segunda-feira, outubro 17

FCP 2011/12

Muitas dúvidas, poucas certezas, para manter a coerência deste blog. Aqui ficam alguns dados.


- Vítor Pereira tem uma excelente conjuntura de base, mas estruturalmente tem períodos de críse. Uma delas está em vigor, durante as próximas 3 a 4 semanas, e apanha já o jogo da Champions com o APOEL. Se importa analisar o fim de temporada, encontramos, novamente, esta mesma fase repetida, com indicadores de críticas ferozes e de frustração. Não é bom sinal, mas fica por explicar aquela excelente conjuntura de base. Podia ser explicável se se mantivesse no comando técnico do clube em 2012/13 mas existem indicadores de quebra contratual em Maio 2012.


- O esqueleto do plantel portista está um pouco comprometido por conjunturas fundamentais de final de temporada que revelam desajustamentos: Álvaro Pereira, Guarin, Moutinho e Hulk, quatro títulares indiscutíveis (Guarin tem ganho o lugar), em desacelaração. Se considerarmos a clara dependencia deste Porto do rendimento de Moutinho e Hulk, e tendo em atenção a falta de alternativas a Álvaro Pereira (vamos esperar pelo Brasileiro que parece que chega em Janeiro 2012), não são brilhantes as perspectivas. Especialmente no caso de Hulk, é de esperar uma época abaixo do seu normal.


- Não temos perante nós um conjunto "reles" de conjunturas planetárias no Dragão. A questão é que SLB e SCP estão em crescendo e em condições de fazer frente ao dominador da nossa Liga. A nível de reforços os dois clubes de Lisboa estiveram melhor no defeso de 2011 (especialmente o SLB, mas disso falaremos noutro post).

quinta-feira, outubro 6

Conjunturas de futuro - Nélson Oliveira (SLB) 8 Aug 1991 -

Há conjunturas que não enganam. Esta é uma delas. Se o talento futebolistico, que ficou à vista de todos no mundial Sub-20 que disputou, é notório, a ajuda das estrelas é signficativa de que não se trata de sol de pouca dura.


Como o Sol que rege o seu...Sol em Leão, e como o seu...Sol progredido que lhe traz alvíssaras e boa fortuna já para 2012.


Se a discussão é a de se Saviola fica ou sai, a opinião estelar é clara: um substituto de presente e futuro está já no clube.


Não sei quando é que o SLB começou a saber comprar jogadores, mas é um facto que esse "turning point" coincidiu com a chegada de Rui Costa ao clube (se ele terá algo a ver com esta melhoria, desconheço).


O que é, tambem, novidade é que da sua formação saiam jogadores com o potencial técnico, atlético e...conjuntural de Nélson Oliveira.


O período conjuntural a que nos referimos é anormalmente longo: 10 anos. Uma década, portanto. Mas trata-se de um jovem de 20 anos de idade e com um equilibrio conjuntural apreciável para esse período de tempo, de um modo geral.


Uma carreira a seguir com atenção.