FCP 2011/12
Muitas dúvidas, poucas certezas, para manter a coerência deste blog. Aqui ficam alguns dados.
- Vítor Pereira tem uma excelente conjuntura de base, mas estruturalmente tem períodos de críse. Uma delas está em vigor, durante as próximas 3 a 4 semanas, e apanha já o jogo da Champions com o APOEL. Se importa analisar o fim de temporada, encontramos, novamente, esta mesma fase repetida, com indicadores de críticas ferozes e de frustração. Não é bom sinal, mas fica por explicar aquela excelente conjuntura de base. Podia ser explicável se se mantivesse no comando técnico do clube em 2012/13 mas existem indicadores de quebra contratual em Maio 2012.
- O esqueleto do plantel portista está um pouco comprometido por conjunturas fundamentais de final de temporada que revelam desajustamentos: Álvaro Pereira, Guarin, Moutinho e Hulk, quatro títulares indiscutíveis (Guarin tem ganho o lugar), em desacelaração. Se considerarmos a clara dependencia deste Porto do rendimento de Moutinho e Hulk, e tendo em atenção a falta de alternativas a Álvaro Pereira (vamos esperar pelo Brasileiro que parece que chega em Janeiro 2012), não são brilhantes as perspectivas. Especialmente no caso de Hulk, é de esperar uma época abaixo do seu normal.
- Não temos perante nós um conjunto "reles" de conjunturas planetárias no Dragão. A questão é que SLB e SCP estão em crescendo e em condições de fazer frente ao dominador da nossa Liga. A nível de reforços os dois clubes de Lisboa estiveram melhor no defeso de 2011 (especialmente o SLB, mas disso falaremos noutro post).