quarta-feira, agosto 17

José Mourinho: 2005/06 (26 Jan 1963 AD GC; 12:00:00 PM; Setubal)

2005/06 será a época mais dificil da sua curta carreira enquanto treinador principal de futebol. É a época em que tem a maior prova para ultrapassar. E essa, mais não é, do que vencer o seu egocentrismo, arma até aqui considerada como o grande trunfo para as vitórias alcançadas no passado recente.

Seria de esperar que, depois de na época passada se ter enfrentado em discussões estéreis com adversários, nesta amainasse um pouco a sua postura. Mas fica em cima da mesa a indicação astrológica de que os mind games, tão bem usados no passado a seu favor, e com todo o controle emocional (embora dando uma imagem diversa) estão para durar, embora com resultados não tão animadores.

Mourinho tornou-se um alvo fácil ao usar tantas vezes esses mind games. E agora não é de estranhar que tenha dezenas de snipers a apontar sobre si á espera do que quer que sirva para o atingir. Os ataques a que estará sujeito são de monta.

As dificuldades começam já na segunda metade de Agosto, e servem de aperitivo para grande parte da temporada, sobretudo os ultimos meses. Os exageros nos ataques que sobre si recaírão são proporcionais aos que produzir e produziu. Os primeiros sinais de frustração são dados nesse período, e o forte espirito de grupo que costuma conseguir criar nas suas equipas é outra das áreas a poder sofrer os primeiros rombos.

Resultados negativos são uma possibilidade a levar em conta, e bem sei que arriscar uma previsão destas para Mourinho é uma loucura. Mas as indicações astrológicas apontam nesse sentido em algumas fases da temporada, e este é um trabalho de análise astrológica. São os primeiros sinais, que podem ser confirmados por volta de finais de Setembro, de que as dificuldades do trabalho em equipa são cada vez maiores.

Durante os meses seguintes alguns desapontamentos são de esperar, e o seu estado de espirito estará mais cabisbaixo e abatido do que costume. São sinais de queda para um treinador que é, neste momento, considerado o melhor do mundo.

Como irá reagir Mourinho a desapontamentos e possiveis derrotas, logo ele que não está nada habituado a isso? As indicações astrológicas apontam para uma fuga em frente. “Touchy” será a palavra que melhor pode definir o seu estado de espirito para boa parte da temporada 2005/06, vendo o tapete a ser-lhe puxado debaixo dos pés e o seu iminente ego a caír, faltar-lhe-á o jogo de cintura para não responder aos ataques que sofrerá e á instabilidade do balneário Chelskiano.

Mourinho disse a temporada transacta que algum dia terá de perder. Mas saber disso intelectualmente está muito longe de ser o mesmo que senti-lo. É uma fase excelente para Mourinho relativizar o ego, pondo-o no seu lugar (ao serviço do todo). Mas as condições planetárias apontam para que não consiga evitar o estilo provocador e impulsivo que o tem caracterizado nas três ultimas temporadas. E assim, junta-se a fome com a vontade de comer. Mais do que em todas as outras, esta será uma época de muitas e ruídosas discussões, e de muitos ataques a, e de, Mourinho.

Pode falar-se, com razão, num final de ciclo para Mourinho. Não sei se será um final de ciclo no Chelsea. Existem indicações astrológicas a apontar esse desiderato como possivel, pois uma das aspectações planetárias indica que tentará lutar contra forças maiores do que as dele. Travar batalhas que não se podem vencer á partida. Mas é certamente um período em que as circunstâncias sofrerão uma mudança. As separações estão na ordem do dia e o péssimismo, sobretudo nos ultimos meses da temporada, deixará a sua marca.

Tanta guerra só pode ter como consequência o debilitar dos indices fisicos de Mourinho. Ainda que não sendo jogador, este decréscimo energético pode ter consequencias no seu rendimento enquanto treinador.

O ego tem de ir á vida, mas esse será um trabalho árduo para ele, que o tem gigantesco. Uma vez efectuado esse trabalho, Mourinho tornar-se-á uma pessoa muito mais liberta: ganhar não é tudo, nem o mais importante. É “só” isto que Mourinho tem de alcançar para se libertar, e conseguir ganhar alguma coisa esta época (hipótese que se mantem em aberto, apesar da sua conjuntura astrológica), ainda que acabe por saír do Chelsea. Uma coisa é certa: o dominio avassalador que as suas equipas imprimiram nas ultimas três temporadas já faz parte do passado.

Nota: esta previsão astrológica foi efectuada sem o conhecimento da hora de nascimento do nativo, o que diminui em cerca de 20% o seu grau de fiabilidade. Tratando-se de um trabalho de análise ao desempenho profissional, e só profissional, do treinador em questão para o período da época desportiva 2005/06, a avaliação á sua qualidade só pode ser delineada a partir do final desse período, através dum balanço geral dos acontecimentos e resultados.
Apesar de se tratar de um trabalho profissional, o autor não se responsabiliza por eventuais incorreções no mesmo.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ricardo como sabes acompanho o teu trabalho e a tua evolução ha ja algum tempo. Aprecio a tua discrição e profissionalismo. Falar de astrologia com objectividade, sobriedade, respeito e dedicação poucos conseguem. Tu és um deles.
És o MAIOR!

12:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E eu que andava a tentar tirar da cabeça que este ano não lhe ia correr tão "smooth"... Férias foram boaS? =P

5:46 da manhã  
Blogger galvao99 said...

Nili anonimo: depois dou te os €20.

Pipo: vao sendo, que isto da astrologia futebolistica parte me a cabeça. Aparece. Abraço.

6:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home