domingo, fevereiro 20

Catrapumba I

Verdadeiramente esmagadora a vitória de Sócrates. Mea culpa da minha parte relativamente á maioria absoluta. Ossos do oficio para quem trabalha sem hora. Vamos ver como se desenrola o resto da previsão para este ano de 2005. E boa sorte para o PS, de alguem que os considera os verdadeiros responsáveis pelo estado desestruturante a que chegou Portugal. Se há eleições que ninguem merecia ganhar, eram estas.

segunda-feira, fevereiro 14

Os divórcios de Sócrates

Não tenho a hora de nascimento de José Sócrates. Por isso vou fazer o melhor possivel, e a mais não sou obrigado. Parte para estas eleições como o grande candidato (segundo as sondagens) a vencê-las, e a conseguir a ponte de equilibrios rumo á mudança de...rumo do país.

Talvez já se tenha apercebido da enormidade que terá perante ele. Mas não em toda a sua extensão. Com muito poucas possibilidades de conseguir uma maioria absoluta, o que, aliás, se confirma pelos aspectos astrológicos rápidos para a noite das eleições, e que indicam um estado mental mais reservado e deprimido do que se podia esperar de um vencedor, mesmo que com maioria relativa, será ao nivel das alianças (internas e externas ao PS) e do incremento da sua impopularidade (assente na condução de reformas fanáticas; a da co-incineração, por exemplo), que a porca torce mais o rabo.

Não é caso para ir a correr tomar cícuta, mas o estado de tensão de Sócrates é mais real do que aparente, e mais duradouro do que ele desejaria. E para saír como derrotado nestas eleições até lhe basta vencer apenas por maioria relativa, desperdiçando, aos olhos Socialistas, uma oportunidade histórica de dominar o Parlamento Português durante uma legislatura.

Vai conhecer o preço de necessitar de impôr a sua individualidade, ao mesmo tempo que procura encontrar compromissos com companheiros e adversários. Dificil. Muito dificil. Inimigos, alguns. Inimizades, tambem. A marca dos divórcios, bem presente, num individuo já divorciado, não deixa de ser engraçada, e que pode muito revelar-se em mais mánifs do que estaria a contar. Amigos que o eram e deixam de o ser. Ou a dura tarefa de separar a vida profissional da pessoal. E de fazer a triagem das verdades sólidas das ilusões allimentadas pelos ideais.

No fundo, são meses (sobretudo até finais de 2005) de potenciais rupturas, quando aquilo que se pretenderia era estabilidade e coesão para o País. Vai sentir na pele o que Santana sentiu durante estes meses, lançado ás feras sob uma chuva ácida de descontentamento generalizado, num país onde todos ralham e ninguem tem razão.

Vem cheio de gás para reformar Portugal, mas aos poucos aperceber-se-á que há coisas que não se mudam de um dia para o outro, especialmente em Portugal. Por culpa própria e alheia, tem a tarefa dificultada. Ajudem-me o homem!!!!

Zero 7 - Distractions

Fancy a big house
Some kids and a horse
I can not quite, but nearly
Guarantee, a divorce
I think that I love you
I think that I do
So go on mister, make Miss me Mrs you.

I love you, I love you, I love you, I do
I only make jokes to distract myself
From the truth, from the truth.

Fancy a fast car
A bag full of loot
I can nearly guarantee
You'll end up with the boot

I love you, I love you, I love you , I do
I only make jokes to distract myself
From the truth, from the truth.
I love you, I love you, I love you , I do
I only make jokes to distract myself
From the truth, from the truth.

