sexta-feira, novembro 27

Make haste, the light is fading

sexta-feira, novembro 20

SLB 2009/10: quebra em análise

A última semana de Novembro e as duas primeiras semanas de Dezembro 2009 são momentos em que se pode esperar pela primeira quebra do Benfica de Jorge Jesus. Não se pode falar de críse generalizada ou, sequer, prolongada, mas será então que o novel treinador benfiquista sentirá os primeiros focos de crítica.

De entre o plantel encarnado, alguns atletas de maior preponderância na equipa dão indicações de menor estabilidade.

Quim, Sidnei (que será títular enquanto Luísão não recuperar da cirurgia de que foi alvo), Javi Garcia e Ramires (se, entretanto, recuperar da lesão) são os portadores dos principais factores planetários a inclinar a balança para terreno negativo.
P.S: Daniel, de Carvalhal falaremos logo que nos seja possível. Mas, se se quiser comparar a conjuntura dele com a de Paulo bento, devemos concluír que o Sporting não saiu a perder, pelo menos no que concerne ao que resta da presente temporada (porque, e analisando a questão para temporadas futuras, Paulo Bento possui uma conjuntura bem mais profícua que Carvalhal).
Não era dificil que assim fosse. Complicado, complicado, é encontrar um substituto para Líedson.

quarta-feira, novembro 11



"Pensámos que conseguiríamos, com amor, mas às vezes o amor não basta."

sábado, novembro 7

SCP 2009/10: render da guarda

1. Paulo Bento sai 5 dias depois do balão da pressão planetária ter rebentado. faz sentido. Confessou ter decidido demitir-se a seguir ao jogo com o Maritimo.
2. Já se repetiu mil vezes por aí fora que não se resolve o problema do SCP só com a saída de PB. Pois não. A começar na generalizada falta de qualidade futebolistica do plantel e a acabar na péssima qualidade conjuntural-planetária do seu mais influente atleta para esta e para a próxima temporada. Para onde vai este Sporting é pergunta que engasga-bruxo, mas uma coisa é certa: longo é o caminho a percorrer para colocar este clube no caminho das vitórias.
3. Não há que entrar em pânico neste momento, indo de vassourada em vassourada em termos de jogadores do plantel, porque nem tudo é tão mau como parece neste momento. Mas, para já, há que começar a separar o trigo do joio. Para base, em termos planetários, sobram Carriço, Adrien, Moutinho, Matias Fernandez e Veloso (este último apenas razoável; uma venda não deslustraria).
O resto, e na sua maioria, está à experiência. Pereirinha e postiga mostram alguns aspectos evolutivos; Izmailov ainda tem de penar mais uns meses, mas intercala com configurações harmoniosas, com tendência a conseguir retirar-se dele algo de positivo; Angulo dá alguns sinais positivos para esta época mas fecha a loja a pique a partir de 2010/11; e Caneira, Polga e Abel melhoram em 2010/11.
4. Faltam, no entanto, verdadeiras conjunturas vencedoras. Trutas planetárias que ombreiem com os rivais. E, para isso, há que vasculhar o mercado, encontrando-se mesclas de qualidade futebolistica e qualidade conjuntural. Sem este "mix" não há nada para ninguem. E que melhor forma de começar, senão com um treinador desta medida?
5. A saída de Paulo Bento, com um conjuntura dificil para 2009/10, é uma ajuda preciosa ao reequilibrio da equipa. Mas perdura a substituição mais complicada de realizar: um jogador do calibre de Liedson não se substitui do pé para a mão.