Liedson, progressivamente, a juntar-se-lhes. Mas é engraçado notar que são exactamente estes jogadores que, a partir da fase de Março já mencionada, vão levar o Sporting às cavalitas para o melhor período da época leonina.
Devo desde já suublinhar que isto não significa, automáticamente, uma vitória no Dragão a 17 Março, pois estamos a lidar com uma conjuntura de médio prazo e não com a conjuntura rápida do jogo especifico.
2. Jesualdo ganhou juízo ao colocar Fucile no seu onze e a equipa ganhou o jogo com facilidade. Os regressos de Quaresma e Anderson à equipa davam muito jeito ao treinador portista, mas com a conjuntura de final de temporada de Jesualdo, dificilmente o salvarão de contestação e de uma possivel saída do Dragão.
3. Em Espanha Cappelo escreveu um novo capítulo de maus resultados para o Madrid, mas a sua cabeça mantem-se a salvo, dado o apoio de Mijatovic ao Italiano. Como já aqui escrevemos, o final de época (ou mesmo antes) não deixa margem de manobra aos dirigentes Madrilenos: Cappelo "se marcha".
Na Catalunha é Rijkaard quem confirma a sua permanência em Barcelona para a próxima temporada. Astrológicamente as dificuldades de relacionamentos do técnico Holandês não terminaram, e muito menos terminou a ofensiva ao seu ego. O fim de ciclo dos Cules vai ser uma realidade, e Rijkaard confirma-o. Interessante a coincidencia de algumas configurações planetárias de Rijkaard e de Cappelo, inclusive no momento em que são despoletadas. Apenas uma nota para referir que o campeonato em Espanha só termina a 19 de Junho, algo muito importante para Rijkaard: ainda assim nessa altura já terá passado o pior para o excelente treinador do Barça. Mas, até lá, o risco de rescisão existe.

Etiquetas: , , ,