domingo, fevereiro 6

Balancetes

1. Está feita a limpeza de balneário nas Antas. Da equipa campeã da Europa sobram poucos, e se calhar ainda saem mais alguns até ao inicio da próxima temporada. As trocas são positivas (astrológicamente), com Léo lima e Pitbull como cabeças de cartaz, e com a subida de rendimento de Bosingwa. O verdadeiro Luís "Fabuloso" Fabiano ainda está por mostrar , mas a partir de meados de março e até ao final da época, já vamos ter um cheirinho dele. Quanto a treinadores, que é disso que todos querem saber, a troca de Fernandez por Couceiro é extremamente positiva para o FCP. Pensei que Pinto da Costa estaria a apostar tudo nas próximas épocas, já que os ultimos meses desta se revelavam astrológicamente complicados para o Espanhol, mas perante tanta mordomia dos rivais PC vislumbrou que o Titulo era possivel. Com Couceiro as possibilidades do FCP ganhar o campeonato aumentam exponêncialmente. E tudo feito com precisão: primeiro fez a limpeza de balneário, injectando sangue novo no plantel, sem qualquer oposição de um treinador fragilizado pelos resultados. E depois troca de treinador (astrológicamente, Fernandez era o elo mais fraco da equipa), revertendo o quadro evolutivo que se adivinhava dificil, e transformando o FCP, novamente, no mais forte candidato ao titulo. Ganhe ou não o campeonato nacional de futebol, Pinto da Costa já venceu o campeonato de reforços de inverno.

2. Nuno Assis é, do ponto de vista planetário, uma boa contratação para o SLB. André Luiz tem tanto de positivo como de negativo, pelo que me abstenho de dar qualquer opinião sobre ele. Delibasic não me convence. Roger parece que não vai mesmo jogar pelo SLB, e já todos sabem a minha opinião sobre ele. Sokota idem. Há quem queira mas não possa. Há quem possa mas não queira. Há quem possa e queira, mas não saiba como. Bem gerida a situação de Pedro Mantorras, não o pressionando e dando tempo ao jogador para se reenquadrar fisicamente.

3. Ficou-se, o SCP, pela contratação de Mota. Sem deslumbrar, não deslustra, revelando aspectos de ambição sempre importantes para quem quer chegar, ver e vencer. Acontece que é no meio campo que a equipa irá ter mais problemas, com Custódio, Carlos Martins e Hugo Viana a terem uma certa tendência para descerem de produção, sem que existam alternativas á altura. Talvez a adaptação de Sá Pinto ao meio campo possa ser uma solução viável e produtiva. De qualquer forma é preciso não esquecer a conjuntura de Peseiro. Já desde há meses que tento descobrir a hora de nascimento do treinador do SCP e, apesar das várias promessas de ajuda que tive, continuo á mingua. Dos aspectos planetários á minha disposição, salta á vista um posicionamento indicador de diminuíção de apoios por parte da direção e/ou dos torcedores do clube; um outro indicador de incremento de inimizades e de impopularidade; e um outro revelador de oportunidades unicas. Contraditório, não é? O balancete parece-me negativo, ainda para mais quando comparo o quadro planetário dos treinadores dos 4 grandes do nosso futebol. Mas a hora de nascimento era uma ajuda gratificante.

4. Pacheco está mais equilibrado que Peseiro. Estável, por assim dizer. E com pedras importantes da equipa a regressarem a um bom nivel de jogo. Fary, JVP, Guga, William, são jogadores que Jaiminho poderá lançar na fase decisiva da época, com o peso da experiência deles a jogar a seu favor. Teve "azar" com a troca atempada de treinadores efectuada por Pinto da Costa, mas não é homem para se deixar atemorizar.

5. Uma curiosidade. O miolo do meio campo dos 3 grandes (SCP,SLB e FCP) são a área de jogo mais afectada nesta fase e na que resta do campeonato. Do SCP já falei. No SLB, Petit desde há algumas semanas que desce de produção, e ameaça permanecer nesse registo. E no FCP, o mais influente jogador, Maniche, encontra-se em queda livre já desde há alguns meses a esta parte. Com esta conjuntura, que contratações foram feitas no mercado de inverno? Pontas de lança. No Real Madrid fez-se o mesmo no inicio de temporada, com os resultados conhecidos. Na "Record 10" Mourinho diz que mais vale comprar aquilo de que se precisa, mesmo sem ter qualidade de top, que comprar qualidade de top, sem se tratar daquilo de que a equipa precisa. Isto faz-me lembrar os tempos em que a seleção nacional jogava sem ponta de lança, porque tinhamos centro campistas demasiado bons para ficarem no banco. Uma dúvida permaneceu comigo até hoje: por que não tiravam o guarda redes em vez do ponta de lança??? Ou o defesa direito?? Ou o treinador?? Ah ok, tiraram.